Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

VX 20 anos: uma história de sucesso!

6 dezembro, 2022

Museólogo de formação, Leonardo Ciannella, CEO da VX Comunicação, é o grande responsável pela criação e sucesso da agência que completa, em 2022, 20 anos de existência. Crescendo a cada ano, com cada vez mais parceiros, cases e profissionais, a VX foi criada após Leo entrar em contato com a publicidade no seu ofício de origem.

“Esse mundo entrou na minha vida através das coisas que eu fazia ligadas à área de museologia quando eu trabalhava com a equipe de criação e ajudava na programação visual de peças publicitárias do museu – folders e tudo mais. Eu gostava dessa parte criativa”, conta. 

Depois de um tempo, percebeu que se sentia mais feliz com a publicidade e com o design do que como museologista. Mergulhou, então, de vez nesse universo.

Famoso mural de plantas com o logo da VX na entrada da agência.

O início de tudo

Após sair da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Leonardo resolveu se arriscar e dar os primeiros passos na publicidade, diagramando livros e criando as mais diversas peças.

Tudo isso em um quarto de sua casa! Ao lado de Andrea (a Dea), sua esposa e grande companheira, a empreitada começou a dar certo e, com o aumento das demandas, foi necessário pedir ajuda e dividir tarefas. Publicaram um anúncio nas famosas (e antigas) Páginas Amarelas, com o objetivo de contratar um parceiro profissional. Sim, caro leitor, ainda não tínhamos um grande protagonismo da internet àquela época… 

Pouco tempo depois, os dois – Leo e Dea – já tinham outras pessoas com eles, atendendo, principalmente, ao ramo de gastronomia e dando suporte a agências que não tinham tanta expertise em tecnologia e web design. Foi necessário encontrar um espaço físico maior – alugaram uma sala em um shopping na região oceânica de Niterói.

Leo e Dea na obra da VX.

VX Comunicação: naming

A empresa ainda não tinha nome. Com o aumento de clientes e de pessoal, Leo e Dea decidiram que era hora de batizar o ‘filho’.

Fundada em 2002, a VX inicialmente teve o nome de Vorax, que remetia à banda de rock que o casal de sócios tinha à época. Mas o nome gerava dificuldade de pronúncia, então surgiu a ideia de usarem a primeira e a última letra – VX. Nome dado: VX Estúdio. Naquele momento, a VX ainda não era uma agência, mas uma empresa de design.

Com a ampliação dos serviços oferecidos, a empresa passou a se chamar VX Comunicação e tornou-se uma agência de publicidade.

A VX foi crescendo aos poucos.

O crescimento da VX

O início não foi fácil. Foram anos de muito trabalho até conseguirem sair do quarto da casa da mãe de Leo, alugar uma sala empresarial e manter os outros funcionários. Em um shopping em Itaipu, na cidade de Niterói, Leonardo e Andréa contaram com mais sete pessoas e, entre elas, Chevrand, atual gestor de criação, que participou desse começo, passou por outros lugares e, depois de alguns anos, voltou para a VX, onde está até hoje.

“Acho que a minha história se mistura muito com a da VX. Sou o profissional e o gestor que sou hoje porque alguém viu potencial em um desenho 3D de uma lagosta, há 20 anos. Não há outra forma de devolver o reconhecimento e a confiança sem sentir e demonstrar gratidão!”, celebra Chevrand.

Leo fazia de tudo um pouco: cuidava da parte financeira e abraçava outras funções, como atendimento, criação e webdesign.

Depois de algum tempo, a VX ganhou um novo endereço, em Niterói, mas novos desafios apareceram. Os integrantes da pequena equipe preferiram não seguir na empresa, devido à mudança para o novo local. Com apenas um funcionário, Leo se viu trabalhando exaustivamente, dormindo poucas horas e com dificuldade de conciliar as vidas profissional e pessoal.

Após esse período, um novo anúncio de contratação levou à empresa nomes que seguem como funcionários de confiança de Leo até hoje, como Matheus, Diego e Ébano, entre outros. A VX seguiu crescendo, conquistando novos parceiros e grandes clientes, como o Grupo Globo e o Canal Telecine, produzindo cartazes, websites e diversas outras peças.

Com o crescimento da agência, fez-se necessário buscar um novo endereço, um local maior, e, em 2018, a VX chegou ao seu atual escritório, localizado no Plaza Shopping, no centro de Niterói, facilitando o acesso de funcionários e clientes e ampliando a conexão com seus parceiros.

Parceiros VX.

Os desafios da pandemia e o boom do home office

Em 2020, o mundo se deparou com uma grande preocupação e um enorme desafio: a pandemia da Covid-19, que, além de ser uma séria questão sanitária, impôs uma reorganização e reestruturação geral nas relações de trabalho.

“Nossa cartela de clientes começou a investir pesado em possibilidades on-line para o varejo, e segmentos como o streaming, por exemplo, cresceram muito. A demanda de trabalho aumentou bastante para a VX. Nos reposicionamos no mercado e, com a ajuda do digital, conseguimos dar a volta por cima e passar por esse momento de crise mundial, com a pandemia”, lembra Leo.

E, a fim de preservar a saúde de todos, a agência estabeleceu o modelo home office de trabalho. Essa modalidade favoreceu o crescimento da VX, que seguiu desenvolvendo-se com excelência, sem precisar fazer cortes em seu pessoal – pelo contrário: ganhou novos profissionais e triplicou de tamanho.

Com o aumento da qualidade de vida dos profissionais e da produtividade da agência, Leo não pretende mudar essa forma de trabalho, adotando de vez o formato híbrido, que vem proporcionando encontros periódicos entre as equipes presencialmente, para uma maior integração e sinergia entre elas.

Gestores VX.

20 anos de aprendizado olhando para o futuro

Ao longo desses 20 anos, Leonardo Ciannella se orgulha da realização do sonho que começou no quarto da casa de sua mãe, e a VX segue conquistando espaços cada vez maiores, inclusive além-mar.

A expansão dos negócios para fora do Brasil, chegando a Portugal com uma sede voltada para aquele mercado e com um representante in loco, é motivo de orgulho, bem como a marca de quase 200 “VXzêros” espalhados pelo Brasil – crescimento possível devido ao formato híbrido de trabalho adotado pela agência.

“Quando as pessoas veem a VX como a grande empresa que é hoje, dá um baita orgulho. Eu também admiro muito todas as pessoas que construíram a VX, que fizeram – e fazem – parte dela e o trabalho que desenvolveram para que ela crescesse tanto e estarmos onde estamos hoje”, diz Leo.

Ao olhar para o passado e repensar sua trajetória, ele acredita que ter medo faz parte, sim, mas o que não se pode deixar acontecer é que ele nos domine a ponto de impedir que sigamos adiante. Ter coragem para assumir riscos é fundamental para o crescimento de todo e qualquer negócio.

“A preocupação era grande em dar conta de tudo. Mas também é preciso aprender a delegar, a acreditar na sua equipe. A partir do momento em que confiei mais no potencial da VX e de seus profissionais, a agência andou. A VX cresceu. E voou”, conclui. Mais anos de vida e mais voos, certamente, nos aguardam.

Uma grande parte da galera VX reunida na festa de final de ano em 2021.
Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?