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Negócios

Endomarketing: a importância de uma comunicação interna

8 outubro, 2020

Já ouviu falar em Endomarketing? Essa é uma estratégia de muitas empresas que entendem e acreditam que um de seus ativos mais importantes são seus colaboradores.

Afinal de contas, tão importante quanto atrair clientes fiéis para o seu negócio é ter certeza de que o seu colaborador tem as habilidades necessárias para ajudar sua empresa a crescer e está alinhado com os propósitos dela, certo?

Se você quer entender mais sobre o Endomarketing e porque ele é tão importante para o seu negócio, acompanhe este post!

O que é o Endomarketing e por que ele é importante?

O Endomarketing é um conjunto de ações internas, voltadas para trabalhar a relação da empresa com seus colaboradores.


Se você já se deparou com empresas que não se esforçam para garantir uma boa comunicação com os funcionários, deve ter percebido que a taxa de insatisfação e de turnover, ou seja, de rotatividade da empresa é bem grande.

A seguir, explicamos porque investir no Endomarketing é essencial para as empresas que querem continuar crescendo e investindo de dentro para fora.

Aumento da produtividade

Sabia que o Endomarketing é capaz de elevar os níveis de produtividade? Colaboradores engajados e alinhados com os valores da empresa tendem a performar melhor, oferecer soluções adequadas e colaborar mais com os colegas de equipe.

Com a melhora na produtividade, seu negócio tende a crescer de forma cada vez melhor e mais bem estruturada.

Diminuição da rotatividade de colaboradores

Diversos são os motivos pelos quais os colaboradores saem da empresa: busca de oportunidades melhores, salários maiores, gestão ineficiente, falta de clareza quanto a crescer na empresa etc.

Qualquer gestor sabe o quanto é ruim e custoso para a empresa perder colaboradores. São despesas com salário, benefícios, recrutamento e mesmo o tempo de integração do colaborador com outros colegas de equipe que acabam se perdendo quando um colaborador se desliga.

A melhora nas ações internas de comunicação e a criação de estratégias de Endomarketing podem melhorar o relacionamento do colaborador com a empresa, gerar mais confiabilidade e, portanto, reduzir drasticamente a rotatividade dentro do seu negócio.

Funcionários mais motivados

Como você já entendeu, o Endomarketing trabalha a relação da empresa com o colaborador, buscando construir uma imagem positiva e receptiva. No entanto, o Endomarketing só faz um bom efeito quando há uma cultura organizacional dirigida para o bem-estar de todos.

O colaborador se sente valorizado e mais motivado em uma empresa que leva a sério a qualidade do seu trabalho e da sua saúde emocional.

Melhora o clima organizacional

É fácil entender porque o Endomarketing é capaz de melhorar o clima organizacional, não é? Um ambiente com pessoas motivadas, engajadas e focadas no propósito da empresa gera um clima mais colaborativo.

Por isso, o Endomarketing exerce uma função importante ao transformar colaboradores satisfeitos em verdadeiros embaixadores da sua marca.

Principais tipos de ações de Endomarketing

É bem legal entender todas vantagens de investir no Endomarketing, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Mas, e agora? Como escolher as melhores ações de Endomarketing para colocar em prática na sua empresa? A seguir, selecionamos as principais que você deve levar em consideração. Acompanhe!

Iniciativas de integração

Como é a relação entre seus colaboradores? É importante observar e estimular sempre que haja uma relação de companheirismo, ajudando a criar laços e melhorar o sentimento de pertencimento a algo maior.

Invista em iniciativas de integração que gerem esse sentimento de parceria entre eles! Algumas das mais comuns são, por exemplo, os happy hours e festas de final de ano, que é um momento em que os colaboradores podem ter interações mais descontraídas.

Pesquisas de satisfação

Você sabe se seus colaboradores estão satisfeitos ou insatisfeitos? A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta de Endomarketing para medir o nível de contentamento do seu colaborador.

Além disso, é interessante garantir o anonimato da pesquisa, deixando o funcionário mais confortável para responder com honestidade como se sente em relação ao clima organizacional.

Lembre-se: se você está realizando uma pesquisa de satisfação, é obrigatório levar em consideração tudo o que for apontado e propor um plano de ação para corrigir os erros e dar continuidade aos acertos. Caso contrário, ela pode não surtir o efeito desejado.

Estabeleça um plano de carreira

Seu colaborador precisa entender que tem chances de crescer dentro da empresa e o plano de carreira é uma ótima maneira de deixar isso claro.

O plano de carreira não precisa ser altamente complexo logo que for criado. Pense em como deixar claro para seus atuais colaboradores que eles podem alcançar cargos melhores quanto mais se dedicarem.

Na hora de contratar novos colaboradores, lembre-se também de expor as possibilidades de crescimento deles na empresa.

Ofereça cursos e palestras

Essas são duas ótimas ações de Endomarketing para você colocar em prática agora. Os cursos são excelentes fontes de capacitação para que seu colaborador se torne cada vez mais preparado para os desafios da empresa e eles se sentem bem em expandir suas qualificações.

As palestras também são uma ótima fonte de conhecimento e estimulam os colaboradores a serem mais participativos em eventos da empresa.

Bonificações e prêmios

Faça o reconhecimento dos funcionários através de bonificações para aqueles que apresentam ótimo desempenho. Também é possível estimular uma competição saudável entre eles ao estabelecer prêmios a cada meta batida.

Sabendo que, quanto melhores os resultados, melhores os prêmios e bonificações, os colaboradores ficam cada vez mais encorajados a bater metas mais ousadas, contribuindo para o crescimento da empresa.

Já deu para entender o quanto o Endomarketing é relevante para o seu negócio, não importando o segmento dele, não é? Garantir a satisfação do seu colaborador acaba sendo tão importante garantir a segurança dos seus clientes, que também podem ser embaixadores poderosos da sua marca.

Acima de tudo, saiba como criar um bom relacionamento com seu colaborador e corrigir possíveis gaps de comunicação entre ele e a empresa.



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