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Marketing

Como utilizar podcasts em suas estratégias de marketing

25 julho, 2023

Os podcasts têm se tornado uma das formas mais populares de consumo de conteúdo nos últimos anos. Segundo estimativas, no Brasil, mais de 34 milhões de pessoas consomem esse tipo de conteúdo. O impacto desse meio de comunicação no marketing é inegável, com milhões de ouvintes ao redor do mundo. Os podcasts oferecem às marcas uma oportunidade única de alcançar um público altamente engajado de maneira mais pessoal e autêntica. Neste post, vamos explorar a importância dos podcasts no marketing e descobrir como as marcas podem aproveitar esse canal para impulsionar sua visibilidade e alcançar resultados significativos.

Quais os benefícios dos conteúdos em áudio?

Investir na criação de conteúdo em áudio pode trazer muitos benefícios para um negócio, tornando-o eficaz para a comunicação com o seu público. A crescente preferência por esse formato é atribuída a diversos fatores:

– São acessíveis a todos e podem ser ouvidos em qualquer lugar, seja no computador, no celular ou até no carro;

– Estabelecem proximidade com o público, gerando conexão, e trazem dinamismo ao conteúdo;

– Podem ser produzidos em vários formatos, como entrevistas, programas informativos, noticiários, bate-papos e, servem, também, para contar uma história;

– Podem ser utilizados para praticamente qualquer nicho de mercado;

– Possuem baixo custo de produção; e

– Geram influência nos hábitos de consumo.Diante dessa informação, será que os podcasts podem ser uma boa oportunidade de conteúdo para atrair o seu público? Continue acompanhando este texto até o final e confira dicas para aproveitar os podcasts e usá-los em suas estratégias de marketing digital.

Como utilizar os podcasts em estratégias de marketing?

Veja algumas estratégias para marcas anunciarem em podcasts:

  • Anúncios pré-gravados: produza anúncios em formato de áudio que sejam informativos e envolventes e insira-os em episódios relevantes de podcasts populares.
  • Patrocínios: considere patrocinar podcasts que se alinham com os valores e interesses da marca; os patrocínios podem incluir menções no início, no meio ou no fim do episódio.
  • Participação como convidado: demonstre expertise em seu setor participando como convidado em podcasts relevantes, estabelecendo credibilidade e aumentando a visibilidade da marca.
  • Criação de podcast próprio: desenvolva um podcast exclusivo para a marca, oferecendo conteúdo de valor para o público-alvo e fortalecendo o relacionamento com os ouvintes.

Dicas para criar seu próprio podcast

Agora que você já viu como os podcasts podem ser uma ótima oportunidade de negócio para cativar o seu público e estabelecer uma proximidade com ele, trouxemos algumas dicas para você criar o seu próprio podcast e fazer sucesso com ele!

1.       Antes de começar, conheça seu público

Faça uma pequena pesquisa para identificar se o público da sua marca se interessa por esse tipo de conteúdo. Caso a resposta seja sim, siga em frente e defina a criação do seu podcast pensando em quem mais importa: os seus ouvintes.

2.       Planejamento é fundamental

Claro que, assim como em qualquer outro tipo de estratégia, a produção de podcasts precisa ter um planejamento bem alinhado. É nessa etapa que são estabelecidos os objetivos e um plano de ação para o podcast. Portanto, identifique os objetivos, defina as pautas, organize os temas e pense na frequência de publicação.

3.       Tenha uma boa frequência de gravação

Parece meio óbvio, mas, para manter sua audiência engajada com seus podcasts, é preciso definir uma frequência de gravação, criando uma rotina de publicação. Claro que essa etapa dependerá do planejamento do seu conteúdo, do perfil do seu público e das temáticas, mas você pode publicá-los uma vez por semana ou a cada quinze dias, por exemplo.

4.       Mantenha-se interessante

Talvez essa seja uma das etapas mais difíceis de se manter. Por isso, é interessante que seus podcasts se aprofundem em assuntos que sejam de interesse da sua audiência e que capturem a atenção dela. Mostre para seus ouvintes que sua marca entende do que fala e que é especialista no seu ramo de atuação.

5.       Divulgue seu podcast

Você pode divulgar seu podcast nas redes sociais mais usadas pelos seus ouvintes e pode incluí-los em publicações de artigos em seu site ou blog para que o público tenha a opção de ouvi-los em vez de ler seu conteúdo. Além disso, você pode criar anúncios nos seus próprios podcasts ou em podcasts de parceiros também, entre outras formas de divulgação.

Caso precise de auxílio profissional para criar o podcast da sua marca, conte conosco!

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