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Ações de gifting e marketing de relacionamento: saiba o que eles podem fazer pela sua empresa

27 dezembro, 2018

Que o marketing de relacionamento é essencial para melhorar a interação com o público em qualquer empresa, não há dúvidas. No entanto, você sabia que dá para turbiná-lo com ações de gifting (presentes)?

Isso mesmo, com uma boa seleção de mimos, é possível ampliar os laços que ligam o consumidor ao seu negócio e ainda abrir portas para uma divulgação mais criativa e, porque não, emotiva. Afinal, o ato de presentear alguém é um momento especial, capaz de arrancar sorrisos da pessoa e elevar a estima que ela tem por quem presenteia. No caso, ampliando a percepção positiva da sua marca.

Além do mais, a entrega de brindes prolonga a experiência do consumidor com a empresa, podendo ajudar na fidelização. Portanto, se você deseja aprimorar o relacionamento com seu público, vale a pena investir em ações de gifting. Mas lembre-se de pensar bem sobre quais brindes conceder e de que maneira.

Para ajudar nisso, preparamos algumas dicas bem legais. Não deixe de conferir!

 

Como ações de gifting devem integrar uma estratégia de marketing de relacionamento?

Primeiro, você precisa planejar o processo de entrega de presentes aos seus clientes com base na estratégia de marketing que será aplicada. Ficou complicado? Acompanhe alguns objetivos para entender:

  • reforçar seu branding: se quer consolidar a marca na mente das pessoas ou promovê-la alinhada a uma causa, então o presente precisa ser pensado com base nisso. Por exemplo, para passar a ideia de respeito ao meio ambiente, tente dar itens recicláveis ou que tenham componentes sustentáveis;

     

  • lançamento de um produto: é possível conceder presentes para quem experimentar um produto ou serviço novo da sua empresa, como uma espécie de atrativo a mais;

     

  • reforço do pós-venda — um brinde no pós-venda pode ajudar a melhorar a satisfação do cliente, além de mostrar que mesmo depois da compra ele é importante para a empresa.

     

Além disso, na hora de se decidir pelos brindes, tome cuidado para não escolher objetos que não servem para muita coisa, que normalmente o consumidor já tem ou que não combinam com seu perfil. Por exemplo, para que dar um porta-retratos se o cliente é mais ligado à tecnologia, preferindo manter suas fotos no smartphone, na nuvem ou em redes sociais?

Também reflita bem sobre dar um sabonete aromatizado. Isso nem sempre é uma boa ideia, afinal, sabonete não é algo que as pessoas deixam de comprar. Mesmo os perfumados podem demorar para serem usados, ficando esquecidos em alguma gaveta. Dê apenas se o seu cliente apreciar.

Caso seu público seja jovem ou infantil, dar um chaveiro para uma criança que nem chave usa também não é uma boa sacada.

Portanto, lembre-se da utilidade. Entregar um presente é bom, mas dar um presente útil é melhor ainda! Afinal, sempre que ele utilizar o que ganhou, verá sua marca no item — e haverá um reforço dela em sua mente.

Se tiver dificuldade em descobrir um brinde útil ao seu público, a dica é buscar uma agência de marketing especializada em ações de gifting: sua equipe tem o know how necessário para orientar você a realizar uma boa escolha, além de poder contribuir com outras ações para um bom marketing de relacionamento.

 

Em quais ações de gifting é melhor investir?

Para desenvolver uma ação de gifting de sucesso, lembre-se de pesquisar muitas opções de brindes e de campanhas que fizeram uso deles. Para ajudar nisso, separamos algumas dicas com casos em que é possível dar certos presentes. Confira.

  • você visitou um cliente e reparou que sua mesa anda meio bagunçada? Então, para acertar em cheio na escolha, experimente dar um organizador, como um cesto ou caixinha organizadora. Existem alguns modelos que simulam cômodas e dão um toque especial à decoração;

     

  • percebeu que o seu cliente mantém um ambiente de trabalho aromatizado? Minifragrâncias relaxantes ou incensos têm grandes chances de agradá-lo. Inclusive, contribuem para o marketing olfativo, isso é, quando ele sentir o cheiro do presente da sua organização, poderá se lembrar dela;

     

  • seu público costuma ser antenado com tecnologia? Uma boa dica é dar carregadores de smartphone, pois é comum que eles se tornem necessários uma hora ou outra;

     

  • trabalha com pessoas apaixonadas por esportes? Então, já sabe que tipo de presente dar: bolas, bolsas para carregar itens esportivos, gym bag etc;

     

  • um de seus clientes mais importantes está comemorando anos de casamento? Um jantar por conta da empresa pode causar uma impressão extremamente positiva. Afinal, não é preciso dar apenas coisas físicas.

     

Outro ponto importante é que você não precisa presentear apenas o cliente final. É possível direcionar ações de gifting tanto para ele, quanto para parceiros e pessoas que podem ajudar sua empresa a chegar até eles.

Um case interessante de gifting nesses moldes ocorreu com o canal Telecine. Com o objetivo de gerar maior tranquilidade e diversão ao assistir a um filme, a rede presenteou influenciadores e jornalistas com pipoqueiras.

O melhor é que cada brinde teve um layout baseado no próprio canal, funcionando como um presskit extremamente criativo. Em outras palavras, além de ser estilizado, também foi um item bastante útil para quem gosta de fazer um lanche enquanto acompanha uma boa história na tela.

Qual a ligação dessas ações e as redes sociais?

As redes sociais ajudam a divulgar criativamente as ações de gifting para o público. Tanto a empresa tem como promover os brindes, quanto os próprios clientes podem postar fotos ao lado de seus mimos para seus amigos e seguidores.

Já imaginou enviar um conjunto de roupas para bebê a um cliente que acabou de ter filho e ele postar fotos de seu pequeno vestido com elas, promovendo a ação e a marca indiretamente para sua rede de contatos? Se tiver muitos contatos, o marketing do seu negócio será beneficiado! Para não falar na economia gerada.

Lembre-se: independentemente do presente dado, uma ação de gifting pensada com base no potencial de divulgação e reforço da marca nas redes sociais é fundamental! Além disso, não se esqueça de customizar o presente, pois, assim, ele consegue traduzir a personalidade da sua empresa.

Por fim, saiba que os resultados de boas ações de gifting envolvem uma percepção cada vez mais positiva da marca, aumento no nível de fidelização e melhora no sentimento de que a empresa se importa com seus clientes. Isso explica porque não existe, hoje, um bom marketing de relacionamento que não aposte nessas ações. E você, quer mesmo deixar de lado essa importante estratégia?

Agora que já sabe sobre a importância do gifting, aproveite para descobrir o potencial dessa ação para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar você nisso!

 

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