O que é Growth Marketing e por que é interessante adotá-lo em seu negócio
31 outubro, 2023Você já deve ter percebido que o termo “growth” vem sendo utilizado com bastante frequência no mundo dos negócios. E, diante dessa novidade, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto.
Então, se você quer saber tudo sobre esse tema, desde conceitos e estratégias até ações práticas, você está no lugar certo.
O que é Growth Marketing e quais os seus benefícios?
Growth Marketing é uma metodologia abrangente que busca o crescimento contínuo, saudável e lucrativo da empresa.
Esse crescimento é ancorado em uma ideia muito clara: executar estratégias escaláveis para aquisição e retenção constante de clientes.
É importante ressaltar que todo o processo é pensado para o longo prazo, pois é preciso melhorar constantemente ações e etapas, como funis, jornada de compra e uso dos recursos da organização.
Por se tratar de um um método holístico, diversas áreas vitais são envolvidas, como, por exemplo:
- Vendas
- Dados
- Marketing
- Tráfego pago
- Tecnologia
Quais são as etapas do Growth Marketing?
Saindo do conceito e entrando na prática, como todo método, é preciso seguir um passo a passo para que o resultado seja satisfatório.
A metodologia do Growth possui, basicamente, 4 etapas: análise de dados, priorização, execução e análise de resultados.
1. Coleta e análise de dados
O primeiro passo consiste em reunir dados e estudá-los. Foque em coletar informações qualitativas e quantitativas dos clientes, mas também da empresa.
Com esses insumos em mãos, é preciso analisá-los de forma minuciosa. Em seguida, o time terá insights e poderá detectar pontos de correção, melhorias e oportunidades.
2. Criação de hipóteses e priorização
Após o diagnóstico, a sua equipe poderá traçar um plano de ajustes, melhorias e aproveitamento de oportunidades.
Como você viu no tópico anterior, tudo parece subjetivo, mas agora é possível sugerir, de maneira prática, que tarefas serão realizadas.
A princípio, não há compromisso com as melhores ou piores suposições. É indicado que todos exponham suas sugestões.
Considerando o que foi apresentado, chega o momento de priorizar aquilo que faz mais sentido e seus possíveis impactos, filtrando as propostas mais interessantes.
Atenção: não abra um leque enorme de possibilidades e também não se limite demais. É bom que você tenha um número razoável de ações, até mesmo para compará-las e saber qual delas gerou mais resultados.
3. Execução
Finalmente, hora de pôr a mão na massa! Com as tarefas da etapa anterior planejadas, é o momento de colocá-las para rodar.
Aqui temos um período de total experimentação das ações consideradas como as melhores.
4. Análise de resultados
O processo funcionou? O que performou melhor? Quais os impactos? Os testes foram positivos? Aqui é onde a equipe terá as respostas sobre o plano de ação.
O trabalho não termina; afinal, ele é cíclico. Nessa etapa, é certo que surgirão novos insights.
O funil pirata no Marketing de Crescimento
Você provavelmente já conhece o famoso funil de vendas, dividido em topo (descoberta do problema), meio (busca pela resolução desse problema) e fundo (ação/tomada de decisão).
Levando em consideração a situação dos consumidores, eles são classificados como visitantes, leads, oportunidades e clientes.
No Growth, esse modelo sofre algumas modificações, e as etapas agora passam a ser: aquisição, ativação, retenção, receita e indicação.
Antes de saber detalhe por detalhe dessa estrutura, você pode estar se perguntando: por que há outro funil?
Lembra que abordamos, lá no início, que o Growth se preocupa com a aquisição e retenção contínua de clientes? No método convencional, de modo geral, não há uma grande preocupação com esse processo.
1. Aquisição
Instante em que o potencial consumidor entende que ele possui uma dor. A estratégia da marca é parecida com a do modelo tradicional: oferecer conteúdos relevantes, forms, textos, vídeos, chatbots e tudo o que faça esse consumidor se tornar um lead.
2. Ativação
Hora de fazer com que esse lead experimente, o quanto antes, o produto que adquiriu.
3. Retenção
Esse cliente, que comprou e experimentou, não será esquecido. Ele entrará numa série de esforços da marca para que continue utilizando o produto com uma frequência maior.
4. Receita
Diversas estratégias são exploradas a fim de aumentar a monetização do business. O relacionamento com o cliente não é descartado; pelo contrário: o cliente continuará recebendo notificações, mensagens e avisos, enquanto a equipe trabalha com cross selling, precificação, up selling e afins.
5. Indicação
Durante a tomada de decisão, receber um review de quem usou um determinado produto é bastante importante. Aqui o compartilhamento da experiência é levado muito a sério.
Os clientes retidos passam a ser instigados a levar o produto para mais pessoas. Para isso, certas táticas são bem-vindas, como premiações, por exemplo.
Quais as diferenças para o Growth Hacking?
Você já entendeu os conceitos e ações práticas de marketing de crescimento. Então agora descreveremos em que ele difere do Growth Hacking.
Enquanto o Growth Marketing é estruturado para o longo prazo, o Growth Hacking é um plano imediato, realizado a partir da criação rápida de hipóteses, testadas de maneira veloz.
Nele, a máxima de pensar fora da caixa é um pilar; afinal, é como encontrar uma “brecha” no processo de expansão para alcançá-lo em menos tempo. Tudo é muito experimental.
Ah, lembre-se: um não exclui o outro.
Como utilizar o Growth Marketing em uma empresa
Agora que destrinchamos tudo sobre essa abordagem de negócios tão difundida, chegamos a um ponto crucial: como adotá-la no dia a dia?
Antes de mais nada, essa área é recente, multidisciplinar e exige qualificação continuada. Dessa forma, é raro encontrar um profissional com um nível alto de senioridade.
Mas isso não impede você de começar com um time que poderá trazer números positivos em médio-longo prazo. Para isso:
- Busque consultorias; elas vão te ajudar a montar um squad
- Dê uma chance a estagiários e profissionais júnior
- Invista na formação desses profissionais com palestras, workshops, cursos e afins
E aí, curtiu esse post? Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários ou fale com a gente. Será um prazer ajudar você a entender melhor o funcionamento dessa poderosa ferramenta chamada Marketing de Crescimento.