Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Saiba como usar o Google Trends a seu favor

12 julho, 2018

Você certamente já ouviu falar no Google Analytics ou Google Adwords. Correto? Essas ferramentas do Google são poderosos recursos para entender a sua audiência e anunciar, respectivamente. Mas você sabia que por trás de ferramentas famosas existem vários recursos valiosos que podem potencializar o lucro do seu negócio, um deles é o Google Trends!

Venha entender como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar os lucros!

Aprenda a usar o google trends nas suas estratégias

Google Trends: qual a vantagem de usar a ferramenta?

Se você quer trabalhar ou trabalha com SEO (Search Engine Optimization), provavelmente deve saber o quanto é importante ter uma estratégia de palavras-chave! São elas que te auxiliam no aumento do tráfego do seu site, levando leads para adquirir seu produto.

Adotando estratégias de SEO e utilizando os termos chave na hora de pesquisar no Google, seu site pode aparecer organicamente como uma solução para os usuários.

Que tal aprender como isso funciona?

Primeiro, é importante saber que além de escolher os temas que você quer trabalhar, é preciso também saber o que o público está procurando! Afinal, não adianta produzir conteúdos maravilhosos sobre temas que ninguém está interessado em pesquisar!

Assim, quais as vantagens do Google Trends pode trazer pra você:

Visão Geral

Essa ferramenta permite que você tenha uma visão geral do que é mais pesquisado em uma região ou até mesmo no mundo! Esse recurso pode te guiar na hora de escolher que assuntos elencar para suas pautas!

Comparar os termos

Um importante recurso é o de comparação dos termos mais utilizados nos mecanismos de busca! Com essa dica, você vai conseguir entender qual é o melhor termo a ser utilizado no seu texto, se é melhor dizer comida italiana ou culinária italiana, por exemplo.

Encontrar novidades

Também é um ótimo meio para descobrir assuntos relacionados ao seu negócio.

O que é o Google Trends?

Agora que você já sabe quais são os benefícios dessa ferramenta, vem entender melhor o que está por trás.

O Google Trends tinha como intuito inicial oferecer informações sobre como os usuários pesquisam informações nos mecanismos de busca do Google e do YouTube. Porém, no início suas atualizações não eram muito frequentes, deixando os dados ultrapassados. Desta forma, novas atualizações foram feitas, e este começou a ser uma fonte de dados mais fiel.

Assim, é possível entender os hábitos de pesquisa dos usuários segundo a região nas quais o termo é pesquisado, além de comparar volume de buscas e encontrar informações sobre desejos e atitudes dos mesmos.

Por exemplo, veja o comportamento de pesquisa dos termos comida italiana e culinária italiana:

Pesquisa google trends

Quer aprender como utilizar essa ferramenta para melhorar suas vendas? Continue lendo!

Como usar o Google Trends?

Você já sabe que o Google Trends pode te ajudar bastante, certo? Podemos utilizar essa ferramenta de várias formas. Vamos mostrar aqui um passo a passo inicial para você desvendar o começo desse caminho, ok?

Antes de tudo, é preciso acessar o Google Trends. Ao abrir o buscador para realizar suas pesquisas, você terá uma tela com a visão geral dos resultados encontrados.

Adicionar termos de pesquisa

Você vai usar bastante esse espaço! Clique em adicionar um termo de pesquisa no topo central da página. Nesse campo, você escreverá o termo que quer pesquisar. Para facilitar ainda mais, o próprio Google Trends mostra pesquisas relacionadas para você.

Pesquisa google trends

Nessa mesma página, você poderá também alterar o país (1) e categoria que pretende pesquisar. Para trocar a categoria, basta clicar em Todas as categorias (3).

Tendências

Clicando em (2) você terá ajuda para entender como está o interesse do público sobre determinado termo durante um  período específico, seja um aumento ou diminuição das buscas. Assim, é possível prever em que nicho deve se continuar investindo.

Pesquisa google trends

Canal no YouTube

Sabia que o Google Trends também consegue mostrar o que acontece no YouTube? Clique em Pesquisa na web (4), e selecione outras opções para suas pesquisas.

Nessa página, você poderá visualizar as tendências de pesquisas no YouTube nas últimas horas ou meses (2) dentro de um país previamente selecionado (1).

Resultado da pesquisa

Em resumo, você vai encontrar o interesse do público ao longo do tempo e por região do termo pesquisado. Além disso, também vai ver tópicos e consultas relacionadas.

Lembrando que estamos fazendo pesquisas mais globais para exemplificar, porém para ser mais assertivo, você deve selecionar a localidade onde está inserido seu negócio.

Utilizando a comparação

Se você quiser entender qual a diferença entre uma determinada palavra e o seu sinônimo, a ferramenta disponibiliza o recurso comparação. Clique em + Comparar e digite o termo relacionado.

É importante ressaltar que esse recurso permite você ter várias ideias, além de entender qual é a melhor forma de utilizar determinado termo para o seu negócio.

Pesquisa google trends

Sazonalidade

Essas pesquisas também podem te ajudar a construir um planejamento de sazonalidade para os termos pesquisados, entendendo em que época do ano ele aparece para poder se preparar.

Pesquisa google trends

Mais pesquisados

No menu, você também encontra a função Mais pesquisados. Com ela, você consegue visualizar os assuntos mais pesquisados em um determinado ano.

Pesquisa google trends

Principais pesquisas

Um recurso muito legal está em Principais pesquisas. Nele você pode ter uma visão atualizada do que está sendo pesquisado pelos usuários. Essas informações são atualizadas de hora em hora aproximadamente.

Pesquisa google trends

Inscreva-se e fique por dentro!

Você também pode se inscrever para receber no seu e-mail atualizações sobre determinado tema, configurando ainda país e frequência. Ótima notícia, não é mesmo? Para realizar a configuração, clique em Inscrições > + Adicionar assinatura e inscreva-se.

Pesquisa google trends

*Prints retirados no dia 04/07/2018

Vale mesmo a pena usar o Google Trends?

Depois de ver como funciona essa ferramenta, você com certeza vai responder que sim, certo?

O Google Trends é uma ótima ferramenta para gerar insights sobre o que as pessoas estão pesquisando na internet. E com essas informações, você consegue, além de analisar suas estratégias de marketing, também entender se o público tem interesse no seu produto ou serviço.

Assim, aproveite para por em prática seus conhecimentos!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?