Não deixe de inserir o WhatsApp Business na sua estratégia
25 julho, 2019Um dos maiores fenômenos virtuais da atualidade, o WhatsApp causou uma verdadeira revolução na maneira como nos comunicamos. A ferramenta já conta com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, sendo 120 milhões somente no Brasil.
Uma das regras mais importantes do marketing é estar presente onde quer que o cliente esteja. E como praticamente todo mundo possui uma conta no WhatsApp, as empresas não ficaram para trás e passaram a enxergar a plataforma como um ótimo canal de divulgação, relacionamento e vendas, inaugurando assim, uma nova categoria de marketing, o marketing no WhatsApp.
Diante desses fatos, ano passado, o WhatsApp lançou gratuitamente sua versão business, voltada exclusivamente para o uso empresarial. Quer saber como usar o WhatsApp Business na sua estratégia e alcançar resultados ainda melhores? Basta continuar acompanhando o nosso post!
O que é o WhatsApp Business?
É um aplicativo gratuito disponível tanto para Android quanto para iOS que possui o mesmo visual e funcionalidades do amado WhatsApp. A diferença é que a versão business é voltada para relações comerciais, permitindo, então, a realização de um suporte ao cliente e envio de notificações importantes de forma automatizada.
Assim como o Facebook, o WhatsApp começou como um espaço para promover interações entre os usuários. Mas como já era de se esperar, logo se manifestou como uma interessante oportunidade para as empresas. Hoje em dia, com o app, é possível:
- gerenciar um perfil comercial para exibir informações importantes, como horário de funcionamento, endereço, e-mail e o site de uma empresa;
- ter acesso a estatísticas, tais como: visualizar quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas;
- usufruir de ferramentas de mensagens para responder rapidamente os clientes etc.
Diante de tantas possibilidades, usar o WhatsApp Business tornou-se uma das formas mais econômicas e acessíveis de se fazer marketing digital. Econômico porque a plataforma é gratuita, e acessível, pois o único elemento necessário é um celular com acesso a internet.
No Brasil, 96% dos usuários de smartphones têm o Whatsapp. Então porque não utilizar esse potencial para fazer pesquisas de opinião, fechar vendas e tirar dúvidas? Vamos descobrir como utilizar a ferramenta da maneira certa?
Vantagens da ferramenta
Já apresentamos a ferramenta e introduzimos algumas das suas vantagens. Mas é claro que os benefícios vão além dos pontos já levantados. Acompanhe abaixo:
Uso de tags
É possível organizar as conversas por categorias usando a marcação de tags para identificá-las. Desta forma, é possível separar os clientes entre: novos ou agendados, por exemplo. Ou você pode também organizar as etiquetas entre pagas e pagamentos pendentes, tudo vai depender de como você deseja utilizá-las e dos tipos de interação com o cliente.
Agilidade no atendimento
Assim como o WhatsApp normal, é possível acessar o app via desktop pelo WhatsApp Web. E somente no modo business, é permitido utilizar o recurso de envio de respostas rápidas. A função é ideal para empresas que recebem muitas mensagens e precisam agilizar o atendimento aos clientes.
As respostas rápidas possibilitam salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder a perguntas comuns de maneira rápida e fácil. Outra vantagem oferecida é o envio de mensagens automáticas enquanto está ausente. Lembra do horário de funcionamento do perfil que falamos no início deste post? Há como configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver fora do horário de atendimento.
Listas de transmissão
Com as listas de transmissão é possível enviar uma mensagem para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Essa função é super útil para disparos de promoções, lançamentos e novidades da marca de uma maneira simples e rápida.
Acesso a métricas
Como sempre é dito aqui nos textos do nosso blog, a análise das métricas é uma parte crucial, uma vez que elas indicam a performance do seu negócio e como melhorá-lo.
Com a versão business, você terá acesso a dados de envio, entrega e leitura e assim, poderá monitorar as estatísticas, usando-as sempre como referência para otimizar suas ações.
Dicas para o sucesso
Depois de todas essas informações, é impossível que você não tenha se animado em implementar esse recurso no seu planejamento. Só para não ter erro, deixamos aqui algumas dicas para você obter resultados positivos:
Use mensagens personalizadas
Busque usar o primeiro nome do usuário e envie algo que realmente possa ser do interesse dele, não adianta falar sobre promoção de artigos infantis com quem não tem filhos, por exemplo.
Dependendo do segmento da sua empresa e da sua brand persona, vale até usar memes para dar um tom divertido a conversa, é claro, sem esquecer de respeitar o espaço do usuário.
Não seja inconveniente
Dois fatos importantes: primeiro, jamais mande correntes e segundo, não inunde seus contatos com propagandas.
Assim como no e-mail marketing, o WhatsApp também permite que os usuários façam marcações de mensagens como spam. Portanto, a premissa está em não ser invasivo. Busque sempre ser objetivo e deixar que o consumidor lidere a conversa.
Use-o para ter feedbacks
Faça do Whatsapp um canal onde o público possa enviar feedbacks sobre seus produtos e serviços. Por que não enviar uma mensagem durante o pós venda e saber as impressões dos seus clientes? Certamente essas opiniões gerarão novos insights e deixarão os clientes mais satisfeitos.
Comunicação alinhada com outros canais
É provável que sua empresa utilize outros canais para se relacionar com os consumidores. Desta forma, é importante ter uma comunicação alinhada, tanto no tom de voz usado, quanto na imagem que será usada como perfil, já que essa deve conter a logo ou alter ego da marca.
Gere engajamento
Grandes empresas como a Absolut Vodka e a Hellmann’s souberam unificar a ideia de comunicação alinhada com outros canais e gerar engajamento para marca.
Para celebrar o lançamento da coleção Unique, a marca organizou uma festa exclusiva, sem a venda de ingressos. Para entrar, a pessoa deveria convencer o segurança de entrar na festa, mas essa conversa seria toda pelo WhatsApp. Como resultado, a marca conseguiu mais de 600 mensagens extremamente criativas que foram transformadas em um maravilhoso vídeo comercial. Para conferir basta clicar aqui!
Já a Hellmann’s, criou uma campanha chamada “WhatsCook”, no qual conectava os usuários a cozinheiros profissionais. A ação consistia em compartilhar os alimentos que tinham disponíveis na sua geladeira, e um chef respondia com ideias de refeições usando a maionese da marca. Como resultado, mais de 8 mil usuários passaram 65 minutos interagindo com os chefs enquanto cozinhavam. Uma campanha altamente bem sucedida, já que a Hellmann’s encontrou uma maneira de ser verdadeiramente útil aos consumidores. Quer ficar por dentro de toda ação, acesse aqui!
Depois desse monte de dicas, chegou a hora de você colocar tudo em prática! Não fique para trás e se precisar de uma ajuda, entre em contato com a gente!