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O que é Social Listening e por que ele é importante numa estratégia de marketing

26 fevereiro, 2021

Como um bom profissional de marketing, você já sabe que as redes sociais não são apenas plataformas para produção de conteúdo, interação e vendas diretas e indiretas. Hoje em dia, elas são muito mais que isso, são ferramentas essenciais para as empresas atingirem seus públicos-alvo, no momento certo e com a melhor estratégia.

Acompanhar o que acontece em tempo real nas redes sociais, fazer o monitoramento da audiência de uma marca e interagir com usuários, são tarefas de todo social media. Mas, além de fazer isso, o social media precisa estar sempre atento às novidades, analisar cada assunto do momento e observar tudo ao seu redor, para tirar proveito disso e extrair ideias e insights para seus clientes.

É aí que o termo Social Listening entra em cena, pois é justamente isso: estar atento a tudo o que acontece para aproveitar ao máximo os acontecimentos. Quer saber como utilizar essa estratégia na sua empresa e começar a aplicar na rotina de seus social media? Continue lendo este post!

O que é Social Listening

Também conhecido como “Escuta Social”, traduzindo para o português, é a ação de “escutar” o que as pessoas têm a dizer através de interações sociais, acompanhando conversas, palavras-chave e termos específicos na internet sobre assuntos que estejam diretamente ligados a um negócio. Com isso, é possível trazer ideias e oportunidades para cativar cada vez mais o público. É mais do que ficar apenas monitorando e respondendo comentários ou ver o que estão falando sobre uma marca ou produto nas redes sociais, aplicativos ou blogs.

Alguns profissionais chegam até a fazer uma leve confusão com a atividade de monitoramento de marca, pois ambos são semelhantes e funcionam melhor juntos. Mas o social listening vai além de apenas monitorar e responder perguntas sobre uma marca, é uma ação estratégica, é analisar e refletir sobre as informações monitoradas e respondidas ao público e obter retorno positivo com essas ações.

Por que o Social Listening é importante?

Esta estratégia é considerada muito eficaz para empresas que buscam conhecer melhor seu público-alvo e desejam engajá-lo, descobrindo seus interesses, para entregar a eles exatamente o que procuram. Analisar o contexto e as tendências acerca das interações, além de trazer ideias de conteúdos para produzir, fará com que sua empresa saiba como se portar diante do seu público, como por exemplo, como se comunicar com ele, saber o que não falar e o que não fazer, entre outras situações.

É também uma forma de se aproximar da audiência e assumir uma relação mais humanizada, mostrando como a marca entende o público. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas querem saber como empresas se posicionam sobre assuntos diversos relacionados ao mundo cotidiano, pois mais importante do que apenas adquirir produtos e serviços de qualidade, é confiar em marcas que possuem valores e crenças.

Como funciona essa estratégia

O principal objetivo do social listening é “ouvir” e prestar bem atenção no que a audiência de um negócio está falando no ambiente digital e usar isso a seu favor, obtendo o máximo de ideias para produzir conteúdos relevantes para a empresa. Na prática funciona da seguinte forma:

– A equipe de social media, além do planejamento de conteúdo e calendário de postagens, precisa incluir em sua rotina a função de monitoramento, utilizando ferramentas que auxiliem essa prática.

– Com o auxílio dessas ferramentas, é necessário monitorar o que o público está falando, e através das interações, identificar o que pode ser explorado para sua empresa.

– Depois de extraídas as informações relevantes, basta analisar como usá-las em ações e estratégias de marketing para atrair ainda mais o seu público.

Benefícios do Social Listening

O Social Listening é capaz de trazer diversas vantagens para as marcas. Vamos conhecer algumas delas?

Conhecer a própria marca

Uma das razões mais importantes para utilizar o Social Listening é a possibilidade de conhecer ainda mais sua própria marca, requisito fundamental para o sucesso de um negócio. Desta forma, você poderá entender melhor o impacto que ela tem com o público e o que eles esperam da sua marca.

Observar as interações sociais é interessante para descobrir opiniões e experiências, que não são ditas diretamente para sua empresa e o que são ditas sobre ela, e assim você poderá usar essas informações para conhecer a imagem que seu negócio gera diante do seu público.

Estar sempre informado

Com o Social Listening você fica sabendo de tudo o que seus clientes estão dizendo sobre sua marca, seja fazendo elogios ou críticas. Desse modo você sempre estará informado e terá uma noção da satisfação do seu público, identificando pontos negativos para serem resolvidos e pontos positivos para serem analisados e assim, poder melhorar cada vez mais a experiência que seus clientes possuem com sua marca.

Evitar surpresas

O movimento de interações que acontece hoje em dia nas redes sociais (principalmente no Facebook, Twitter e Instagram) é muito grande. Por isso, um dos grandes benefícios de incluir esta função no dia a dia é evitar que crises aconteçam.

O listening permite que os social media obtenham dados e informações relevantes de como as pessoas se sentem em relação à sua marca ao longo do tempo. Assim, eles podem prevenir que uma crise aconteça, pelo simples fato de analisar o contexto de reclamações e comentários negativos que chegam a respeito de um produto específico, por exemplo, e tomar a atitude necessária a tempo.

Criar o conteúdo que seu público deseja

Você já está cansado de saber que o conteúdo é uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de marketing digital, não é mesmo? Porém, mais importante do que produzir conteúdo para sua marca no seu site, blog ou redes sociais, é entregar o conteúdo que seu público deseja, para desta forma mantê-lo engajado e convertê-lo em leads. Fazendo o Social Listening você pode identificar tópicos que sejam interessantes para sua audiência e produzir conteúdo baseado nesses assuntos.

Com o auxílio de uma ferramenta de monitoramento, você pode analisar tendências, hashtags ou palavras-chave que as pessoas usam quando falam sobre sua marca ou sobre um tema relacionado a ela. Isso permitirá um entendimento maior de como seu público interage e como se comporta com sua marca ou sobre assuntos relacionados a ela para que você possa produzir o conteúdo adequado para eles.

Acompanhar a concorrência

Além de saber o que as pessoas estão falando sobre seu negócio e usar isso para obter ideias para conteúdos e conhecer melhor o seu público, é possível também acompanhar de perto o que está acontecendo com sua concorrência. Tão importante como saber o que o público pensa sobre sua empresa, é saber o que eles pensam sobre seus concorrentes.

Com este tipo de informação você pode descobrir o que seus concorrentes estão planejando e o que estão fazendo para que sua empresa possa desenvolver estratégias ainda melhores.

Como começar a implementar essa estratégia

Agora que você já sabe o que é, porque é importante, como funciona e os benefícios que trazem para seu negócio, chegou a hora de fazer o Social Listening na sua empresa. A primeira coisa a ser feita é definir os seus objetivos com o listening, ou seja, o que você espera conseguir com essa nova prática. Depois deve fazer um planejamento do que será monitorado e em quais canais será feito o monitoramento, lembrando que os canais devem ser os que o seu público está presente.

Estabelecer uma rotina de monitoramento ajudará a reunir as informações com mais precisão para, depois que alinhar com sua equipe, as ações a serem feitas baseadas no que for obtido com o listening. Lembrando também, que essa estratégia deve ser recorrente para conseguir aperfeiçoar cada vez mais suas descobertas.

Existem várias ferramentas de monitoramento no mercado para te guiar nas ações de listening, recomendamos que faça uma pesquisa e escolha a mais adequada com seus propósitos. E aí está preparado? Se tiver dúvidas de como começar, nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente e te ajudaremos a fazer um Social Listening certeiro.


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