Reposicionamento de marca: saiba quando ele é necessário
11 janeiro, 2019Posicionar a marca no mercado é um grande desafio que todo o negócio precisa enfrentar. Envolve muitas questões e muito trabalho também. Porém, pode chegar um dia que a sua marca precise passar por um reposicionamento!
Certamente, depois de tanto esforço, você vai pensar: “por que?”
Você sabe que com o tempo as coisas mudam, certo? Com o passar dos anos, as pessoas se transformam, a moda varia, as ideias que inspiram o ser humano mudam e até mesmo os costumes e hábitos podem sofrer uma variação. Por isso, para evitar que o seu negócio não resista a tais modificações, é preciso de adaptar. Quando isso acontece é a hora de fazer um reposicionamento de marca.
Muitas vezes você começa a ter essa percepção que está no momento ideal para a mudança quando seus resultados já não vão bem e o produto já não está mais agradando o consumidor.
Quer entender como funciona todo o processo de reposicionamento de marca? Continue lendo esse post!
O que é um reposicionamento de marca?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é exatamente o reposicionamento de marca. Em um resumo simples, pode-se dizer que é quando mudamos a imagem que queremos passar para os nossos consumidores.
Mas é importante lembrar que, apesar da adaptação que você fará na forma de se comunicar, a essência do seu negócio permanece a mesma.
Se você está se perguntando como fazer isso, continue lendo. Quando você começou o planejamento da sua empresa, você precisou definir seu público-alvo, serviços e benefícios que ofereceria para os seus clientes, certo? Reposicionar-se significa rever tudo isso e entender como pensam hoje os seus clientes e aonde você quer chegar.
Quando é preciso se reposicionar?
É como aquele velho ditado “ninguém entra duas vezes no mesmo rio”. Com o passar do tempo tudo muda, a moda, a forma de consumo, a tecnologia e até mesmo o entendimento das necessidades e a percepção de valor. Quando você começa a perceber que seus clientes estão mudando e isso está começando a afetar seu relacionamento com eles, então é hora de pensar em mudar também!
Quer uma ajudinha para identificar alguns fatores que podem influenciar essa decisão? Presta atenção na lista abaixo:
Indicadores internos
- Alteração de segmentação de mercado
- Entrada em novos mercados
- Fusão ou aquisição
- Modificação da proposta de valor
- Mudança de estratégia
Indicadores externos
- Alteração no comportamento do consumidor
- Crises
- Identificação de oportunidades
- Novas prioridades no mercado
- Mudança de demanda
- Surgimento de outros concorrentes no mercado
Mas por onde começar?
Certamente, a primeira coisa que vem a sua cabeça é: “mas foi tão difícil chegar até aqui, agora eu vou ter que fazer tudo de novo e nem sei por onde começar!”. Não é mesmo? Fica tranquilo que a gente te ajuda!
Antes de mais nada, ao pensar na mudança, a primeira iniciativa a ser realizada é uma pesquisa sobre o seu público-alvo: quem é ele, como se comporta, do que gosta, quais são seus hábitos de consumo? Com o resultado desses e de outros questionamentos, você consegue montar a sua buyer persona. Com ela em mãos, você pode seguir para o próximo passo!
Agora é hora de entender o mercado, seus concorrentes, seus pontos forte e fracos, assim como suas ameaças e oportunidades. Nesse momento, uma ótima dica é elaborar uma matriz SWOT.
Aí sim, com todos esses detalhes em mãos, você vai conseguir começar a desenhar um esboço de como você deseja se posicionar e dessa forma pode começar a montar seu planejamento de como chegar lá.
Como você vai transmitir essa mudança? Que estratégias você vai adotar? Para passar a mensagem correta para o público, é preciso alinhar toda a sua comunicação. Afinal, nada pior do que uma campanha que não impacta positivamente o público. Você perde dinheiro, tempo e ainda pode perder credibilidade. Imagina! Por isso, é tão importante contar com uma equipe coesa e preparada para esse momento de virada de chave.
4 dicas para você não errar na hora de se posicionar
Analise o mercado
Entender como está o mercado é um passo crucial tanto para quem deseja se manter quanto para quem visa realizar algum tipo de mudança em sua empresa, em especial um reposicionamento. É preciso saber onde estamos e para onde queremos ir. Agora é o momento de fazer isso para saber se vale realmente a pena entrar nessa empreitada.
Por isso, não deixe nada de fora:
- Como o seu negócio chegou até aqui?
- Quais são seus pontos fortes?
- Você conhece os seus pontos fracos?
- O que os seu concorrentes estão fazendo?
- Como está o seu mercado? Existem crises?
- Quais são os perigos externos para sua empresa?
- Que oportunidades podem surgir?
- Por que o seu posicionamento anterior (ou atual) não é mais funcional?
- Por que é preciso mudar de posicionamento?
- Como você pretende se posicionar?
Quem é o seu público?
Já que você sabe que é hora de mudar para acompanhar o ritmo do seu consumidor, uma das ações que você deve tomar é conhecê-lo melhor:
- Quem é esse consumidor?
- O que ele faz?
- Como ele consome?
- Quais são seus desejos?
- Que expectativas ele tem?
- Onde ele está?
- Do que ele gosta?
- Quais são seus anseios?
- Como ele fala?
- Que tipo de música ele houve?
- Quais são seus hobbies?
- Por onde ele circula?
Uma ótima maneira para entender o perfil do seu consumidor é fazendo uma pesquisa e montando uma buyer persona.
Planeje, planeje e planeje!
Nada vem sem muito esforço, por isso o segredo de todo case bem sucedido é o planejamento e a mão na massa. Então planeje muito! Parar para analisar e desenhar cada passo é muito importante. Não encare isso como perda de tempo! É um investimento que você está fazendo.
Se o seu fornecedor de confiança disse que a implementação do processo vai demorar 60 ou 90 dias não se assuste! Sua marca não chegou aonde está do dia para a noite, não é mesmo? E para ela ir para onde você deseja, é necessário muita pesquisa e trabalho. Além disso, é importante entender que alguns resultados só vêm a longo prazo. Por isso, crie metas de curto, médio e longo prazo. E vibre com cada conquista!
Anuncie a novidade
Quando a gente termina algo que gosta muito é hora de contar para todo mundo, certo? Então, com a ajuda do seu planejamento de mídia, é hora de anunciar a novidade!
Não esqueça que nessa hora não é o momento de medir esforços. Então invista mesmo!
Mão na massa!
Já está decidido? Então é hora de colocar o planejamento em prática!
Não esqueça que é muito importante construir uma identidade visual sólida, que reflita tudo o que você quer passar para o público! Além disso, suas boas novas devem estar alinhadas também ao que o seu público espera.
Para que isso tudo dê certo, é necessário contar com uma equipe de especialistas no assunto! Lembre-se, especialmente nessa hora, que o barato pode sair muito caro!
Mãos à obra e boa sorte!