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Provas sociais: aprenda a incentivar seus leads através dessa técnica

14 novembro, 2019

Você está buscando um restaurante para um jantar especial e se depara com duas opções: um está com fila para entrar e o outro está vazio, qual você arriscaria conhecer?

Aposto que sua escolha seria no restaurante onde tem fila para entrar. E certamente você não seria o único, pois as pessoas, no geral, se espelham na escolha de outras. 

Sabendo disso, o marketing vem se apropriando do uso de provas sociais como parte fundamental das suas estratégias. Já pensou em ter seus clientes vendendo por você? É isso que acontece quando você as insere na sua estratégia.

Se você quer aumentar seus resultados, não deixe de ler esse post e aprenda a utilizar as provas sociais ao seu favor. É muito simples. Confira!

O que são provas sociais?

Certamente, em algum momento da sua vida, você já buscou opiniões a respeito de hotéis, restaurantes, produtos ou serviços, não é mesmo? Ao fazermos isso, estamos buscando provas sociais! Tratam-se de todos os tipos de conteúdos gerados pelo cliente a respeito de uma marca, serviço ou produto, ou seja, é o famoso boca-a-boca. 

Os consumidores estão cada vez mais conectados e quanto mais provas positivas sua marca tiver, maiores serão as chances de reconhecimento, destaque e aumento de vendas

Não é à toa que 92% das pessoas confiam na recomendação de conhecidos e 70% afirmam confiar em recomendações até de quem não conhecem, segundo pesquisa realizada pela Nielsen.

Essa técnica é muito utilizada pelo marketing digital, pois funciona como um gatilho de conversão, através do uso da persuasão. Quando estamos em busca dessas provas, a finalidade é diminuir riscos de fraudes e decepções. Ninguém mais avalia um produto ou serviço apenas pelo seu valor ou utilidade, pois sempre levamos as avaliações em consideração.

A explicação para esse fenômeno está no neuromarketing. Segundo pesquisas, uma das melhores maneiras de vender mais o seu produto ou serviço é mostrando ao consumidor evidências de que ele já foi usado e aprovado por outras pessoas.

Mas por que nós precisamos dessa ajuda durante o processo decisório? Por conta de três fatores principais:

1. Escala, ou seja, o número de pessoas que foram atingidas positivamente;

2. Ambiguidade, ou seja, como foi a experiência dessas pessoas;

3. Similaridade, ou seja, o grau de semelhança entre as pessoas que foram atingidas e você.

Esses fatores são ativados no momento em que observamos o comportamento das outras pessoas, principalmente nossos semelhantes, e mandam sinais para o cérebro, de que determinada escolha é confiável. Assim, o cérebro processa menos informações e, consequentemente, têm menos dificuldade na hora de optar por uma decisão ou outra.

Benefícios do uso de provas sociais

Agora que você já sabe o que são as provas sociais, está na hora de apresentarmos alguns dos dos benefícios gerados pelo do uso dessa técnica:

Transparência

Disponibilizar espaços em que os usuários possam deixar suas opiniões é uma demonstração de transparência de marca. Você prova que não tem nada a esconder, pois confia no seu produto ou serviço. 

Aceitação

Quanto mais provas positivas, maior o nível de aceitação dos consumidores. Como já dito anteriormente, a maioria dos consumidores tendem a agir de maneira semelhante a quem já teve experiência com produto/serviço. Isso, consequentemente, aumenta a taxa de conversão, que por sua vez, através de uma experiência positiva é capaz de aumentar a retenção de clientes.

Conversões

Ao atingir os outros dois benefícios anteriores, obviamente suas conversões passarão a ser maiores. Trata-se de um ciclo, quanto mais transparência você tiver com seus usuários, mais aceita será sua marca, serviço ou produto e com isso, mais conversões você terá. Mas o ciclo não para por aí, né? Quanto mais conversões, mais provas positivas e aí voltamos aonde tudo começa.

Referências

Esse ciclo que citamos no tópico acima não é bom somente se analisarmos pela questão financeira, ou seja, do aumento do volume de vendas. É preciso enxergar além e perceber que tudo isso propicia a geração de clientes fiéis. 

Pense só, esses benefícios combinados são capazes de deixar sua marca nas alturas, como referência do seu segmento.

Como utilizar?

Antes de escolher o formato que irá utilizar como prova social, é importante ter alguns pontos em mente.

Primeiro, é necessário criar estratégias de captura dessas provas. Peça para que as pessoas tragam feedbacks sobre a sua empresa e tome isso com uma prática do seu pós-venda.

Segundo, tome sempre cuidado para não expor a imagem de seus clientes sem permissão. Só divulgue nome, fotos e outros dados se tiver autorização. E caso não tenha, basta usar os depoimentos de maneira genérica.

E terceiro, em hipótese alguma compre depoimentos falsos ou forjados. Uma hora ou outra a verdade vem à tona e você irá perder toda a credibilidade conquistada até então.

Agora, basta escolher que tipos de provas irá utilizar, as opções são variadas. Confira:

  • habilitando o espaço para comentários presentes nos sites ou blogs;
  • incentivando seus clientes a darem depoimentos sobre a sua experiência;
  • através de questionários que mensurem uma média do que seus clientes estão achando;
  • apresentando cases de sucessos;
  • compartilhando os marcos da sua empresa.

Onde utilizar?

As provas sociais, quando bem empregadas, são capazes de gerar aumento de vendas e conversões. Mas para que esse objetivo seja alcançado é importante conhecer seu ramo de atuação e público-alvo

As possibilidades para trabalhar com as provas sociais são inúmeras. Separamos algumas ideias para ajudar a tirar os planos do papel:

Redes sociais

Visto que muitos clientes expressam suas opiniões por meio das redes sociais, esses canais podem revelar boas oportunidades no uso dos depoimentos.

É possível trabalhar com vídeos que contam as experiências dos usuários, compartilhando stories em que os clientes falam da sua marca ou até mesmo com imagens que contenham um depoimento.

Um bom exemplo na prática foi a ação realizada pelo Nubank no dia dos namorados, no qual eles espalharam em vários mobiliários urbanos de São Paulo, as declarações recebidas no seu perfil do Twitter.

Landing pages

Se sua empresa busca aumentar a base de leads, trabalhe com uso de provas sociais nas landing pages. Essa pode ser uma boa tática para dar aquele empurrãozinho que faltava na hora do usuário preencher seus dados.

E-mails marketing

Uma outra forma de utilizar as provas sociais de uma maneira que não é tão convencional, porém capaz de gerar bons resultados, é através de ações de e-mail marketing.

Uma dica é separar um dia do seu calendário de disparos para compartilhar um depoimento ou uma história de um dos seus clientes.

Sites

Trabalhe com trechos de provas sociais em páginas em que os usuários tenham alguma tomada de decisão, seja uma compra ou uma conversão de leads.

Outra ideia interessante é trabalhar com uma aba de cases de sucesso e concentrar lá todas as informações relevantes para os leitores.

Parcerias

Faça parcerias – pagas ou não – com pessoas que possuem um forte nome no seu mercado. A opinião de referências de peso é uma prova que muitos desejam mas poucos possuem. Não é à toa que muitas empresas vêm investindo no uso de influenciadores digitais.

Agora que já está por dentro de todos os benefícios, tipos e maneiras de usar as provas sociais, é só colocar em prática!

Você já utiliza alguma prova social? Qual delas? Conta pra gente!

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