6 estratégias com apps multitela para programas de TV!
29 março, 2018O uso do smartphone no dia a dia revolucionou a forma como as pessoas consomem conteúdo. Isso vale tanto para as informações que recebem no próprio celular, quanto para os momentos em que estão engajadas com outras mídias, como a televisão. Esse fenômeno, chamado de multitela, pode proporcionar excelentes oportunidades para programas de TV conquistarem mais relevância. Essa tendência consiste em utilizar aplicativos de smartphone para enriquecer a experiência de um programa de TV.
É um jeito de intensificar o engajamento da audiência ao aproveitar a tecnologia como aliada, criando um novo ambiente de interação para o telespectador. Para que seja possível obter as vantagens dos apps multitela é necessário atribuir uma estratégia eficaz. É necessário conhecer as expectativas do seu público, para ser capaz de planejar experiências de qualidade para esses usuários.
Como criar experiências multitela para um programa de TV?
A tendência multitela é forte, mas não garante sucesso por si só. Ela precisa vir acompanhada de uma boa estratégia, que consegue ser atrativa para o público telespectador, enquanto complementa o momento de assistir ao programa. Deve ser um meio complementar, que atende às expectativas de quem está assistindo e também é capaz de oferecer uma boa experiência, de maneira independente.
Isso parece complicado, mas não é: basicamente, é necessário entender quais oportunidades o seu programa de TV oferece para a tecnologia enriquecer seu contato de forma que o público queira usar o aplicativo. Existem várias formas de fazer isso, cada uma possuindo métodos distintos de manter a atenção do telespectador.
Que tal se inspirar? Confira a seguir 6 estratégias de apps multitela para programas de TV que você pode implementar:
1. Disponibilize seus episódios sob demanda
O conteúdo on demand e a experiência multitela são dois conceitos que andam juntos devido as preferências do público. Além de desejarem um contato mais próximo com seus programas favoritos, eles também querem poder assisti-los em qualquer momento do dia e em qualquer lugar.
Considere criar um aplicativo nos moldes do Globoplay, Globosat Play ou Cartoon Network Go, que reúne episódios dos programas para serem conferidos quando o usuário quiser após serem transmitidos. Você pode até inserir conteúdo inédito, criado especialmente para o aplicativo.
2. Agregue valor à experiência
O seu telespectador dificilmente utilizará um app multitela se não perceber valor naquela experiência. É necessário deixar claro quais benefícios ele aproveitará, além de saber convencê-lo de como o contato com seu programa será ainda melhor. Leve em consideração o que você sabe a respeito das preferências dessa audiência. Use essa informação para desenvolver um conteúdo que complemente aquele momento de maneira imperdível.
3. Use as redes sociais como motor
Um bom app multitela precisa reunir a comunidade do programa de TV. As redes sociais revolucionaram a forma como as pessoas discutem os seus interesses e isso se encaixa perfeitamente à experiência que você deseja criar.
Que tal usar as redes sociais para movimentar o seu app multitela? É isso que fazem canais como Telecine e Megapix no Twitter, por exemplo. Eles convidam seus usuários antes de começar a programação através de um Tweet, e interagem com seus seguidores durante todo o filme através dos comentários. Lembre-se sempre de incentivar seus telespectadores a comentarem sobre o programa nas plataformas que preferirem (você pode sugerir uma hashtag temática) e depois use um aplicativo para agregar toda essa discussão em um só lugar.
4. Mantenha o engajamento em outros horários
A tendência multitela não se limita apenas a conectar a audiência ao seu programa de TV enquanto ele está sendo transmitido. Você poderá aproveitar ótimas vantagens oferecendo uma experiência que mantenha seu público engajado, mesmo após o término do programa.
Por exemplo, é possível criar um feed de notícias relacionadas ao seu programa que notifica os seus fãs a respeito desses assuntos. Outra possibilidade envolve reunir informações relevantes sobre os elementos do programa, que entretenham os usuários até a hora de assistir ao próximo episódio.
5. Ofereça possibilidades interativas
Que tal permitir que o seu telespectador influencie o conteúdo do programa de TV usando um aplicativo multitela? Você pode oferecer uma escolha a quem utiliza o app e, em uma experiência ao vivo, coletar os dados resultantes dessa enquete e colocá-la em prática no ar. Essa estratégia requer um ótimo preparo da parte da sua equipe, já que é necessário contar com todos os cenários possíveis já gravados, ou boas habilidades de improvisação do apresentador para se adaptar às escolhas feitas.
6. Traga conteúdo dos bastidores
Quem ama um programa de TV quer consumir o máximo de conteúdo relacionado a ele e se sentir o mais próximo possível dele. Para aproveitar essa tendência com um app multitela, você pode destacar registros dos seus bastidores para que seus telespectadores possam acessar esse material.
Reúna detalhes das gravações, entrevistas com a equipe e curiosidades com um ritmo interessante de forma que seu público esteja sempre disposto a assistir. Mantenha esse conteúdo atualizado para que a audiência não caia.
Implementando a sua ideia de app multitela
Ao ter contato com as ideias acima, você já tem um bom material para se inspirar e desenvolver a sua própria estratégia. Apps multitela podem proporcionar excelentes benefícios para a visibilidade e relevância de um programa de TV. Além de levarem uma experiência mais rica aos telespectadores ao se aproveitarem de um hábito que já possuem: o de conferir o smartphone enquanto veem TV.
Seja qual for a sua escolha, o programa de TV em questão precisa ser devidamente adaptado para aproveitar os benefícios do app. Não é nada eficiente que ele ofereça uma experiência isolada do que está acontecendo na TV. Essas duas partes precisam estar em sintonia, com ambos sabendo como integrar o outro.
Um planejamento de qualidade é altamente necessário para atribuir um aplicativo que faça uso da tendência multitela e traga sucesso para o seu programa de TV. Apostar nas ideias erradas pode danificar a imagem do seu produto e causar desconfiança na sua audiência em tentativas futuras. Portanto, somente estabeleça um projeto que realmente agregue valor ao seu programa.
Conte com a equipe certa para implementar a sua estratégia multitela para programas de TV. Entre em contato conosco e conheça todas as possibilidades.