Como escolher o melhor momento para postar nas redes sociais?
23 julho, 2020Com certeza, você já se perguntou qual seria o melhor horário para postar nas suas páginas, não é mesmo? E essa é uma pergunta que faz todo sentido para a sua estratégia! Afinal, disponibilizar postagem na hora em que a sua audiência está online pode fazer toda a diferença, especialmente para as seu engajamento orgânico.
Por isso, é importante descobrir os melhores horários para publicação das suas postagens. Especialmente porque, com certeza, você trabalhou pesado para que o post dissesse aquilo que você quer passar para o seu público, não é mesmo?
Então, se você quer entender se está postando no horário certo, acompanhe este post!
Por que é importante postar no horário certo?
É importante que você consiga disponibilizar seu conteúdo quando a maior parte do seu público irá vê-lo, certo?
Além disso, você também não quer se inoportuno com a sua audiência, não é mesmo? Não basta somente ter assuntos que as interessem, mas que também façam sentido no horário disponibilizado.
E vale lembrar que cada rede também apresenta suas especificidades.
Como descobrir os horários ideais?
Acabamos chegando à pergunta que todos querem a resposta: “como descobrir o horário ideal para realizar as suas postagens?”
Vamos entender abaixo quais são os passos para chegar nessa resposta?
Antes de mais nada, é preciso avisar que não existe uma fórmula mágica para isso, e precisará do seu esforço e empenho em continuar analisando com frequência.
Conheça sua persona
Pode até parecer clichê começar por este tópico, mas o consumidor é o ponto central para que você consiga montar sua estratégia. Então, chega aquela pergunta: você realmente conhece a sua persona? Não estamos falando somente de saber dados demográficos, mas como ela se comporta, como se posiciona, quais são seus hábitos.
Entender isto é fundamental para você começar a descobrir quais serão os melhores horários para falar com ele, utilizando momentos que ele não esteja estudando ou trabalhando, por exemplo, que é quando ele poderá te dar uma atenção especial.
Onde está o seu público?
Agora que você já sabe qual é o comportamento da sua persona, você também deve estar atento para compreender em quais canais sociais ele está presente.
Ou seja, você precisa saber se a sua audiência realmente está presente nas redes que você está trabalhando. E quando dizemos presente não é somente cadastrada, mas se a utliza de fato e quando a utiliza.
Usar a análise das plataformas
As plataformas possuem várias informações que podem gerar vários insights para a sua estratégia e uma delas são informações relacionadas aos horários de engajamento das suas páginas!
Vamos conhecer abaixo um pouco mais dessas redes:
Com certeza, você está por dentro das constantes mudanças nos algoritmos do Facebook que acabam dificultando a exibição de postagens de páginas de forma orgânica, não é mesmo? Então para que o seu engajamento não pago dê certo é preciso bastante estratégia e esforço.
O Facebook conta com uma área na qual você pode identificar como a sua audiência engaja. Assim, é possível identificar os melhores horários para as suas postagens.
O Instagram também é uma rede super utilizada, não é mesmo? E ela traz consigo uma ferramenta de Analytics com a qual você pode entender várias particularidades do público que te segue e interage com você.
Assim, utilizando o Instagram for Business, você consegue não só identificar o tipo de perfil do seu seguidor, mas também os horários que eles mais acessam esta rede. Legal, né?
Com isso, você já pode começar a explorar seus horários.
Faça seus testes
Para que você possa de fato entender a melhor faixa de horário para postar, é preciso fazer testes. O que pode dar certo para uns, com certeza pode dar muito errado para outros. Tenha isso em mente.
Depois de entender a sua audiência e conhecer as plataformas, então é hora de você planejar como fará os testes para entender os melhores horários. Faça uma planilha e escolha os dias e horários que você acredita ser o melhor e comece!