Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Marketing Social na prática

28 maio, 2020

Mais do que nunca, é hora de falar de marketing social. Você já ouviu falar nessa expressão? Então, essa é a hora!

Uma série de mudanças vêm impactando o mundo, a forma como vivemos e especialmente a forma como lidamos com os outros ao nosso redor. E como consequência disso tudo, a nossa forma de consumir está mudando radicalmente. Toda essa movimentação impacta diretamente no que chamamos de marketing social. 

Esse termo, que foi cunhado por Philip Kotler, refere-se a utilização dos princípios do marketing tradicional para promover causas sociais. Assim, é possível propagar tanto ideias e atitudes como também comportamentos socialmente conscientes, ou seja, pensamentos focados no coletivo.

Surge então, uma demanda que visa conquistar o consumidor e não apenas convencê-lo. Dessa forma, é necessário trazer informações úteis para o consumidor ao mesmo tempo em que se acompanha as suas jornadas diárias.

Conheça mais sobre o assunto e descubra novas possibilidades. 

Qual a definição de marketing social?

Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do marketing também poderiam ser aplicados para “vender” ideias, comportamentos e até mesmo atitudes. E essa transformação estava acontecendo ainda na década de 70.

Os principais temas relacionados ao marketing social circulam em torno de saúde pública, trabalho, transporte, moradia ou até mesmo educação. Assim, seu grande objetivo é atenuar os grandes problemas sociais. 

Podemos encontrá-lo facilmente em empresas do terceiro setor e também em órgãos públicos, que tentam envolver a população em uma causa social genuína. Já ouviu falar em “Doutores da Alegria”? Se a resposta foi sim, então, você já foi impactado por marketing social. Esta organização, criada há mais de 25 anos, utiliza a arte do palhaço para ajudar crianças e adolescente internados em hospitais públicos. 

Marketing social X Marketing comercial

É claro que você sabe que o marketing está intimamente interligado com a área empresarial. Então, vamos entender melhor quais são os limites entre o marketing social e o comercial?

Vimos que o mercado descobriu que dava para utilizar os preceitos do marketing tradicional para causas sociais, certo? E com isso, muitas empresas também começaram a perceber que poderiam utilizar essas causas para a sustentabilidade de seus negócios e adotaram causas sociais. 

Mas não basta apenas elencar uma causa e dizer que a apoia. Para que a empresa consiga fazer com que a sua mensagem chegue de fato aos corações do público, é necessário que esta mensagem seja genuína, ou seja, esteja presente em seu DNA. Assim, é possível enxergar autenticidade na marca!

Por isso, é preciso muito planejamento e trabalho duro. Afinal de contas, grandes causas precisam de engajamento e dedicação. 

Por que o marketing social é importante?

O marketing social se bem aplicado e utilizado pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. 

Para começar, podemos dizer que a conquista de clientes fiéis é uma consequência para empresas que sabem trabalhar o marketing social de forma primorosa. Uma vez que cria laços de identificação fortes. 

Colocando a mão na massa

Adotar o marketing social é uma boa estratégia para a sua empresa? Então anote as dicas abaixo e boa jornada!

Para começar, é preciso que você identifique os valores do seu público e também quais são os valores da sua empresa. Depois de fazer uma investigação e uma pesquisa elaborada, você vai conseguir entender como esses interesses conseguem caminhar juntos.

Agora que você já sabe quais valores são esses, então é hora de encontrar uma ou até mesmo mais causas sociais que estejam relacionadas aos seus valores. Faça uma pesquisa profunda, conheça as causas, entenda como elas se encaixam com seus valores e o que você pode fazer por elas. 

Com isso em mãos, você chegou na fase do planejamento. Ou seja, planejar a curto, médio e longo prazo a forma como a sua empresa vai ajudar essa causa. 

Causa escolhida. E agora?

Com certeza você já viu marcas mudando seus avatares nas redes sociais para apoiar uma causa, certo? Mas um segredo: o marketing social vai muito além disso!

Você vai precisar tanto de tempo, quanto equipe e recursos para desenvolver esse projeto. Com isso pronto, é hora de levantar o escopo do trabalho. Como você vai agir? Como sua empresa vai se posicionar? O que ela quer transmitir? 

Assim, além de uma boa pesquisa do seu público e da causa escolhida, também é bom realizar uma pesquisa de benchmarking e entender como o mercado anda se comportando. 

Não esqueça de estabelecer um projeto, conte com o planejamento, defina metas, objetivos e trace a campanha. E só então implemente. Mas uma coisa super importante: não esqueça de avaliar todo o trabalho e se manter em constante evolução. 

Se você se identificou com essas ideias, por que não começar a colocar tudo em prática? Boa jornada!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?