Como humanizar a comunicação da sua empresa
19 novembro, 2020Humanizar a comunicação deixou de ser um mero detalhe sobre uma marca: é a maneira como diversas empresas têm atraído cada vez mais clientes e gerado um relacionamento duradouro.
Mas, afinal de contas, o que é a comunicação humanizada? Como aplicar na minha empresa e quais os benefícios?
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este post. Explicamos tudo que você precisa saber para humanizar a comunicação da sua marca e garantir mais proximidade com seus clientes. Vem ver!
O que é comunicação humanizada?
Com o uso cada vez mais frequente da tecnologia, as empresas passaram a oferecer um tratamento mais robótico e automático aos clientes. Quantas vezes você já não ligou para uma operadora de celular, por exemplo, e demorou até conseguir ser realmente atendido por outro ser humano?
Além disso, quantas vezes esse atendente não pareceu seguir um script prévio que, no final, não resolve seus problemas?
Muitas empresas perceberam o quanto isso é negativo para elas e passaram a adotar uma comunicação mais humanizada e próxima do consumidor. Afinal de contas, estamos em uma época que o usuário quer ir além da compra do produto ou serviço; ele quer uma experiência completa e positiva, com marcas que realmente se preocupam com suas necessidades.
A comunicação humanizada se trata justamente disso: um atendimento próximo ao consumidor, que olha para as necessidades dele e oferece uma solução que vai além da resolução do problema, encantando o usuário e o tornando promotor da marca.
Qual a importância de humanizar a comunicação?
Além de apresentar diversos benefícios, a comunicação humanizada vai mais adiante e passa a ser uma necessidade para as empresas que desejam sobreviver no meio digital e garantir um público fiel.
A seguir, explicamos alguns dos pontos que tornam a humanização da marca importante. Confira!
Maior efetividade na comunicação
Uma marca que opta pela comunicação humanizada consegue transmitir de forma mais efetiva as suas mensagens. Isso porque a comunicação humanizada leva em consideração o que o receptor da mensagem quer ouvir e quais soluções ele deseja.
Assim, uma marca humanizada está mais alinhada com o que o consumidor quer e, portanto, se comunica de maneira mais efetiva.
Preferência dos consumidores por marcas humanizadas
Com tantas opções no mercado, alguns aspectos que antes eram pontos chave na escolha dos consumidores como preço ou qualidade deixam de ser diferenciais entre as empresas. Agora, o que chama a atenção é o compromisso que a marca tem com os usuários.
Além disso, é muito melhor ser tratado de maneira diferenciada do que só como mais um cliente, não é? Algumas marcas, como o Nubank, fazem isso muito bem, ao tratar cuidadosamente cada um dos usuários que entram em contato, seja por qual for o motivo.
Interações humanas são preferíveis a bots
Em uma pesquisa da Retail Dive, cerca de 70% dos entrevistados preferia que o contato com o atendimento ao cliente da marca fosse realizado através de um humano e não com um robô. Dentre esses entrevistados, 48% afirmam que a grande razão disso é porque eles não acreditam que assistentes digitais entenderiam seus pedidos e dúvidas.
Já imaginou quantas vendas você poderia perder enquanto “economiza” utilizando um bot para atender seus clientes? E quantas oportunidades de encantar o cliente?
Proximidade da marca com a realidade
Outro ponto que torna muito importante a humanização da marca é o fato de que os consumidores veem que ela está próxima da realidade. A marca humanizada se posiciona, tem responsabilidade social, é acessível e educa seus consumidores.
A marca que mostra que está engajada se mostra realista, tornando o relacionamento com o cliente mais do que uma oportunidade de negócio para si, mas uma verdadeira vantagem para o cliente.
Como adotar a comunicação humanizada?
Agora que você entendeu a importância de investir em uma comunicação humanizada, que tal aprender a colocar ela em prática na sua empresa?
O processo de humanização da marca é lento e deve ir além de ações pontuais. Uma marca mais humana deve compreender essa característica em seus valores intrínsecos e você pode começar a mudar isso agora.
A seguir, conheça algumas das atitudes que sua marca precisa adotar para ser mais humanizada!
1. Estratégias não invasivas de Marketing
Marcas com comunicação humanizada não são invasivas e interruptivas. Em vez de comerciais que atrapalham o usuário, essas marcas se adaptaram e passaram a pensar em estratégias de marketing que não são incômodas.
Se você pensou em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, acertou! Essas são técnicas voltadas para criar uma relação de confiança entre a marca e o consumidor, através de conteúdos relevantes que educam os usuários e o aproximam da marca.
Assim, quando o consumidor precisar de uma solução que a sua marca oferece, ele já vai saber a qual empresa recorrer e vai confiar nos resultados.
2. Comunicação mais descontraída
Você já teve a sensação de que certas marcas se comunicam de forma engessada e robótica? Algumas empresas acreditam que devem ser sempre sérias e formais com os consumidores. Mas isso nem sempre é verdade!
É claro que existem momentos que exigem seriedade e calma da comunicação da sua empresa, mas saber se expressar e dar voz à sua marca ajuda a gerar identificação dos seus clientes com as suas soluções.
Marcas como Globoplay, por exemplo, se saem muito bem com uma comunicação bem humorada. Até mesmo empresas de setores mais conservadores, como o Nubank ou o banco Itaú foram capazes de dar voz às suas marcas de maneira divertida sem perder a confiança dos usuários.
3. Mostre quem está por trás da marca
Uma das maneiras mais efetivas de humanizar a comunicação da marca é mostrando que ela é feita de pessoas para pessoas. Quem são os colaboradores por trás da visão, missão e valores da marca?
O consumidor quer saber que existem outros indivíduos por trás do atendimento e da prestação de serviço. Isso ajuda tanto a gerar identificação com a marca como a também gerar a percepção de que o seu produto ou serviço é feito por pessoas que entendem as necessidades dele.
Deu para entender o quanto é importante humanizar a comunicação da sua marca e, assim, gerar mais aproximação com o seu cliente, não é? Lembre-se de sempre se perguntar “Se a minha marca fosse uma pessoa, como eu gostaria que ela fosse? De que maneira ela deveria ser vista pelas pessoas?”.
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