Monitoramento de marca: como aplicar na prática?
6 junho, 2019Se você está presente nas redes sociais, certamente sabe da importância em realizar o monitoramento da sua presença. Afinal de contas, estar presente nas redes sociais significa criar relacionamento, entender o seu cliente e interagir com ele.
Por isso, o monitoramento ajuda tanto. Com ele, conseguimos entender o que estão falando da empresa, assim como se o seu retorno e todo o seu trabalho de marketing está funcionando.
Mas você sabe como fazer um bom trabalho de monitoramento? Para você ficar expert no assunto, separamos algumas dicas abaixo. Acompanhe e transforme o monitoramento da sua empresa.
Tudo começa com um bom planejamento
Se você está pensando em fazer um bom monitoramento da sua marca nas redes sociais, então o primeiro e importante ponto que você precisa trabalhar é o planejamento.
É claro que você não precisa estar com mil e uma planilhas super detalhadas antes de começar a colocar a mão na massa. Afinal, as coisas na internet podem mudar a todo momento. Então, inicie o seu planejamento, defina suas metas, seus KPIs e o que você deseja saber ou pesquisar.
Mas lembre-se que exatamente por causa dessa volatilidade da internet, é preciso sempre contar com revisões e adaptações da estratégia para entender o que está acontecendo. Por isso, em seu planejamento preveja também bastantes testes para entender o que é melhor para o seu dia a dia.
Análise dos players
Se você quer analisar e monitorar o que está acontecendo com a sua marca nas redes sociais, então um ponto que você não pode deixar de fora é exatamente a sua concorrência.
É claro que não precisa monitorar todos os seus concorrentes diretos e indiretos. O ideal é elencar os seus três principais players e monitorar o que eles estão fazendo com a sua marca. Essa atividade, também chamada de benchmarking, pode ajudá-lo a identificar novas oportunidades bem como encontrar possíveis pontos que podem ser melhorados na sua própria estratégia.
Definir métricas nas redes sociais
Para trabalhar com o monitoramento, você precisa também escolher as métricas que você vai querer utilizar em seu trabalho antes de começá-lo, certo?
Anote algumas das métricas que você pode elencar:
- curtidas na sua página;
- curtidas em post;
- número de compartilhamentos;
- comentários no post;
- menções;
- desempenho de postagens de imagens e vídeos ou até mesmo de campanhas específicas.
Definir prazos
Trabalhar com monitoramento também significa conseguir planejar e colher frutos a curto, médio e longo prazos. É bom levar em consideração seis meses como curto prazo, enquanto um tempo superior a 12 meses já pode ser considerado a longo prazo.
Por exemplo, se você quer crescer a longo prazo, você precisa ter um caminho para chegar nesse objetivo. Então, lembre-se de elencar esses objetivos para chegar até lá.
Público-alvo
Entender sua buyer persona é essencial. Tanto para saber onde ela está, de que forma ela fala e como é o seu ambiente.
O monitoramento pode ajudar bastante a entender como você deve interagir com a sua persona e ainda mais: a torná-la cada vez mais específica. Por isso, neste momento não deixe de prestar atenção a quem é a sua persona de fato.
Canais de divulgação
Se você está online, durante o seu monitoramento, é claro que você precisa acompanhar o que está acontecendo nos canais que a sua empresa está inserida.
Mas além disso, também é bom estar de olho em outros canais que a sua persona já pode estar começando a utilizar. Afinal, a internet muda muito facilmente.
Monitoramento do seu site
Além de contar com redes sociais, você também deve ter um site ou um blog. Então, não esqueça de definir seus objetivos e entender o que você precisa monitorar e nesse ambiente.
Utilize o Planejador de Palavras-Chave, o SemRush, o Google Analytics, o Search Console. Com essas ferramentas, você também vai conseguir entender melhor como está indo o seu planejamento de marketing.
Como começar?
Se você já está pronto para começar, para ajudar no seu planejamento, anote alguns pontos importantes abaixo:
- analise as métricas de performance dos perfis corporativos;
- acompanhe as menções;
- faça a gestão dos comentários;
- controle e estude as mensagens enviadas;
- desenhe um panorama da situação;
- disponibilize o resultado para as suas equipes;
- utilize o monitoramento para a conseguir insights;
- faça uma revisão periódica do trabalho.
Viu como é importante monitorar a sua marca na internet?
Lembre-se que é preciso estar sempre atento às mudanças e peculiaridades da internet e boa sorte!