Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Links internos: descubra os benefícios dessa estratégia

4 abril, 2019

Se você já navegou pelas páginas de algum site ou blog e encontrou links que levavam para outras áreas desse mesmo domínio, você já viu o método de criação de links internos em ação.

Os links internos fazem parte de um conjunto de ações que formam o SEO, afinal de contas, são diversas as técnicas que podem nos levar ao topo dos ranqueamentos do Google. Entre as mais conhecidas estão o uso de palavras-chave, criação de conteúdo e muitas outras. Porém, muitos acabam não conhecendo ou negligenciando o uso dos links internos.

Pensando em te ajudar a melhorar ainda mais sua estratégia de SEO, criamos esse post cheio de dicas.

benefícios dos links internos

Benefícios dos links internos

Os links internos são links presentes em seu site, que apontam para outra página pertencente ao seu próprio site.

No geral, eles são usados a fim de facilitar a navegação do usuário dentro do site, mas existem muitos outros benefícios escondidos por trás dessa estratégia. Confira agora os principais.

Ajudar na indexação do site

Regularmente, o Google rastreia a internet em busca de novos conteúdos. Os googlebots seguem os caminhos dos links disponíveis para encontrar e indexar novas páginas. Sendo assim, se seu site apresenta vários links, o Google terá mais facilidade de rastrear seu conteúdo e abrirá as portas para muitos outros também serem encontrados.

Trabalhar a linkagem interna te dará uma autoridade ainda maior, já que você estará mostrando para o Google que cada conteúdo que você posta está relacionado com outros, também de qualidade.

Melhorar o ranqueamento do seu site

Os links internos auxiliam para um melhor ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, já que o algoritmo do Google visita os sites a fim de analisar e ranquear seu conteúdo. Sendo assim, quanto mais links internos, mais ele será guiado por dentro da página.

Essa simples estratégia é a maneira mais prática de passar valor de páginas mais importantes para páginas que ainda não tem a mesma força. Afinal de contas, não adianta nada ter só a home como página forte se as demais páginas de produtos, conteúdos e contato não aparecem bem nas buscas do Google.

Com isso, distribuir a força de páginas importantes para quase todas as páginas de um site melhora e muito o domínio como um todo.

Oferecer valor ao usuário

Quando estamos pesquisando sobre algum assunto, gostamos de nos aprofundar em outros conteúdos que estejam relacionados ao nosso interesse, não é mesmo? Quando você cria links internos, você está entregando mais valor aos seus usuários através da entrega de outros conteúdos.

Saiba também que essa é uma ótima maneira de conduzir seus usuários a um determinado destino, ou seja, é uma ótima estratégia para quem deseja trabalhar com a ideia de nutrir os leads em uma jornada de compra.

Melhorar as métricas do site

Com essa estratégia é possível oferecer uma experiência de navegação melhor, já que os links internos ajudam o visitante a encontrar as informações que ele busca de maneira mais objetiva, entregando mais valor e conteúdo.

Você irá notar que sua taxa de rejeição irá diminuir e que sua página por sessão irá aumentar. Mas as vantagens não param por aí: será possível, ainda, ver que o tempo de duração no site irá aumentar, o crescimento através de pesquisas orgânicas vai se destacar, e com isso você notará um aumento no tráfego do site.

Como colocar em prática?

Agora que você já está ciente dos benefícios dessa estratégia, vamos aprender a usá-la?

A cada novo conteúdo, insira links antigos

A dica aqui é manter uma frequência de postagens e criar um documento que possua todos os títulos e URLs das suas publicações. Quando você produz muito conteúdo, pode acabar esquecendo a existência de publicações anteriores sobre determinados assuntos, por isso, conte a ajuda de uma planilha, e a cada postagem, verifique se ficou faltando algum link relevante.

Desta maneira, cada vez que você lançar um novo conteúdo, terá muito mais facilidade de encontrar temas que possuem ligação com o assunto tratado no momento.

Esses links podem ocorrer de duas maneiras: você pode procurar palavras no texto que estejam ligadas a conteúdos anteriores. Por exemplo: você irá publicar um texto sobre landing pages e nele serão abordados temas como público-alvo, teste A/B, anúncios. Se você tem conteúdos sobre esses assuntos, essa é a hora de usá-los.

Outra maneira super eficaz é através de textos âncora descritivos, ou seja, frases que estabeleçam um link com outra página. A ideia aqui é colocar o link em frases que descrevem o assunto do destino do link. Pra ficar mais simples, separamos um exemplo na prática. Se durante o meu texto, eu quiser falar sobre benchmarking, eu posso inserir uma frase que encaminhe o leitor até o meu conteúdo sobre esse assunto, como por exemplo:

Se você querer atingir o sucesso, é preciso está ligado nas melhores práticas da concorrência.

Atualize conteúdos antigos com novos links

Dependendo da sua frequência de postagens, é recomendável de tempos em tempos, separar um momento para atualizar seus conteúdos antigos com links que foram publicados recentementes.

Quando você atualiza um conteúdo antigo, o algoritmo do Google reconhece essa ação e o indexa novamente, possibilitando uma melhora no ranqueamento da sua página.

Aplique e monitore os resultados

A estratégia de links internos deve ser tratada como um trabalho constante, portanto, é importante sempre checar se existem novos links a serem adicionados e se os antigos estão funcionando direito.

Aproveite essa estratégia pois o uso de links internos é uma das mais simples e eficaz táticas de SEO a serem aplicadas em qualquer site. Você notará que seus números de visitas orgânicas irão crescer constantemente.

Agora que você está por dentro de uma das técnicas de SEO, que tal se aprofundar mais um pouco no assunto e conferir porque essa prática está tão em alta?



Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?