Conheça as diferenças entre a comunicação B2B e B2C
11 abril, 2019Para se comunicar, planejar estratégias de marketing ou até mesmo criar um plano de inbound marketing para uma empresa, é preciso ter em mente a definição do público-alvo e os objetivos do seu negócio.
Desta forma, é preciso analisar qual tipo de comunicação sua empresa irá adotar: B2B ou B2C? Se você ficou em dúvida quanto às siglas, nós vamos esclarecer para você.
Qual a diferença entre B2B e B2C?
A comunicação B2B, ou seja, Business to Business, é quando empresas fazem negócios com outras empresas. Já a B2C, traduzida para Business to Consumer, é quando uma empresa vende diretamente para o consumidor final.
É muito importante conhecer as diferenças entre essas estratégias para poder se comunicar adequadamente com a sua persona criada, pois cada um possui formas de atendimento, estratégias e planos de marketing diferenciados. Esses dois tipos de modelo podem ser operados por uma mesma empresa, desde de que ambos adotem diferentes abordagens e formas de comunicação com o cliente.
Se analisarmos por outra perspectiva, o marketing B2B destina-se a executivos e influenciadores de empresas, enquanto o B2C busca atingir os consumidores finais a fim de torná-los clientes fiéis à marca. Quer ficar por dentro de todas as dicas e diferenças desses dois universos? Então continue acompanhando o nosso post!
Como é o comportamento do consumidor?
Como já citado anteriormente, os dois tipos de comunicação possuem públicos-alvo diferentes, portanto, possuem comportamentos distintos também. Vamos às diferenças?
B2B (Business to Business)
As compras realizadas através de pessoa jurídica, ou seja, pelas empresas, são de caráter racional. Aqui o foco está em reduzir custos, gerar lucro e aumentar a produção, por exemplo. Diferente do B2C, um gestor não irá adquirir um produto ou serviço por achar que ele é o “mais bonito” para aquele momento.
Nesse caso, é bem comum o uso de dados e informações que ajudem na tomada de decisão, já que o perfil corporativo tem uma necessidade maior de provar conceitos e custo benefício. Enquanto os consumidores finais do B2C são levados pela emoção e desejo, as empresas estão empenhadas em fazer todas as análises possíveis para a garantia de seus negócios.
B2C (Business to Consumer)
A comunicação B2C é voltada para a massa e tem como objetivo entender as necessidades básicas e desejos do público. Não é à toa que grande parte das suas campanhas são focadas em marketing de relacionamento e conversão de vendas através de ações promocionais.
No B2C já existe uma demanda latente, logo, seu dever é estimular o consumidor através de campanhas que trabalhem o lado emocional de suas vontades.
Como trabalhar os dois tipos de clientes?
As maneiras utilizadas para colocar o B2B ou o B2C em prática podem até ser iguais, através do uso de redes sociais, e-commerces, blogs e e-mail marketing, porém a diferença estará na forma como será feita o uso desses meios de comunicação.
Para B2B (Business to Business)
Nesse nicho a dica é construir confiança com o cliente. Como geralmente as compras são feitas em escala maior, esse acaba sendo um fator decisivo na comunicação.
Com jornadas de compra mais longas, o B2B requer foco na geração, segmentação e nutrição dos leads, através de uma educação do mercado, a fim de gerar vendas a médio e longo prazo.
Ao falarmos de planejamento de mídias sociais, o indicado nas publicações é uma linguagem mais formal e técnica, já que devemos estar focados em gerar um relacionamento entre empresas.
Sabendo da importância das redes sociais em uma comunicação B2B, é preciso analisar em quais delas pode-se agir. É claro que, primeiramente, deve-se identificar onde o seu público-alvo se encontra para poder criar conteúdo de qualidade voltado para ele.
As redes sociais mais utilizadas para fazer marketing B2B são o LinkedIn, rede social mais profissional do mercado, o Facebook, que também conta com conteúdo para negócios, e o Twitter, que pode ser usado para atualizações de notícias em tempo real sobre o mundo.
Além dessas, existem outras que podem ser utilizadas para empresas que trabalham com B2B, como o YouTube, o Instagram e o TikTok. Mas a utilização de cada rede social para esse tipo de marketing deve ser analisada cuidadosamente.
B2C (Business to Consumer)
Na comunicação B2C, a emoção é um fator determinante na tomada de decisão. Desta forma, devemos sempre priorizar o relacionamento com os clientes finais. Busque ações que trabalhem o emocional do cliente. Empresas como o Boticário e Itaú, por exemplo, sabem exatamente como utilizar dessa tática.
Promoções, descontos, cartões fidelidade e outras alternativas também são ótimas maneiras de se aproximar do consumidor. Invista no marketing de redes sociais através de posts que engajem o seu público-alvo e esteja sempre disposto a interagir e a sanar as dúvidas que surgirem.
Agora você já conhece as diferenças entre esses dois tipos de comunicação e sabe que é possível trabalhar ambas em uma mesma empresa, então, que tal aprender um pouco mais sobre formas de anunciar a sua empresa?