Como desenvolver um roteiro de teste CRO?
5 dezembro, 2017Profissionais da área de marketing têm diversos objetivos, e um deles deve ser a busca pela otimização da taxa de conversão (CRO) do negócio. Essa prática melhora os resultados da empresa, permite o melhor aproveitamento de recursos, cria mais reconhecimento para a marca, fideliza clientes e aumenta as vendas.
Para a sua adoção, é necessário trabalhar com o conceito de teste CRO, ou seja, devem ser usados testes dentro das diversas páginas on-line da empresa, experimentando as variáveis e identificando pontos de melhoria na conversão. O ideal é dispor de um roteiro de testes, indicando os passos corretos para seguir em cada momento.
Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores dicas para você criar um roteiro de teste CRO na sua empresa. Confira!
Entenda o que é a taxa de otimização
O primeiro passo para realizar seu teste CRO é entender do que se trata a taxa de conversão. Essa taxa mede a quantidade de pessoas que estão convertendo em um determinado evento e seguindo adiante na jornada de compras. Isso significa que, quanto maior a sua taxa de conversão, melhores são os resultados que você tem com o público e mais engajado ele se mostra.
O teste CRO serve justamente para entender onde e o que é possível melhorar para que essa taxa seja otimizada, isto é, para que cada vez mais o público atingido converta e realize as ações desejadas. Isso significa testar vários aspectos da conversão, como botões de CTA, cores, momento de apresentação da oferta etc. Por isso, é fundamental entender quais os objetivos ao se realizar o teste.
Defina objetivos claros e mensuráveis
Comece definindo o objetivo principal das ações de CRO. Para isso, deve-se usar objetivos que sejam mensuráveis, específicos, realizáveis e tangíveis. A partir dessa definição, é necessário estabelecer as formas (experimentos) como esses objetivos podem ser alcançados e escolher aquelas que fazem mais sentido para a área, testando-as antes.
Um bom experimento consegue isolar uma variável e saber exatamente sua influência sobre um determinado resultado. Portanto, cada teste CRO deve ser executado de forma independente, sem que o resultado seja comprometido.
Documente o seu momento atual
Antes de aplicar seus testes, é importante conhecer o momento atual da área e seu desempenho de conversão. Esses valores devem ser usados como pontos de partida para a empresa avaliar os resultados obtidos em cada experimento realizado. Alguns pontos comuns de análise on-line de conversão são:
- taxa de rejeição;
- número de conversões;
- desempenho de call to actions (CTA);
- abertura de e-mails;
- cliques;
- tempo de permanência.
Elabore um calendário de testes
Entendidos o momento da empresa e os objetivos que a área estabeleceu, o próximo passo é criar um calendário para a execução dos testes CRO. Ele deve considerar o grau de dificuldade de cada objetivo e o número de variáveis que influenciam cada um deles.
É importante determinar quais variáveis serão testadas, como elas serão mensuradas e quais os resultados esperados de cada experimento. Deve-se definir um valor de sucesso para que os experimentos sejam avaliados com mais precisão.
Nesse momento, também é necessário definir com mais exatidão o que será feito. Por exemplo, para aumentar a conversão de uma landing page, é possível mudar seu conteúdo, a fonte, as cores, o call to action (CTA), dentre diversas ações. Deve-se descrever a ação que será realizada.
Por fim, a execução de testes paralelos pode ser praticada a fim de aproveitar a equipe e otimizar o tempo de resposta, entretanto, é essencial garantir que um teste CRO não influencie no resultado de outro.
Use o método de hipóteses
Agora deve-se desenvolver a fundo o teste a ser executado. Para isso, indica-se o uso do método de teste de hipóteses. Ele consiste na definição de uma suposição feita a partir de um ponto de partida e do objetivo esperado. Testes A/B normalmente têm uma hipótese associada a eles. Um exemplo de hipótese é:
“A alteração da cor do CTA da landing page aumentará em 20% a sua conversão”.
O teste realizado mudará a cor do CTA para atingir o objetivo de aumentar sua conversão. Deve-se definir um período de aplicação do experimento para que ele tenha um prazo de validade.
Mensure os resultados e otimize as ações
Passado o período de aplicação de cada teste definido em seu cronograma, é necessário mensurar os resultados, avaliando se as hipóteses foram validadas ou não, e se o valor atingido representa uma mudança significativa no resultado final. Em casos positivos, as alterações devem ser feitas para seguir as condições que trazem mais benefícios para o negócio, e novos testes devem ser estabelecidos.
Essas dicas o ajudarão a construir um roteiro de teste CRO para a sua empresa. Não se esqueça de planejar seus experimentos com tempo suficiente para sua aplicação, mantendo um cronograma bem definido e armazenando os resultados de cada um deles, criando um histórico que auxilie nas decisões futuras.
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