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Nanoinfluenciadores: quem são e como podem ajudar sua marca

22 fevereiro, 2021

Quantas vezes você já utilizou os vídeos do YouTube como fonte de informação de produtos sobre os quais buscava maiores detalhes? Ou quem nunca se interessou por um determinado produto de beleza ou vestuário após conhecê-lo através dos posts no Instagram? É cada vez mais comum fundamentarmos nossas escolhas por determinados produtos ou serviços, após pesquisarmos a opinião de pessoas influentes e que mostram um grau de conhecimento específico sobre o assunto.

O desenvolvimento tecnológico vem trazendo em uma incrível diversidade de formas de se fazer marketing e alcançar o público-alvo. E, em um mundo que se mostra cada vez mais interligado através das redes sociais, a utilização de influenciadores digitais têm ganhado a atenção das organizações.

O grande número de seguidores e a capacidade de disseminação das informações costumava ser um fator relevante, constantemente buscado por profissionais do Marketing. Entretanto, o aumento da exigência do mercado consumidor aliado a constante necessidade de produção de conteúdo personalizado e adequado aos nichos específicos de vendas, resultou em uma transformação dessa tendência. Passou-se a valorizar mais a atuação de influenciadores com menor alcance, mas com interações mais acentuadas com o público que se pretende atingir.

Quer saber mais sobre os nanoinfluenciadores e como eles podem te ajudar na divulgação e no engajamento da sua marca nas redes? Então da uma olhada nesse conteúdo!

O que são nanoinfluenciencers?

Nanoinfluenciadores são usuários ativos em redes sociais que possuem entre 1 mil e 10 mil seguidores, mas que ocupam um nicho bastante específico no mercado digital por trabalharem diretamente com um público segmentado, através da abordagem de um tema específico.

Nesse caso, a sua capacidade de influência não está relacionada ao volume de interações com determinado produto, mas com nível de engajamento de sua audiência.

Isso porque, de uma forma geral, os nanoinfluenciadores contam com um público fiel, conectado e que confia no trabalho desenvolvido, permitindo que o conteúdo publicitário produzido possa impactar, diretamente e sutilmente, no cotidiano de seus seguidores.

Se o número de consumidores impactados se torna consideravelmente menor, a qualidade da interação que o nanoinfluenciador é capaz de ofertar aos seus seguidores acaba por resultar em um nível de engajamento maior, diferencial que os transformou em instrumento fundamental no mercado publicitário.

Qual a importância deles para o Marketing?

Imagine que você é o dono de um restaurante local, instalado em uma cidade turística, e que pretende desenvolver uma campanha publicitária para atrair um público maior ao seu estabelecimento. Onde investir? 

  • Em uma parceria com um site que se ocupa em fornecer dicas de viagens de uma forma geral, e que gera um alto nível de acesso?
  • Ou investiria em um perfil de menor impacto em termos de números, mas que se ocupa a trabalhar diretamente a cidade em que seu estabelecimento está localizado, possuindo um público fiel e que busca informações específicas?

A importância dos nanoinfluenciadores está na lógica de que é melhor falar para um público menor, mas predisposto a consumir o produto ou serviço oferecido, do que buscar um influenciador de maior público, no qual a grande maioria não sofrerá qualquer impacto.

É justamente nesse cenário que prevalece a percepção de que relação dos nanoinfluenciadores com seus seguidores pode gerar benefícios significativos para os seus esforços de Marketing, uma vez que publicidade veiculada ganha autenticidade, resultando na captação de novos consumidores e na estruturação da identidade da marca.

O comprador moderno valoriza experiências únicas, humanizadas e que não pareçam uma mera tentativa de venda, e a publicidade veiculada a partir de perfis de nanoinfluenciadores geram uma credibilidade naquilo que é apresentado.

Ainda não se convenceu de que é uma boa? Comprovadamente, os nanoinfluencidores apresentam taxas de engajamento mais altas do que os megainfluenciadores, afinal, lidam com um público reduzido e que, muitas vezes, os conhecem pessoalmente.

Estamos diante, portanto, de uma estratégia fundamental para atingir objetivos presentes em qualquer abordagem de Marketing, como a promoção de produtos, o aumento da visibilidade da empresa, a humanização da marca, a atração de novos clientes, o aumento do engajamento, um maior nível de interações, ou seja, tudo aquilo que os profissionais de Marketing buscam.

Quais são as vantagens dos nanoinfluenciadores?

O tópico anterior já apresenta uma série de vantagens em trabalhar diretamente com investimento em nanoinfluenciadores, mas deve-se olhar de forma mais ampla. 

As principais vantagens de contar com nano influenciadores são:

  • Se comparado com outras estratégias de marketing, são bem mais baratos;
  • As parcerias podem ser feitas por meio de permuta ou valores mais em conta;
  • É possível ter mais autonomia, pois são mais abertos durante o processo estratégico, concedendo espaço para que a própria marca tenha maior controle sobre as ações realizadas;
  • O marketing é feito de forma menos agressiva, ao mesmo tempo em que é muito mais persuasiva.

Como utilizá-los em uma estratégia?

A utilização de nanoinfluenciadores na sua estratégia de marketing dependerá das características da empresa, do produto que se pretende promover e do público que se deseja atingir, de forma a escolher as ações e, especialmente, os parceiros que possibilitem impacto real nos resultados.

Quais são os objetivos e prioridades da campanha? Se o foco é somente expandir o alcance da marca através de uma rede social específica, o formato deverá ser adequado, sendo diferente, por exemplo, de uma estratégia focada em vender produtos em um e-commerce.

É preciso entender e escolher adequadamente qual ou quais redes sociais estão melhor associadas ao espírito da marca ou ao público alvo. É fundamental focar nas redes em que sua persona se mostra mais presente, de modo a atingir o maior número possível de potenciais clientes.

A escolha do nanoinfluencer deve, necessariamente, estar completamente adequada aos objetivos da marca, ocupando positivamente o nicho em que seus alvos estarão incluídos.

O ponto chave está na percepção de que os nanoinfluencidores possuem um estilo próprio de comunicação. Podem fazê-lo da forma mais informal ou mais técnica. Podem utilizar termos juvenis ou adotar uma abordagem mais sóbria. Qual a característica da sua marca que você deseja ver presente no influenciador que vai apresentá-la?

A parceria com um influencer atrela a imagem da pessoa à marca, e vice-versa. Antes de estabelecer qual será a imagem de sua marca, tenha convicção que o tipo de conteúdo postado e o modo como o influencer se comunica com os seguidores está de acordo com a identidade da empresa.

Depois que você escolher os canais e os parceiros mais relevantes para sua realidade, é hora de planejar suas ações, desenvolvendo campanhas com objetivos claros, variando o tipo de conteúdo de acordo com o produto que você quer promover.

A promoção pode incluir a disponibilização de cupons de desconto, acesso a conteúdos exclusivos ou concessão de informações privilegiadas em primeira mão. O objetivo é claro: aproximar a marca do público atingido, utilizando a relação existente entre o nanoinfluenciador e seus seguidores.

E aí? Já imaginou como utilizar os nanoinfluenciadores em seu negócio? Sabe quem são os melhores influenciadores para a sua marca? Conheça estratégias de marketing de influência e a melhor forma de aplicação ao seu negócio com a VX Comunicação.


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