CRM e Inteligência Artificial: uma revolução no Marketing
5 maio, 2025Você provavelmente já utiliza ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) no seu departamento de marketing, afinal, elas se configuraram como um pré-requisito para qualquer time que lida com as demandas de relacionamento com o cliente.
Todavia, os softwares de CRM estão quase se tornando aquele pequeno enfeite na sala – está sempre por lá, compõe a decoração…, mas passa despercebido. Pelo menos, essa é a realidade em muitos times de marketing.
Se essa situação acontece na sua empresa, hoje vamos mostrar bons motivos para você ficar mais ligado do que nunca nesse assunto.
As ferramentas de CRM estão cada vez mais atualizadas, ganhando mais poder no relacionamento com o consumidor por causa de um adicional incrível: a Inteligência Artificial.
Neste artigo, você vai rever a importância desse mecanismo e como ele continua relevante para impulsionar as estratégias e resultados com novas tecnologias.

O que há de novo no CRM?
Faz tempo que a comunicação de massa vem cedendo espaço para uma comunicação alinhada às necessidades de cada consumidor. Esse novo alinhamento, por sua vez, tem demandado constantemente mais personalização no trato com as empresas.
Nesse sentido, individualizar a oferta deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigatoriedade que cresce ano após ano.
Com essa constatação, você se pergunta: como individualizar ainda mais a mensagem para o meu público, em meio a tantos consumidores diversos na internet?
Nós respondemos: se as ferramentas de CRM já foram consideradas a chave nessa missão, agora o reforço fenomenal das IAs vira totalmente o jogo.
Com elas, o sonho da jornada do consumidor para cada usuário vem se tornando um objetivo possível. Essa estratégia, que desenhava todos os pontos de contato do cliente – da descoberta, compra até a fidelização –, agora tende a se tornar mais precisa e individual, permitindo aos profissionais otimizarem seus esforços com a alocação de verbas, medição de custo vs. resultado e tomada de decisão.
Isso será mais comum com o passar do tempo graças ao poder das IAs e à sua capacidade de juntar dados, analisar informações e fornecer insights poderosos.
Como você está notando, as IAs têm sido aprimoradas em um curto intervalo de tempo, e aqueles que dominarem essas features em CRM e criarem expertise em sua aplicação o quanto antes estarão muito à frente de seus concorrentes.
Assim, algumas perguntas simples, como “em qual horário enviar uma mensagem?”, “qual é a melhor abordagem para um assunto de e-mail?”, “quando enviar um cupom para retomar o carrinho de compras abandonado?”, passam a ser respondidas ou mesmo automatizadas para aumentar a probabilidade de sucesso.
Os questionamentos agora passam a ter respostas mais embasadas, o que gera oportunidades únicas.
Quais são os principais benefícios do CRM?
Personalização da jornada e atendimento ao cliente
Como pincelamos nos parágrafos acima, os sistemas de CRM, impulsionados pelas inteligências artificiais, são capazes de prever uma oferta melhor de produtos e serviços alinhados ao desejo do consumidor, de maneira mais assertiva e no tempo certo, a partir de uma análise profunda de dados comportamentais.
O que antes era pensado para clusters, agora passa a ser muito mais analítico em relação à individualidade do cliente.
Muito além da compra, o atendimento continua. Dessa forma, o CRM passa a ter ainda mais força na coleta de dados e geração de ideias sobre o uso do produto ou serviço, evidenciando como está sendo a experiência do consumidor, quais são suas dúvidas, os pontos positivos e negativos do produto e assim por diante.
Isso é fundamental para entender que canais de contato utilizar, o que melhorar na oferta e como educar o consumidor sobre ela.
Análise preditiva de demandas de mercado
Quem nos dera podermos prever o futuro, não é? Ainda que isso não seja totalmente possível, a partir de uma análise consistente de dados, você terá base suficiente para desenhar cenários e montar planos caso algum deles aconteça.
Por meio da coleta e interpretação de dados em grande volume, como histórico de compras, pesquisas feitas em sites de busca, comportamento online, sazonalidade e outros, as ferramentas de CRM combinadas às IAs conseguem antecipar padrões de consumo e indicar possíveis tendências.
Essas sinalizações podem ser consideradas confiáveis, pois os insights são gerados a partir de comportamentos que já aconteceram. Isso permite justamente uma tomada de decisão que antecipe as necessidades dos consumidores de maneira estratégica e embasada, e não como um simples exercício de futurologia.
Um exemplo prático disso foi o boom do pistache no Brasil. O que outrora era algo demandado por um recorte da população, logo se tornou o queridinho de uma enorme parcela do público. Para uma rede de docerias, por exemplo, identificar isso antes do aumento da procura com certeza faria uma enorme diferença no planejamento dos seus produtos para momentos-chave do ano, como Natal ou Páscoa.
Portanto, graças ao poder de processamento e análise das inteligências artificiais que agora podem combinar fatores econômicos, climáticos e geopolíticos aos dados comportamentais, os profissionais de marketing têm uma mina de ouro.
E lembre-se, isso também pode servir para analisar o consumo dos produtos que você já oferece. Identificar o aumento ou diminuição da demanda, conforme o comportamento do consumidor, é fundamental para ajustar preços, estoques, produções de edições limitadas ou a aposta em collabs.
Integração omnichannel eficiente
As marcas hoje possuem dezenas de pontos de contato de vendas e suporte: lojas físicas, aplicativos, marketplaces, e-mails, SACs, DMs das redes sociais e afins.
Tornar todas essas frentes um ecossistema uniforme e conectado só se torna viável com a atuação do CRM.
A ideia é fazer com que a comunicação seja sólida e fluida e as experiências sejam verdadeiramente integradas em canais ON e OFF.
Nesse sentido, as ferramentas de CRM potencializadas por inteligência artificial são capazes de otimizar o atendimento e oferecer interações personalizadas em qualquer lugar.
As campanhas de CRM na VX Comunicação
Na VX, operacionalizamos campanhas digitais de CRM conectando dados, canais e criatividade para gerar resultados concretos. Sempre com foco em performance e escala.
Em alguns projetos recentes, impulsionamos campanhas por meio de push notifications estratégicas via app, garantindo que a mensagem certa chegue ao público ideal no momento propício.
Também somos responsáveis pela implementação de peças criativas em grandes portais do ecossistema Globo, como ge e Receitas, ampliando a presença de marca em ambientes de alta audiência.
O desafio envolve também links parametrizados para ações de mídia paga em plataformas como Meta Ads, X, Kwai e outras, assegurando rastreabilidade e análise de performance detalhada, ações capazes de garantir integração entre os canais e a jornada de usuário fluida.
Essa atuação integrada é o que nos permite entregar campanhas mais inteligentes, com resultados mensuráveis e alinhadas às estratégias de marketing dos nossos parceiros.
CRM potencializado pelas IAs: oportunidade para as marcas
Bom, desde os seus primórdios, em sua fase quase embrionária lá nos anos 80, o CRM tem se mantido relevante e fundamental para as estratégias atuais. Atualmente ele ganha ainda mais forças graças ao avanço tecnológico.
Com isso, os horizontes são empolgantes para o aumento de faturamento, fidelização, construção de um relacionamento estreito e maior engajamento graças a hiperpersonalização do contato e da oferta. Além disso, a ação preditiva para a percepção de tendências e mudanças com certa antecedência também chega com tudo.
Diante disso, quem quer se destacar a partir de agora, precisa combinar suas estratégias a um banco de dados robusto e insights conquistados graças à IA aplicada em CRM.
Depois da leitura deste artigo, esperamos que você tenha percebido o valor de uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente, ainda mais em momento de ruptura tecnológica como este que estamos vivenciando.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema ou precisa de um parceiro para implementar ações de CRM que dão resultados, é só falar com a gente aqui na VX Comunicação.
Que a sua leitura tenha sido proveitosa! Lembre-se de conferir muitos outros textos interessantes aqui em nosso blog. Assine nossa newsletter e não perca mais nada do que vem por aí!