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Monitoramento de marca: como aplicar na prática?

6 junho, 2019

Se você está presente nas redes sociais, certamente sabe da importância em realizar o monitoramento da sua presença. Afinal de contas, estar presente nas redes sociais significa criar relacionamento, entender o seu cliente e interagir com ele.

Por isso, o monitoramento ajuda tanto. Com ele, conseguimos entender o que estão falando da empresa, assim como se o seu retorno e todo o seu trabalho de marketing está funcionando.

Mas você sabe como fazer um bom trabalho de monitoramento? Para você ficar expert no assunto, separamos algumas dicas abaixo. Acompanhe e transforme o monitoramento da sua empresa.

Tudo começa com um bom planejamento

Se você está pensando em fazer um bom monitoramento da sua marca nas redes sociais, então o primeiro e importante ponto que você precisa trabalhar é o planejamento.

É claro que você não precisa estar com mil e uma planilhas super detalhadas antes de começar a colocar a mão na massa. Afinal, as coisas na internet podem mudar a todo momento. Então, inicie o seu planejamento, defina suas metas, seus KPIs e o que você deseja saber ou pesquisar.

Mas lembre-se que exatamente por causa dessa volatilidade da internet, é preciso sempre contar com revisões e adaptações da estratégia para entender o que está acontecendo. Por isso, em seu planejamento preveja também bastantes testes para entender o que é melhor para o seu dia a dia.

Análise dos players

Se você quer analisar e monitorar o que está acontecendo com a sua marca nas redes sociais, então um ponto que você não pode deixar de fora é exatamente a sua concorrência.

É claro que não precisa monitorar todos os seus concorrentes diretos e indiretos. O ideal é elencar os seus três principais players e monitorar o que eles estão fazendo com a sua marca. Essa atividade, também chamada de benchmarking, pode ajudá-lo a identificar novas oportunidades bem como encontrar possíveis pontos que podem ser melhorados na sua própria estratégia.

Definir métricas nas redes sociais

Para trabalhar com o monitoramento, você precisa também escolher as métricas que você vai querer utilizar em seu trabalho antes de começá-lo, certo?

Anote algumas das métricas que você pode elencar:

  • curtidas na sua página;
  • curtidas em post;
  • número de compartilhamentos;
  • comentários no post;
  • menções;
  • desempenho de postagens de imagens e vídeos ou até mesmo de campanhas específicas.

Definir prazos

Trabalhar com monitoramento também significa conseguir planejar e colher frutos a curto, médio e longo prazos. É bom levar em consideração seis meses como curto prazo, enquanto um tempo superior a 12 meses já pode ser considerado a longo prazo.

Por exemplo, se você quer crescer a longo prazo, você precisa ter um caminho para chegar nesse objetivo. Então, lembre-se de elencar esses objetivos para chegar até lá.

Público-alvo

Entender sua buyer persona é essencial. Tanto para saber onde ela está, de que forma ela fala e como é o seu ambiente.

O monitoramento pode ajudar bastante a entender como você deve interagir com a sua persona e ainda mais: a torná-la cada vez mais específica. Por isso, neste momento não deixe de prestar atenção a quem é a sua persona de fato.

Canais de divulgação

Se você está online, durante o seu monitoramento, é claro que você precisa acompanhar o que está acontecendo nos canais que a sua empresa está inserida.

Mas além disso, também é bom estar de olho em outros canais que a sua persona já pode estar começando a utilizar. Afinal, a internet muda muito facilmente.

Monitoramento do seu site

Além de contar com redes sociais, você também deve ter um site ou um blog. Então, não esqueça de definir seus objetivos e entender o que você precisa monitorar e nesse ambiente.

Utilize o Planejador de Palavras-Chave, o SemRush, o Google Analytics, o Search Console. Com essas ferramentas, você também vai conseguir entender melhor como está indo o seu planejamento de marketing.

Como começar?

Se você já está pronto para começar, para ajudar no seu planejamento, anote alguns pontos importantes abaixo:

  • analise as métricas de performance dos perfis corporativos;
  • acompanhe as menções;
  • faça a gestão dos comentários;
  • controle e estude as mensagens enviadas;
  • desenhe um panorama da situação;
  • disponibilize o resultado para as suas equipes;
  • utilize o monitoramento para a conseguir insights;
  • faça uma revisão periódica do trabalho.

Viu como é importante monitorar a sua marca na internet?

Lembre-se que é preciso estar sempre atento às mudanças e peculiaridades da internet e boa sorte!



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