Conheça o Marketing Social e implemente-o na sua empresa
18 março, 2022Como sabemos, o marketing tradicional já sofreu diversas mudanças de estratégias e posicionamentos ao longo de sua história, dando origem ao marketing digital que conhecemos hoje. Uma dessas principais mudanças, além da forte presença no mercado digital que vivenciamos atualmente, foi com relação às propagandas: antes elas tentavam convencer o público a fazer uma compra a qualquer custo, com mensagens focadas exclusivamente nas vendas.
Hoje o objetivo das propagandas é conquistar clientes, entregando informações que lhes sejam úteis, cativando-os e estabelecendo um relacionamento de fidelidade e confiança, valorizando sua jornada de consumo. Essa relação de “amizade” entre marcas e consumidores foi se transformando aos poucos, com a adoção de novas estratégias, como oMarketing de Conteúdo.
Com essa nova forma de se relacionar, os consumidores passaram a se sentir queridos pelas marcas, e elas passaram a demonstrar se importar com eles. Isso porque os consumidores sempre esperaram que as marcas fossem mais humanas – afinal, as marcas são feitas por pessoas, né? – e que oferecessem experiências personalizadas. E, além disso, que elas trouxessem soluções de impacto social que beneficiassem toda a comunidade.
E, falando sobre impacto social, você certamente já ouviu o termo Marketing Social, não é mesmo? Uma estratégia que tem tudo a ver com o que os consumidores esperam das marcas na sociedade como um todo, com posicionamentos e atitudes que geram mudanças baseadas em causas sociais e que realmente demonstram que elas se importam com o bem-estar do coletivo. Se você quer saber mais sobre o que é o Marketing Social e como essa tática é importante, continue lendo este texto até o final e descubra.
O que é o Marketing Social?
O termo Marketing Social é uma prática que surgiu na década de 70, introduzido pelo professor universitário Philip Kotler. Ele deduziu que os princípios do marketing tradicional, de vendas de produtos, também poderiam ser usados para promover causas sociais e propagar ideias, atitudes e comportamentos com foco no bem-estar coletivo. Desde então, o Marketing Social tem tido cada vez mais relevância e seu objetivo principal é atenuar problemas sociais relacionados, principalmente, às questões de saúde pública, educação, combate à fome e à pobreza e sustentabilidade, entre outros.
O intuito do Marketing Social é envolver a população com causas sociais, com a responsabilidade afetiva das marcas em ações com esse princípio, mostrando – e demonstrando – não serem motivadas por interesses comerciais, mas por impulsos genuínos, por empatia e pelo desejo de ajudar o próximo. Esse comportamento cativa o público, que se identifica com determinadas causas e se sensibiliza por elas, passando a fazer parte do ‘movimento’.
Quando uma empresa faz ações de Marketing Social, ela demonstra seus princípios e seu posicionamento diante de uma causa social. E comunica que seus colaboradores, fornecedores e stakeholders, entre outros, também apoiam esta causa e se importam com ela.
Diferença entre o Marketing Social e a utilização de causas sociais no Marketing Comercial
Com o tempo, as marcas foram percebendo o interesse das pessoas nesse tipo de ação e começaram a investir em causas sociais como forma de promover sua imagem diante do público. Surgiram, assim, campanhas milionárias. Algumas bastante conhecidas e ativas até hoje, como Mc Dia Feliz (do McDonald’s), Criança Esperança (da TV Globo) e Adotar é tudo de bom (da Pedigree).
Muitas empresas passaram a usar a estratégia de Marketing Social para se autopromover, sem praticar, de fato, ações em prol da sociedade. Essas marcas, que vêm se utilizando dessa potente ferramenta focando apenas no lucro, estão sendo facilmente desmascaradas pelos consumidores.
Enquanto o Marketing Comercial – o marketing com o qual já estamos acostumados e que conhecemos bem – é focado em conseguir vendas para um negócio e reconhecimento por parte do público, o Marketing Social tem como princípio apoiar ações para transformar o mundo em um lugar melhor, ajudando o próximo e gerando impactos positivos na sociedade.
A importância do Marketing Social
A importância de usar o Marketing Social como estratégia é demonstrar a empatia com causas em ações de engajamento social, cativando o público e fazendo-o confiar e acreditar ainda mais nos propósitos de uma empresa.
No momento em que vivemos, o público já tem na palma da mão as informações que deseja sobre qualquer item. Portanto, é necessário encontrar novas formas de chamar sua atenção e diferenciar-se da concorrência. O Marketing Social pode ser a estratégia perfeita para atrair consumidores que valorizam a participação de empresas em causas sociais e que investem em ações nas quais acreditam.
Exemplos de práticas de Marketing Social
Para entender melhor o intuito do Marketing Social, trazemos alguns exemplos de empresas que já realizaram campanhas no Brasil e no mundo e que, provavelmente, você deve conhecer.
1. Mc Dia Feliz
Possivelmente, esta é uma das campanhas de Marketing Social mais conhecidas da atualidade. Todo ano, a rede mundial de sanduíches McDonald ‘s realiza, em um dia, uma ação em que as vendas de um sanduíche específico, o Big Mac, são revertidas para o apoio à causa do câncer infantil. O Mc Dia Feliz acontece há 30 anos e já destinou mais de 200 milhões de reais a instituições de todo o país, levando milhares de pessoas a participarem da ação por todo o território nacional a cada edição.
2. Pedigree: Adotar é tudo de bom
A marca de rações caninas investiu muito nesta campanha que visa à conscientização sobre a adoção de animais abandonados. A estratégia foi reverter parte das vendas dos produtos da marca ao programa, envolvendo a população na causa e conseguindo adoções com o apoio de muitas ONGs que cuidam de animais. A empresa realmente se envolveu nesse propósito, despertando admiração e vontade nas pessoas de adotarem pets abandonados.
3. Criança Esperança
Provavelmente este seja o exemplo de Marketing Social de mais força no Brasil. Todo mundo conhece o projeto Criança Esperança, desenvolvido pela TV Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que surgiu em 1986 com uma ação pontual de doações para a região nordeste do país por iniciativa do ator Renato Aragão.
A iniciativa virou um sucesso no país e é realizada anualmente, ajudando instituições com crianças e adolescentes carentes. Hoje, o projeto já ultrapassou mais de R$ 300 milhões em doações a 5 mil instituições, beneficiando cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes pelo país. Depois de 32 anos de existência, o Criança Esperança é reconhecido pela ONU como um modelo internacional, incentivando debates sobre políticas públicas e transformação social.
O projeto, além de trazer resultados sociais, associa a rede de televisão a uma causa nobre e concreta, com objetivos claros, envolvendo diretamente os telespectadores que ficam comovidos e admirados com a causa e fazem milhares de doações.
Como praticar o Marketing Social
Mais do que passar a imagem de uma empresa que se importa com uma causa, as marcas precisam ter essa “filosofia” em seu DNA, demonstrando compromisso, agregando valores e praticando ações que tragam mudanças às vidas das pessoas que realmente necessitam, conquistando a confiança de seu público.
Para começar a praticar o Marketing Social em um negócio, é preciso, primeiramente, avaliar os valores e crenças que são bem vistos pelo público e identificar se esses valores estão de acordo com o propósito da empresa. Depois, é necessário mapear as causas sociais que permeiam esses valores e escolher uma ou mais delas para se dedicar, com objetivos claros, a realizá-las, seja a curto, médio ou longo prazo.
Outro fator essencial para investir em ações de Marketing Social é a disponibilidade para se envolver intensamente com o propósito. É preciso demonstrar interesse e perceber a importância com a causa, divulgando bastante o trabalho e promovendo mudanças efetivas para que os consumidores possam associar a marca a essas mudanças e dar cada vez mais valor a isso.
Agora que você já viu o que é o Marketing Social, sua importância para as empresas e para a sociedade e exemplos de grandes empresas que já realizaram diferentes ações, que tal investir nessa estratégia e seguir esse caminho em seu negócio?
Temos certeza de que sua empresa poderá criar relacionamentos significativos e duradouros com seus consumidores, ganhando carisma e admiração. Não sabe por onde começar? Fique tranquilo, que nós da VX podemos te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo!