A jornada de compra e a influência no planejamento das campanhas de automação
16 agosto, 2018Você sabia que a jornada de compra da sua buyer persona influencia diretamente no planejamento das suas campanhas de automação? Quer saber mais sobre como fazer essa integração e garantir que seu lead avance no funil de vendas rumo a decisão e efetivação da compra? Continue lendo esse artigo e alavanque sua estratégia de marketing!
O que é a jornada de compra?
Você sabe qual é o caminho que o seu cliente faz até comprar o seu produto ou serviço? Esse caminho é chamado de jornada de compra (ou do inglês, “buyer’s jorney”). Ela auxilia na compreensão do trajeto que o consumidor realiza até a tomada de decisão da compra do produto ou serviço.
Entender bem essas etapas é fundamental para a estratégia de marketing digital, se você quer saber mais detalhes sobre esse processo, acesse o nosso post: O que é jornada de compra e como criá-la?.
Como a jornada de compra influencia no planejamento das suas campanhas de automação?
Antes de mais nada, precisamos ter em mente que a a jornada de compra auxilia no direcionamento do lead pelo funil de vendas nas etapas de topo, meio e fundo de funil. Os quatro estágios da jornada de compra, a) aprendizado ou descoberta; b) reconhecimento do problema; c) consideração da solução; e d) decisão de compra, devem nortear o caminho do planejamento de conteúdo e abordagem para as campanhas de automação de marketing.
Sabemos que o objetivo dessas campanhas é interagir de forma personalizada com seus leads. Por isso, é fundamental desenvolver conteúdos específicos para cada uma das etapas em que ele se encontra, para, dessa forma nutri-lo de modo que ele avance de nível até que se torne um lead qualificado para vendas de forma natural e eficiente.
Porém esse trabalho não pode ser feito de forma apressada e sem compreensão e visão de cada etapa bem definida da jornada de compra.
Na fase de aprendizado ou descoberta, é necessário despertar a atenção desse potencial cliente. Aqui ele ainda não sabe que tem um problema ou que pode encontrar uma boa oportunidade! Então o grande desafio é fazê-lo compreender que ele tem uma dificuldade para que futuramente, ele possa enxergar seu produto ou serviço como uma solução para ele. Não esqueça que ainda não é a hora de vender o seu produto como solução para ele e muito menos abordá-lo e assustá-lo com a sua equipe de vendas.
Agora você deve estar pensando: e como isso é vantajoso para o meu negócio? Primeiro, você vai dar tempo desse possível cliente avançar na jornada de compra e fazer com que ele queira comprar seu serviço.
Se você pensou: Ok, mas como eu faço isso? Você vai separar uma série e posts blogs que dialoguem com o seu produto ou serviço e que ao mesmo tempo toquem no assunto que o seu prospect ainda não sabe ser um problema que ele tem que resolver.
Agora que ele já avançou, é hora do reconhecimento do problema! Nesse momento que ele já sabe que tem um problema e começa a buscar soluções, então é hora de produzir conteúdo com foco no problema ou oportunidade. Sempre já direcionando para que ele avance no funil de vendas.
Depois de percorrer esses caminhos, ele já está na fase de decisão de compra! Então os conteúdos devem ser voltados prioritariamente para o fundo de funil, com comparações, exaltando seus diferenciais, landing pages de teste ou pré-inscrição. Essa etapa deve ser trabalhada com bastante cuidado para fidelizar esse cliente.
Dá pra confiar na jornada de compra?
Para que todo o processo acima ocorra de forma natural e mais eficaz possível, gerando leads e aumentando a conversão de vendas, é preciso criar uma jornada de compra que esteja de acordo com a sua buyer persona, contando o caminho que ela percorre até realizar a compra.
Para entender melhor como criar a jornada de compra adequada para o seu negócio, acesse o nosso post sobre O que é jornada de compra e como criá-la? e obtenha gratuitamente o modelo de jornada de compra. É prático e simples: após preencher as informações nos locais indicados, você terá em um só lugar tudo o que precisa de forma organizada para dar suporte ao seu projeto de marketing digital.
Mas se ainda restou alguma dúvida de como fazer seu lead avançar na jornada de compra, baixe agora nosso e-book!