Confira as melhores práticas para aumentar o tráfego qualificado do seu site
26 julho, 2018Uma perguntinha rápida: é melhor seu site receber cem mil visitas mensais de usuários diversos ou vinte mil acessos de pessoas que compõem seu público-alvo? A resposta é meio óbvia, não é? De nada adianta ter um site popular se ele não tem tráfego qualificado e alinhado com o que você vende. Muita gente vendo o conteúdo, mas poucas conversões: essa é a receita que ninguém quer.
O tráfego qualificado é uma das métricas mais importantes de qualquer negócio online. Basicamente, esse é o grupo mais amado e desejado pelo marketing, pois é composto por aquelas pessoas que têm mais chances de comprar seu produto ou serviço. São leads com potencial real de converter.
Quer saber como atrair esse perfil para o seu site e deixar seu time de vendedores feliz da vida? Confira as 6 práticas que vão te ajudar a aumentar esse indicador!
1. Criação de conteúdo com foco na persona
A primeira coisa a fazer é definir quem é a sua persona, ou seja, aquele cliente dos sonhos, que tem as necessidades e o perfil (social e econômico) que sua empresa quer atender.
Mas não vale nada encontrar essa pessoa e entregar um conteúdo fora da realidade dela. Imagine um negócio que quer vender para um jovem antenado nas novidades tecnológicas, mas produz materiais sobre “o advento da internet” como se fosse a notícia mais nova do mundo? Muito difícil dar certo.
Por isso, lembre-se de pautar qualquer post, vídeo, imagem etc. de acordo com o que sua persona deseja e consome. Por exemplo, no caso dos jovens, é importante que seus artigos sejam leves, com gírias e expressões comuns da geração e trate de assuntos que eles dominam (games, tecnologia, redes sociais). E, claro, faça isso enquanto direciona para as soluções do seu negócio.
2. Estratégias de Inbound Marketing
Aplicar estratégias de Inbound Marketing pode ajudar você a melhorar seu relacionamento com os clientes e a captar mais leads, pois essas ações atraem pessoas, gerando valor enquanto resolvem seus problemas e suas dores.
Você já leu algum post, viu um vídeo ou abriu um e-mail que o fez se interessar por algo, mesmo que não fosse essa a sua intenção inicial? E mais, ficou tão envolvido que foi atrás de mais informações no blog/site que te enviou aquele conteúdo?
Pois então, é quase certo que esse foi um (bom) trabalho de Inbound Marketing, no intuito de justamente te levar aos outros materiais e produtos para concretizar uma venda.
Por isso, vale a pena investir nessa estratégia, especialmente em uma ação que costuma gerar bons resultados: o e-mail marketing. De acordo com um estudo do The Radicati Group, até 2021, cerca de 4,1 bilhões de pessoas usarão e-mail. É muita gente para você desconsiderar nas suas campanhas, não é? Então, não se esqueça do e-mail marketing!
Além dessa ferramenta demandar um processo mais simples e prático, há uma garantia maior de que as pessoas serão impactadas pelas suas mensagens — diferente de algumas redes sociais, que têm o alcance limitado cada dia mais.
3. Estratégias de SEO
Search Engine Optimization (SEO) é um termo que você já decorou, mas precisa se lembrar toda vez que começar uma ação para atrair tráfego qualificado. Por quê? Porque sem ele seu negócio não sobrevive na internet.
Estratégias de SEO são fundamentais para que o conteúdo do seu site apareça bem posicionado nos resultados do Google para termos e temas relacionados à sua empresa. Uma ação boa de SEO é ter um site otimizado para dispositivos móveis. Fazer linkagens internas entre seus artigos também é uma ótima prática.
Fique atento às técnicas da área e informe-se. O algoritmo do Google vive se atualizando, então você também precisa.
4. Guest posts com parceiros de alto nível
Você já notou algum artigo que tinha um tom ou um tema diferente do resto daquele blog que você gosta? Esse pode ter sido um guest post, ou seja, um post escrito por alguém que não é do blog.
Essa é uma estratégia comum para atrair tráfego qualificado de portais e páginas de referência do mesmo nicho que o seu. Por exemplo, se você vende celulares, pode fechar uma parceria com um blog famoso que dê dicas e faça comparações entre modelos de smartphones.
Você pode escrever um artigo lá e, usando links posicionados estrategicamente, atrair os leitores daquele site famoso até as suas páginas — ofereça o mesmo ao parceiro, assim vocês trocam influência e ganham leitores dos dois lados. É uma forma criativa de divulgar sua empresa, promover seus produtos ou serviços e fortalecer sua marca.
5. Links patrocinados
Sabe aqueles anúncios em forma de texto que aparecem como se fossem resultados de pesquisas do Google? Eles ficam sempre no topo da página, muitas vezes anunciando justamente produtos ou serviços relacionados ao que acabamos de buscar.
Para quem está começando e tem pressa de mostrar a que veio, atraindo tráfego mais rápido, eles são essenciais! Investir nesses links faz com que as páginas do seu site apareçam em muitas pesquisas de usuários que estão atrás de produtos ou serviços que seu negócio vende, ou seja, você vai chegar até seu público-alvo.
De acordo com a pesquisa Impact of Organic Rank on Ad Click Incrementality, feita pelo Google, 89% dos cliques em links patrocinados não são recuperados com cliques orgânicos quando os anúncios são pausados.
Complicou? A gente explica: digamos que seu site receba 20.000 acessos mensais, sendo 10.000 provenientes de cliques em resultados orgânicos e 10.000 de links patrocinados. Se você pausar os anúncios, vai perder mais ou menos 8.900 acessos, ou seja, os resultados orgânicos não vão conseguir cobrir esse buraco.
Os links patrocinados parecem relevantes agora, não é?
6. Regularidade na criação de conteúdo
Você já virou fã de um blog ou página, acompanhou os posts todo dia, até que eles começaram a diminuir e, de repente, sumiram? Com o tempo, você até pode ver alguma coisa nova por lá, mas a tendência é buscar outros sites para seguir, certo? Afinal, a gente quer ver conteúdo.
Essa situação pode ser ruim para o público, mas é pior ainda para a empresa, mesmo que ela volte a postar de vez em quando. Isso porque é essencial ter regularidade para manter seus seguidores acessando constantemente seu blog ou site.
Quando a gente quer atrair tráfego qualificado, precisamos lembrar que parte disso é manter o público interessado. Portanto, assim que começar a trabalhar suas estratégias de marketing com foco na atração de leads, atenção: não pare. Tome fôlego e mergulhe de cabeça na produção de conteúdos de qualidade!
O foco de todo esse trabalho está sempre na conversão, ou seja, na geração de leads que podem ser mais bem trabalhados pela equipe comercial.
Se você tiver dificuldades em atrair o público certo ao seu site, busque uma agência com essa expertise para ajudar. Com profissionais capacitados, conquistar o valioso tráfego qualificado se torna uma missão mais fácil de ser vencida — e aí é só correr para o abraço!
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