VX 20 anos: uma história de sucesso!
6 dezembro, 2022Museólogo de formação, Leonardo Ciannella, CEO da VX Comunicação, é o grande responsável pela criação e sucesso da agência que completa, em 2022, 20 anos de existência. Crescendo a cada ano, com cada vez mais parceiros, cases e profissionais, a VX foi criada após Leo entrar em contato com a publicidade no seu ofício de origem.
“Esse mundo entrou na minha vida através das coisas que eu fazia ligadas à área de museologia quando eu trabalhava com a equipe de criação e ajudava na programação visual de peças publicitárias do museu – folders e tudo mais. Eu gostava dessa parte criativa”, conta.
Depois de um tempo, percebeu que se sentia mais feliz com a publicidade e com o design do que como museologista. Mergulhou, então, de vez nesse universo.
O início de tudo
Após sair da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Leonardo resolveu se arriscar e dar os primeiros passos na publicidade, diagramando livros e criando as mais diversas peças.
Tudo isso em um quarto de sua casa! Ao lado de Andrea (a Dea), sua esposa e grande companheira, a empreitada começou a dar certo e, com o aumento das demandas, foi necessário pedir ajuda e dividir tarefas. Publicaram um anúncio nas famosas (e antigas) Páginas Amarelas, com o objetivo de contratar um parceiro profissional. Sim, caro leitor, ainda não tínhamos um grande protagonismo da internet àquela época…
Pouco tempo depois, os dois – Leo e Dea – já tinham outras pessoas com eles, atendendo, principalmente, ao ramo de gastronomia e dando suporte a agências que não tinham tanta expertise em tecnologia e web design. Foi necessário encontrar um espaço físico maior – alugaram uma sala em um shopping na região oceânica de Niterói.
VX Comunicação: naming
A empresa ainda não tinha nome. Com o aumento de clientes e de pessoal, Leo e Dea decidiram que era hora de batizar o ‘filho’.
Fundada em 2002, a VX inicialmente teve o nome de Vorax, que remetia à banda de rock que o casal de sócios tinha à época. Mas o nome gerava dificuldade de pronúncia, então surgiu a ideia de usarem a primeira e a última letra – VX. Nome dado: VX Estúdio. Naquele momento, a VX ainda não era uma agência, mas uma empresa de design.
Com a ampliação dos serviços oferecidos, a empresa passou a se chamar VX Comunicação e tornou-se uma agência de publicidade.
O crescimento da VX
O início não foi fácil. Foram anos de muito trabalho até conseguirem sair do quarto da casa da mãe de Leo, alugar uma sala empresarial e manter os outros funcionários. Em um shopping em Itaipu, na cidade de Niterói, Leonardo e Andréa contaram com mais sete pessoas e, entre elas, Chevrand, atual gestor de criação, que participou desse começo, passou por outros lugares e, depois de alguns anos, voltou para a VX, onde está até hoje.
“Acho que a minha história se mistura muito com a da VX. Sou o profissional e o gestor que sou hoje porque alguém viu potencial em um desenho 3D de uma lagosta, há 20 anos. Não há outra forma de devolver o reconhecimento e a confiança sem sentir e demonstrar gratidão!”, celebra Chevrand.
Leo fazia de tudo um pouco: cuidava da parte financeira e abraçava outras funções, como atendimento, criação e webdesign.
Depois de algum tempo, a VX ganhou um novo endereço, em Niterói, mas novos desafios apareceram. Os integrantes da pequena equipe preferiram não seguir na empresa, devido à mudança para o novo local. Com apenas um funcionário, Leo se viu trabalhando exaustivamente, dormindo poucas horas e com dificuldade de conciliar as vidas profissional e pessoal.
Após esse período, um novo anúncio de contratação levou à empresa nomes que seguem como funcionários de confiança de Leo até hoje, como Matheus, Diego e Ébano, entre outros. A VX seguiu crescendo, conquistando novos parceiros e grandes clientes, como o Grupo Globo e o Canal Telecine, produzindo cartazes, websites e diversas outras peças.
Com o crescimento da agência, fez-se necessário buscar um novo endereço, um local maior, e, em 2018, a VX chegou ao seu atual escritório, localizado no Plaza Shopping, no centro de Niterói, facilitando o acesso de funcionários e clientes e ampliando a conexão com seus parceiros.
Os desafios da pandemia e o boom do home office
Em 2020, o mundo se deparou com uma grande preocupação e um enorme desafio: a pandemia da Covid-19, que, além de ser uma séria questão sanitária, impôs uma reorganização e reestruturação geral nas relações de trabalho.
“Nossa cartela de clientes começou a investir pesado em possibilidades on-line para o varejo, e segmentos como o streaming, por exemplo, cresceram muito. A demanda de trabalho aumentou bastante para a VX. Nos reposicionamos no mercado e, com a ajuda do digital, conseguimos dar a volta por cima e passar por esse momento de crise mundial, com a pandemia”, lembra Leo.
E, a fim de preservar a saúde de todos, a agência estabeleceu o modelo home office de trabalho. Essa modalidade favoreceu o crescimento da VX, que seguiu desenvolvendo-se com excelência, sem precisar fazer cortes em seu pessoal – pelo contrário: ganhou novos profissionais e triplicou de tamanho.
Com o aumento da qualidade de vida dos profissionais e da produtividade da agência, Leo não pretende mudar essa forma de trabalho, adotando de vez o formato híbrido, que vem proporcionando encontros periódicos entre as equipes presencialmente, para uma maior integração e sinergia entre elas.
20 anos de aprendizado olhando para o futuro
Ao longo desses 20 anos, Leonardo Ciannella se orgulha da realização do sonho que começou no quarto da casa de sua mãe, e a VX segue conquistando espaços cada vez maiores, inclusive além-mar.
A expansão dos negócios para fora do Brasil, chegando a Portugal com uma sede voltada para aquele mercado e com um representante in loco, é motivo de orgulho, bem como a marca de quase 200 “VXzêros” espalhados pelo Brasil – crescimento possível devido ao formato híbrido de trabalho adotado pela agência.
“Quando as pessoas veem a VX como a grande empresa que é hoje, dá um baita orgulho. Eu também admiro muito todas as pessoas que construíram a VX, que fizeram – e fazem – parte dela e o trabalho que desenvolveram para que ela crescesse tanto e estarmos onde estamos hoje”, diz Leo.
Ao olhar para o passado e repensar sua trajetória, ele acredita que ter medo faz parte, sim, mas o que não se pode deixar acontecer é que ele nos domine a ponto de impedir que sigamos adiante. Ter coragem para assumir riscos é fundamental para o crescimento de todo e qualquer negócio.
“A preocupação era grande em dar conta de tudo. Mas também é preciso aprender a delegar, a acreditar na sua equipe. A partir do momento em que confiei mais no potencial da VX e de seus profissionais, a agência andou. A VX cresceu. E voou”, conclui. Mais anos de vida e mais voos, certamente, nos aguardam.