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As funcionalidades dos stories do Instagram que podem ajudar na sua estratégia

27 setembro, 2019

Em 2016, o Instagram lançou a função de stories e deixou de ser apenas um álbum virtual de fotos. De lá para cá, diversas funcionalidades foram sendo inseridas e hoje já existem mais de 500 milhões de usuários ativos por dia, isso apenas nos stories.

Com tantos usuários e possibilidades para os stories, é possível utilizá-los para gerar bons resultados para sua marca. Quer saber como? Basta continuar acompanhando esse post!

O que são os stories e por quê usá-los?

Os stories chegaram para melhorar as interações entre os usuários. Seus formatos podem ser os mais variados: fotos, textos ou vídeos e possuem a validade de 24h no ar.

Sua natureza temporária reduz a necessidade de publicar apenas conteúdos extremamentes relevantes, transformando, assim, a experiência em algo mais informal. Esses formatos interativos têm sido bem recebidos pelos usuários e muitas marcas já perceberam isso. Dados da própria plataforma confirmam que cerca de um terço dos stories mais visualizados do Instagram são publicados por empresas e lojas.

Formatos de conteúdo

Como já citamos anteriormente, existem diversas maneiras de criar conteúdos no stories, aqui nesse post vamos focar nas funcionalidade mais usadas pelo meio comercial:

Texto

Usado para conteúdos escritos. Nesta categoria de stories, há 3 estilos de textos: moderno, forte, neon e máquina de escrever e é possível escolher as cores do fundo e das letras. Esse formato é ideal para fazer informativos.

Live

As transmissões ao vivo podem ser boas para fazer a cobertura de eventos, entrevistar pessoas de referência na sua área de atuação ou até mesmo fazer uma espécie de bate-papo para tirar dúvidas.

Uma grande vantagem é que cada vez que uma live se inicia, o Instagram emite uma notificação avisando do seu início. Durante a transmissão, seus seguidores podem fazer comentários e após encerrada, ela pode ser convertida em um story. 

As lives são uma ótima oportunidade de ouvir seus usuários e mostrar uma identidade flexível e humana da sua marca. 

Boomerang 

Permite a criação de vídeos curtos em loop, no estilo dos gifs. A função é ótima para deixar seu conteúdo mais animado e dinâmico.

Superzoom

O superzoom é um recurso que permite a criação de vídeos com características mais humorísticas e interativas. Ele possui diversos temas que podem ser usados pela sua marca de maneira descolada.

Mãos livres

É um recurso que permite a gravação de vídeos sem a necessidade de ficar pressionando o botão do app. 

Adesivos

Os adesivos ou stickers são muito mais do que figurinhas que deixam seus stories mais divertidos. Eles deixam seu conteúdo mais interativo e ainda podem ser usados para agregar funções importantes quando a ferramenta é utilizada para fins comerciais.

As possibilidades são diversas, é possível criar uma conversa num bate-papo, adicionar a hora, uma localização, a temperatura ou até uma música, mas aqui vamos focar nas mais relevantes para a área comercial: 

Hashtags

Esse adesivo ajuda a direcionar o usuário para uma página que apresentará apenas as publicações que usam essa hashtag. Por isso, o ideal é utilizá-lo apenas com assuntos pertinentes ao seu negócio, como descontos, concursos ou promoções, já que se você usar hashtags gerais pode acabar direcionando seus clientes para conteúdos de outras marcas.

Menção

Essa ferramenta serve para fazer marcações de perfis. É bem interessante de ser usada em parcerias ou ações com influenciadores digitais, para destacar o perfil da marca e atrair 

mais seguidores para ela. 

Geotag

A dinâmica do recurso de localização é bem semelhante a das hashtags, ou seja, direcionar os usuários para publicações que usaram a mesma localização que a sua. Sendo assim, se você deseja impulsionar um local ou evento, use uma tag específica e deixe seu conteúdo para os interessados ou curiosos que estão atrás de locais iguais ao seu. 

Enquete

Quer saber a opinião dos seus clientes? Basta usar esse recurso! Ela é a queridinha das marcas quando o quesito é ter feedback dos clientes e aumentar a possibilidade de interação com o público. E o melhor, os resultados ainda aparecem em tempo real.

Emoji slider

Já viu uma figurinha com um emoji e para interagir você deve deslizar o emoji pela barra? Esse é o emoji slider! Com ele, você consegue medir a intensidade de como o seu público está reagindo a sua postagem.

Contagem regressiva

Aqui o próprio nome já aponta para sua serventia. É ótimo para aquecer o público para as promoções ou novidades que estão por vir.

Pergunta

Se sua intenção é gerar interação direta e espontânea, basta inserir uma pergunta e esperar pela resposta de seus clientes. Uma dica interessante é compartilhar as respostas obtidas com seu público, fazendo a marcação do perfil de quem respondeu, no seu stories. Eles irão se sentir super especiais.

Produto

Esse adesivo está disponível apenas para contas aprovadas para o recurso de compras no Instagram. Para passar por essa aprovação, você precisa ter uma página no Facebook e um catálogo de produtos.

Quando disponível, o adesivo permite a marcação dos produtos e ao clicar, o cliente pode saber mais do produto e até mesmo comprá-lo.

Teste

O adesivo de teste tem função semelhante ao de enquete, porém com algumas diferenças. Usando a opção de teste, você pode escolher até quatro opções de resposta, sendo somente uma certa. 

Gif

Os gifs trazem um tom mais divertido para seus stories, ou seja, se sua ideia é interagir com o usuário de maneira mais despojada, aposte neles! Você também criar um gif da sua marca, nós aqui da VX também já criamos o nosso. 😉

Link 

Essa ferramenta é ótima para quem deseja divulgar um novo vídeo, post ou produto para seus seguidores. Porém, ela só está disponível para usuários com mais de 10 mil seguidores. Ao fazer uso desse recurso, não deixe de usar uma CTA. O famoso “arrasta pra cima” é o campeão dos usuários que costumam divulgar links.

Se seu negócio ainda não atingiu os 10 mil seguidores, não desanime. Você pode pode usar os stories e pedir para seus seguidores conferirem as novidades no link da bio.

Usar destaques

Você já deve ter notado aqueles círculos que ficam entre as informações do perfil e a galeria de fotos. Eles são os destaques! Já que os stories ficam disponíveis por apenas 24h, os destaques chegaram para armazenar e disponibilizar os conteúdos mais interessantes ou de mais sucesso de maneira definitiva. Com eles é possível organizar seus stories por temas e títulos, usando até mesmo capas para ilustrá-los.

Quer alguns exemplos de como as marcas têm usado os destaques?

  • Exibindo uma pequena mensagem sobre a marca e seus valores, para que os novos seguidores possam entender mais;
  • Utilizando temas como: horário de funcionamento, endereço, coleções, campanhas de promoção;
  • Exibindo stories compartilhados de pessoas que estão usando seus produtos e que fizeram menção da sua marca;
  • Anunciando novos produtos.

Análise de métricas

As contas comerciais oferecem várias métricas e dados que ajudam na análise de desempenho. É possível acompanhar quantas pessoas visualizaram seus stories, compartilharam, interagiram, visitaram o perfil, se tornaram seguidores ou até mesmo, visitaram o link que você disponibilizou.

Dados como esses são fundamentais para descobrir em quais estratégias você precisa melhorar e quais tipos de conteúdo estão performando bem.

Agora que você já está por dentro de todas as funcionalidades e vantagens que podem ser extraídas dos stories, que tal começar a usá-los? Caso queira, você também pode trabalhar com a opção de stories patrocinados para aumentar a visibilidade da sua marca para além dos seu seguidores.

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