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Endomarketing: por que adotar, benefícios e tendências para 2025

10 dezembro, 2024

A Gallup, empresa focada em pesquisa de opinião dos Estados Unidos, apresentou uma série de dados em uma apuração que tinha como foco avaliar a relação entre as empresas e seus colaboradores. 

Muitos números chamaram bastante atenção, mas um deles é muito instigante: organizações que possuem times engajados são 22% mais lucrativas que as concorrentes com times pouco engajados.

Adotar ações de endomarketing para tornar a equipe feliz e comprometida é visto por muitos donos de negócios como uma tarefa muito custosa, principalmente por uma ideia que logo vem à mente: gastar recursos! Mas não é bem assim; isso pode ser mais viável do que se imagina.

Pelo dado que apresentamos acima e por outros que ainda traremos nos parágrafos seguintes, dedicar esforços para cuidar do time não é um gasto, mas um investimento que pode, além de trazer mais lucro, manter e atrair talentos em um mercado que compete de forma acirrada por profissionais de alto nível. 

Neste texto vamos te mostrar como o endomarketing pode tornar o ambiente de trabalho saudável, lucrativo e amigável para os funcionários através de diversas iniciativas que você pode implementar na sua empresa. 

Benefícios do endomarketing

Estamos na era do customer experience! Muitas empresas entenderam esse conceito e como ele é poderoso; inclusive já estão colocando as ações dessa estratégia em prática, mas há uma experiência, anterior à do cliente, que também merece muito cuidado: a experiência do funcionário. 

Pelo menos, é assim que pensa o empresário britânico Richard Branson, fundador do Grupo Virgin. Segundo ele, os funcionários vêm em primeiro lugar. Afinal, se você cuidar deles, eles cuidarão dos clientes.

Essa lógica faz bastante sentido, pois integrantes motivados, valorizados e reconhecidos apresentam performance que faz muita diferença nas finanças da organização. 

A Qualtrics, outra empresa americana focada em gestão de experiência apurou que empresas que promovem um bom ambiente de trabalho alcançam um aumento de 10% nas avaliações de clientes e aumento de 20% nas vendas.

Nesse cenário, o boost das vendas é só um dos vários benefícios possíveis de alcançar com o endomarketing. Além desse, temos ainda:

  • Menos rotatividade: funcionários engajados são 87% menos propensos a trocar de empresa segundo a Qualtrics. Na mesma linha, a Clevry mostra que times motivados demonstram uma taxa 24% menor nesse índice.
  • Mais produtividade: organizações com times engajados apresentam 17% a mais na produtividade, além de experimentarem 41% a menos de absenteísmo (Gallup).
  • Maior alinhamento no trabalho: manter times em uníssono, principalmente em negócios com muitos funcionários, é uma tarefa difícil. Porém, destinar esforços de comunicação interna é capaz de estabelecer uma cultura sólida entre todos.
  • Chamar a atenção de profissionais: promover um bom ambiente pode ser um diferencial na hora da contratação. Além de oferecer bons salários, é importante atentar-se ao dia a dia positivo. Afinal, homens e mulheres, 55% e 56% respectivamente, colocam a saúde e o bem-estar acima de suas funções profissionais, de acordo com Work Trend Index da Microsoft em 2022.

Como adotar o endomarketing na minha empresa?

De uma forma bem geral, o endomarketing (ou marketing interno) visa estabelecer cada vez mais uma relação de confiança e proximidade com o funcionário. Portanto, diversas atividades nesse sentido são bem-vindas, como por exemplo:

  • Promover uma cultura na empresa

Tenha bem definidos valores, objetivos, crenças, regras e posicionamentos. Isso mostrará ao colaborador que a empresa não é apenas uma estrutura com equipamentos para onde o time vai todos os dias desempenhar suas funções. Esse conjunto de elementos podem reforçar uma mentalidade, trazer o senso de pertencimento e gerar orgulho. 

  • Ouvir constantentemente

Mantenha uma rotina de feedback bilateral para que o funcionário saiba o que melhorar e o que manter, mas tenha o espaço para que ele possa expor o que lhe frustra, o que vê de positivo e o que pode melhorar.

  • Enaltecer as equipes

Enquanto muitas conversas devem ser em particular, há uma coisa que merece ser pública: o elogio! Aproveite as oportunidades para elogiar publicamente os integrantes do grupo e mostrar as conquistas deles. Isso vale tanto internamente (para toda a organização) como para as conversas com os clientes e eventos oportunos. 

  • Criar um plano de gratificações

A palavra meta traz sentimentos ruins para muitos colaboradores, mas ela pode ser transformada em algo positivo! Crie um programa com metas claras e possíveis para que os funcionários saibam exatamente o que fazer para alcançá-las e, claro, premie aqueles que as conseguiram com bônus interessantes e que motivem a busca contínua por novas metas. 

  • Ter um projeto de crescimento e valorização

O salário é apenas um dos diversos atrativos para contratar e manter um colaborador. Muitos buscam ambientes que promovam melhoria constante e oportunidade de desenvolvimento. Sendo assim, crie mecanismos para que os funcionários cresçam pessoal e profissionalmente na empresa – cursos, palestras, livros, viagens e convênios podem ser explorados. 

  • Aproveitar datas comemorativas

Tenha datas estratégicas mapeadas para realizar eventos que façam sentido com o seu público interno. Por exemplo, os meses de conscientização como Janeiro Branco, Outubro Rosa e Novembro Azul podem ser aproveitados. Distribua brindes que lembrem dos principais esforços de cada campanha, promova bate-papos, chame palestrantes e seja flexível para que os colaboradores façam os seus exames.

Tendências de endomarketing para 2025

  • Inteligência Artificial

Claro que essa tecnologia não ficaria de fora. Sendo uma trend em diversas frentes, o uso das IAs pode dar um up na automação dos processos dos colaboradores, deixando o trabalho mais satisfatório, fluído e menos estressante. 

Na cultura dos feedbacks, a ferramenta também pode ser importante, ajudando os líderes na personalização do envio de mensagens e análises do que foi conversado. 

Ainda é possível criar um grande banco de dados para identificar tendências e adotar ações que beneficiem a todos no ambiente de trabalho. 

  • Saúde mental 

De acordo com dados da OMS de 2023, o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo! Portanto, como parte integrante do dia das pessoas, o ambiente laboral deve ser saudável. 

Dessa forma, é superimportante que algumas decisões sejam tomadas para o cuidado, não só da ansiedade, mas também de outros problemas como o burnout.

  • Comunicação integrada

Por mais que muitas empresas tenham adotado o retorno ao escritório com o presencial ou o modelo híbrido, o trabalho remoto não foi descartado. 

Para muitas funções, esse modelo continua sendo bastante utilizado. Isso posto, com a mescla entre o presencial, o híbrido e o remoto, ter uma comunicação efetiva é crucial para manter todos alinhados e integrados.

Cases de endomarketing

Bom, agora que você já viu alguns benefícios consideráveis, várias ações que você pode tomar e as principais tendências, aqui vão alguns cases que podem te ajudar a pensar em atividades bacanas de marketing interno!

Golden Cross: a empresa que opera planos de saúde premia seus melhores vendedores com planos de saltar os olhos: compra e reforma da casa própria, eletrodomésticos e artigos para a residência.

iFood: para seguir uma ideia que praticamente virou tendência, a empresa presenteia seus novos colaboradores com um kit de boas-vindas, o qual traz itens personalizados da marca e que rapidamente vira post no LinkedIn

Coca-Cola: durante as Olimpíadas de 2016, a marca teve a iniciativa de promover espaços temáticos e lúdicos para aproximar os colaboradores. Além disso, a marca ainda levou atletas para um papo interativo com a galera.

E aí, pronto para começar ou ampliar o endomarketing na sua empresa? Para ficar por dentro de novos tópicos, assine nossa newsletter e leia os próximos textos assim que eles forem publicados. 

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