Entenda o que é Marketing Multinível e se vale a pena para o seu negócio
31 agosto, 2022Novas estratégias de marketing estão sempre surgindo, não é mesmo? Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing de Performance… Essas estratégias, além de auxiliarem indiretamente no processo de vendas, também ajudam as marcas a estabelecer um relacionamento com seus públicos e a cativá-los.
Assim como o marketing vem evoluindo rapidamente ao longo dos anos, o processo de vendas também se desenvolve a passos largos e, atualmente, existem diversas estratégias para auxiliar na realização de vendas diretas. Entre elas, uma que está bastante em voga é o Marketing Multinível. Você já ouviu falar sobre ele?
O Marketing Multinível é uma metodologia de vendas em que indivíduos comercializam produtos ou serviços em um formato de rede de revendedores. Há um certo preconceito em torno desta prática, pois quem não sabe bem como ela funciona tende a confundi-la com um sistema de pirâmide, que consiste basicamente no recrutamento de pessoas “em cadeia”, bem diferente do Marketing Multinível.
Quer entender como funciona o Marketing Multinível, seus benefícios, as diferenças entre ele e os esquemas de pirâmide e saber se vale a pena incluí-lo em seu negócio? Acompanhe este texto até o final e descubra!
O que é Marketing Multinível
Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de Rede, é um modelo de vendas onde o revendedor mantém contato direto com o cliente para comercializar produtos ou serviços. O revendedor trabalha por conta própria e recruta outros revendedores, criando uma rede em que ele ganha uma participação nos lucros obtidos por ele mesmo e por seus revendedores.
Este modelo de negócio foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg, e revelou-se uma evolução das tradicionais vendas diretas da Unilevel, onde os ganhos eram individuais e por comissão. O Marketing Multinível, além de gerar vendas, atrai novos revendedores para uma empresa.
Ele também pode ser comparado com uma oportunidade de promoção: um vendedor torna-se subgerente e, consequentemente, um gerente de vendas; dessa forma, ele amplia seus ganhos. Alguns exemplos de empresas que trabalham com Marketing Multinível são Mary Kay, Avon, Hinode e Herbalife, entre outras.
Como funciona o Marketing Multinível?
Lembra da técnica de vendas “de porta em porta” do marketing tradicional? As empresas que investem no Marketing Multinível estimulam vendedores a formarem uma rede de outros profissionais de vendas para que eles comercializem seus produtos ou serviços diretamente para os clientes, como funcionavam as vendas “de porta em porta”.
Cada vendedor, portanto, atua como um distribuidor da empresa: ele monta sua rede de distribuidores e ganha comissões das próprias vendas e também das vendas de sua equipe (vendedores recrutados por ele), trabalhando de forma independente, mas com a obrigação de repassar os lucros para a empresa e para a equipe de vendedores.
As vantagens de adotar o Marketing Multinível
Este modelo de negócio oferece diversas vantagens. Apresentamos algumas delas:
Autonomia de trabalho
Uma das principais vantagens que o Marketing Multinível proporciona é a autonomia. O vendedor tem flexibilidade para trabalhar da forma que quiser, escolhendo, por exemplo, seus dias e horários de trabalho, o que comercializar e o tipo de público que pretende cativar. Fechar boas vendas e obter lucros dependerá, basicamente, da sua produtividade e do seu esforço.
Suporte de grandes empresas do mercado
Diversos negócios consolidados fazem uso do Marketing Multinível atualmente. Ao trabalhar em conjunto com as marcas, o vendedor tem, por exemplo, acesso a planos de comissão bem definidos, premiações, treinamentos etc., mas ele também deve estabelecer um compromisso com os revendedores, entre outros pontos relevantes desse modelo.
Escalabilidade de ganhos
Outro grande benefício do Marketing Multinível é a escalabilidade de ganhos, uma vez que, a cada novo vendedor recrutado, os ganhos são amplificados. Além disso, um novo vendedor pode, no futuro, recrutar sua própria rede de vendedores e, assim, os níveis de venda vão se fortalecendo mutuamente.
É importante frisar que a maioria das empresas que trabalham com Marketing Multinível limita os ganhos de um líder após uma certa quantidade de níveis multiplicados. O objetivo é manter os ganhos baseados nas vendas diretas e não fazer com que eles venham somente de vendedores novos recrutados.
E quais são as desvantagens?
O Marketing Multinível também traz desvantagens em seu modelo de negócio. Conheça algumas delas:
Investimento inicial elevado
Geralmente os vendedores precisam adquirir um kit inicial por conta própria para começar as vendas no Marketing Multinível, e o valor desse kit costuma ser elevado. Além disso, o produto ou serviço a ser trabalhado pode pertencer a um segmento mais difícil de vendas. Para quem não está acostumado a esse tipo de tática, o investimento inicial pode ser arriscado. É preciso avaliar bem.
A formação da rede de vendedores pode ser demorada
A grande vantagem do Marketing Multinível é a possibilidade de aumentar os lucros com a criação de uma rede de vendedores própria, além das vendas diretas. Mas a formação dessa equipe não acontece de forma rápida. Experiência e sorte contam bastante, e é importante ter em mente que o retorno será a longo prazo.
Diferenças entre Marketing Multinível e esquema de pirâmide
Se você já ouviu falar sobre o esquema de vendas de pirâmide, deve estar achando esse modelo similar ao conceito do Marketing Multinível. Isso porque uma parte do lucro do vendedor é gerada por meio da produtividade dos revendedores recrutados por ele. Mas as semelhanças param por aí.
As pirâmides de vendas, além de serem ilegais no Brasil, têm foco apenas no recrutamento de pessoas para participarem do seu fluxo. Não há comercialização de produtos ou serviços e elas possuem prazo de validade, pois sempre chega o momento em que a base não consegue mais recrutar pessoas. Este modelo também não oferece treinamento para os vendedores, e seus processos são descontinuados com o tempo.
Já no Marketing Multinível, os vendedores conseguem se manter e continuar gerando vendas, mesmo sem o recrutamento de outros vendedores. O importante é realizar vendas diretas para obter lucros através de comissões. Uma dica para identificar de forma mais clara os dois modelos de negócio e não acabar entrando em um esquema de pirâmide – que repetimos: é ilegal – é consultar o site da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD).
Empresas que praticam o Marketing Multinível no Brasil
Há muitas empresas no Brasil que trabalham com esse modelo de negócio. Elas cresceram bastante com o Marketing Multinível e hoje fazem muito sucesso. Você, certamente, já ouviu falar de várias delas:
– Amway
– Avon
– Jequiti
– Mary Kay
– Hinode
– Eudora
O esforço vale a pena?
Uma pergunta comum, pois, como falamos, há vantagens e desvantagens nesse sistema. É preciso que os vendedores se empenhem e se esforcem para alcançar boas vendas dos produtos ou serviços da empresa parceira. Tempo, habilidade e experiência em vender por conta própria são fundamentais.
Mas, certamente, o Marketing Multinível pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro ou, para quem já possui um emprego formal, obter uma renda extra. E de uma maneira bastante vantajosa para os vendedores, pois as empresas que aderem ao Marketing Multinível dão todo o suporte necessário a eles.
Já para as empresas, o Marketing Multinível é uma forma de crescer e ter mais distribuidores, contando com uma boa economia de gastos e redução de custos com a contratação de funcionários, pois são os próprios vendedores que recrutam outros vendedores para suas equipes de vendas.
Agora que você já sabe o que é o Marketing Multinível, como funciona, suas vantagens e desvantagens, as diferenças entre ele e o esquema ilegal de pirâmide de vendas e exemplos de empresas que atuam com este modelo, que tal avaliar se ele pode ser vantajoso para o seu negócio ou para você próprio? Precisa de ajuda para isso? Estamos à sua disposição!