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Marketing

O que é Growth Marketing e por que é interessante adotá-lo em seu negócio

31 outubro, 2023

Você já deve ter percebido que o termo “growth” vem sendo utilizado com bastante frequência no mundo dos negócios. E, diante dessa novidade, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto.

Então, se você quer saber tudo sobre esse tema, desde conceitos e estratégias até ações práticas, você está no lugar certo.

O que é Growth Marketing e quais os seus benefícios?

Growth Marketing é uma metodologia abrangente que busca o crescimento contínuo, saudável e lucrativo da empresa. 

Esse crescimento é ancorado em uma ideia muito clara: executar estratégias escaláveis para aquisição e retenção constante de clientes. 

É importante ressaltar que todo o processo é pensado para o longo prazo, pois é preciso melhorar constantemente ações e etapas, como funis, jornada de compra e uso dos recursos da organização.

Por se tratar de um um método holístico, diversas áreas vitais são envolvidas, como, por exemplo:

Quais são as etapas do Growth Marketing?

Saindo do conceito e entrando na prática, como todo método, é preciso seguir um passo a passo para que o resultado seja satisfatório. 

A metodologia do Growth possui, basicamente, 4 etapas: análise de dados, priorização, execução e análise de resultados.

1. Coleta e análise de dados

O primeiro passo consiste em reunir dados e estudá-los. Foque em coletar informações qualitativas e quantitativas dos clientes, mas também da empresa.

Com esses insumos em mãos, é preciso analisá-los de forma minuciosa. Em seguida, o time terá insights e poderá detectar pontos de correção, melhorias e oportunidades.

2. Criação de hipóteses e priorização

Após o diagnóstico, a sua equipe poderá traçar um plano de ajustes, melhorias e aproveitamento de oportunidades

Como você viu no tópico anterior, tudo parece subjetivo, mas agora é possível sugerir, de maneira prática, que tarefas serão realizadas.

A princípio, não há compromisso com as melhores ou piores suposições. É indicado que todos exponham suas sugestões. 

Considerando o que foi apresentado, chega o momento de priorizar aquilo que faz mais sentido e seus possíveis impactos, filtrando as propostas mais interessantes.

Atenção: não abra um leque enorme de possibilidades e também não se limite demais. É bom que você tenha um número razoável de ações, até mesmo para compará-las e saber qual delas gerou mais resultados.

3. Execução

Finalmente, hora de pôr a mão na massa! Com as tarefas da etapa anterior planejadas, é o momento de colocá-las para rodar. 

Aqui temos um período de total experimentação das ações consideradas como as melhores.

 4. Análise de resultados

O processo funcionou? O que performou melhor? Quais os impactos? Os testes foram positivos? Aqui é onde a equipe terá as respostas sobre o plano de ação.

O trabalho não termina; afinal, ele é cíclico. Nessa etapa, é certo que surgirão novos insights.

O funil pirata no Marketing de Crescimento

Você provavelmente já conhece o famoso funil de vendas, dividido em topo (descoberta do problema), meio (busca pela resolução desse problema) e fundo (ação/tomada de decisão). 

Levando em consideração a situação dos consumidores, eles são classificados como visitantes, leads, oportunidades e clientes. 

No Growth, esse modelo sofre algumas modificações, e as etapas agora passam a ser: aquisição, ativação, retenção, receita e indicação

Antes de saber detalhe por detalhe dessa estrutura, você pode estar se perguntando: por que há outro funil? 

Lembra que abordamos, lá no início, que o Growth se preocupa com a aquisição e retenção contínua de clientes? No método convencional, de modo geral, não há uma grande preocupação com esse processo.

1. Aquisição

Instante em que o potencial consumidor entende que ele possui uma dor. A estratégia da marca é parecida com a do modelo tradicional: oferecer conteúdos relevantes, forms, textos, vídeos, chatbots e tudo o que faça esse consumidor se tornar um lead.

2. Ativação

Hora de fazer com que esse lead experimente, o quanto antes, o produto que adquiriu.

3. Retenção

Esse cliente, que comprou e experimentou, não será esquecido. Ele entrará numa série de esforços da marca para que continue utilizando o produto com uma frequência maior.

4. Receita

Diversas estratégias são exploradas a fim de aumentar a monetização do business. O relacionamento com o cliente não é descartado; pelo contrário: o cliente continuará recebendo notificações, mensagens e avisos, enquanto a equipe trabalha com cross selling, precificação, up selling e afins.

5. Indicação

Durante a tomada de decisão, receber um review de quem usou um determinado produto é bastante importante. Aqui o compartilhamento da experiência é levado muito a sério. 

Os clientes retidos passam a ser instigados a levar o produto para mais pessoas. Para isso, certas táticas são bem-vindas, como premiações, por exemplo.

Quais as diferenças para o Growth Hacking?

Você já entendeu os conceitos e ações práticas de marketing de crescimento. Então agora descreveremos em que ele difere do Growth Hacking. 

Enquanto o Growth Marketing é estruturado para o longo prazo, o Growth Hacking é um plano imediato, realizado a partir da criação rápida de hipóteses, testadas de maneira veloz.

Nele, a máxima de pensar fora da caixa é um pilar; afinal, é como encontrar uma “brecha” no processo de expansão para alcançá-lo em menos tempo. Tudo é muito experimental.

Ah, lembre-se: um não exclui o outro.

Como utilizar o Growth Marketing em uma empresa

Agora que destrinchamos tudo sobre essa abordagem de negócios tão difundida, chegamos a um ponto crucial: como adotá-la no dia a dia? 

Antes de mais nada, essa área é recente, multidisciplinar e exige qualificação continuada. Dessa forma, é raro encontrar um profissional com um nível alto de senioridade.

Mas isso não impede você de começar com um time que poderá trazer números positivos em médio-longo prazo. Para isso:

  • Busque consultorias; elas vão te ajudar a montar um squad
  • Dê uma chance a estagiários e profissionais júnior
  • Invista na formação desses profissionais com palestras, workshops, cursos e afins

E aí, curtiu esse post? Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários ou fale com a gente. Será um prazer ajudar você a entender melhor o funcionamento dessa poderosa ferramenta chamada Marketing de Crescimento.

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