Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

Por que usar o Google Meu Negócio?

18 abril, 2019

Quando você está em busca de um estabelecimento para realizar uma compra ou executar um serviço, onde faz suas pesquisas? Deixe-me adivinhar: você pensou no Google?

Se sim, esse é o motivo pelo qual você deve utilizar o Google Meu Negócio. Através dessa ferramenta, você aumenta suas chances de ser visto e até visitado, de maneira simples e rápida no maior buscador do mundo.

Por que o Google Meu Negócio é importante?

O que é?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite gerenciar como a sua empresa irá aparecer nas pesquisas do buscador e será localizada no Google Maps. O único requisito para uso é que você tenha um endereço físico para receber seus clientes, ou seja, seu negócio não poder ser 100% online.

Através dela, é possível informar seus clientes sobre o seu endereço, horário de funcionamento, site e até mesmo acompanhar as avaliações de outros usuários que já tenham visitado o local anteriormente.

Os resultados das buscas podem ocorrer de três formas diferentes, de acordo de como é feita a pesquisa pelo usuário:

  • Quando você pesquisa pelo nome da empresa

Nesse caso, seu negócio será exibido do lado direito da tela, com todas as informações completas do local, fotos e avaliações.

  • Quando você pesquisa por um estabelecimento sem especificar o local

Nesse tipo de pesquisa, os resultados apresentados levam em consideração a sua localização atual, ou seja, a entrega será feita com base em empresas que estejam próximas de onde você está.

  • Quando você especifica a localização

Esse é aquele tipo de pesquisa que você procura por um estabelecimento em determinado lugar, como por exemplo: hamburgueria no centro do RJ. Desta forma, o Google exibirá apenas os resultados presentes no lugar citado.

Note que nos dois últimos tipos de pesquisa, os resultados aparecem abaixo do campo de buscas e antes dos links orgânicos. Já na primeira opção, eles aparecem no canto direito.

Infelizmente, muitas empresas não dão a devida atenção ao uso do Google Meu Negócio e acabam não utilizando todos os recursos da ferramenta ou até mesmo, deixando-o sem as informações básica. Se você não quer entrar nessa estatística e deseja usufruir ao máximo do Google Meu Negócio, continue lendo esse post.

Benefícios da ferramenta

Já deu pra perceber que o Google Meu Negócio pode ser fundamental para a divulgação da sua empresa de forma orgânica. Sendo assim, separamos uma lista com alguns dos principais benefícios de uso dessa ferramenta.

Destacar-se no Google

A ferramenta oferece a oportunidade de se destacar, justamente quando um cliente está em uma fase avançada da sua jornada de compra. Por exemplo, acredita-se que quem procura por “escola de música no RJ” possui a intenção de se matricular. Logo, se a sua empresa está cadastrada, ela terá grandes chances de aparecer para esse potencial cliente.

Com o Google Meu Negócio você consegue atrair tanto consumidores locais quanto de outras regiões e estados. Suponha, por exemplo, que você está com uma viagem marcada para SP e está buscando por opções de restaurantes próximas ao seu hotel. Por mais que você não conheça a região, a ferramenta se encarregará de diminuir as distâncias e te apresentará todas as possibilidades para você se planejar com antecedência.

Interagir com os usuários

Acompanhar e interagir com o público ajudam a manter sua página atualizada e com informações recentes para quem pesquisa. Por isso, esteja sempre empenhado em fazer novas publicações e postar novas fotos e promoções na sua página.

Além disso, uma das melhores maneiras de interagir com seus usuários é através dos comentários. Esteja sempre disponível a respondê-los, seja agradecendo, tirando uma dúvida ou se mostrando solícito em resolver alguma insatisfação do cliente.

Ter novos insights

A ferramenta fornece uma série de dados que poderão te ajudar a entender mais sobre o seu público e a forma como ele está interagindo com a sua empresa. Além disso, através das avaliações feitas pelos clientes, é possível extrair informações sobre o desempenho qualitativo de suas instalações, serviços e atendimento, fornecendo assim novas ideias para aplicar na sua estratégia.

Dicas para bons resultados

Para atingir bons resultados, separamos algumas dicas que geralmente são deixadas de lado, mas que no fundo acabam fazendo uma mega diferença no desempenho da sua ferramenta:

Manter as informações atualizadas e completas

Coloque-se no lugar de um usuário que está pesquisando sobre óticas na sua região, por exemplo, e imagine como seria chato para ele encontrar um resultado e na hora de ligar para estabelecer contato, ouvir que o número não existe. Ou então, a pessoa vai até seu estabelecimento, informada pelo horário de funcionamento encontrado na ferramenta e de repente se dá conta que ele está fechado.

Esses são um dos erros mais graves do Google Meu Negócio, pois manter informações desatualizadas ou erradas significa perda de clientes, além, é claro, de gerar uma impressão negativa do local.

Para conseguir um bom engajamento é necessário sempre manter os dados da sua empresa atualizados. O motor de busca do Google é bastante rigoroso nesse aspecto, ou seja, empresas com informações incompletas possuem menos prioridade de indexação. Se você quer garantir a otimização dos resultados de busca e dos mapas que são gerados através do Google, então não deixe de atualizar sempre que preciso dados como: endereço, telefone e horário de funcionamento.

Lembre-se que o padrão de rigidez não está presente somente no bot do Google, a sua clientela também irá preferir estabelecimentos que possuem todos os dados de maneira correta.

Usar todos os recursos disponíveis

A ferramenta oferece um boa quantidade de recursos capazes de potencializar seus resultados, no entanto, muitas vezes eles são negligenciados. Para não deixar nada escapar, separamos alguns pontos que não devem ser deixados para trás:

Fotos

Segundo o Google, empresas que incluem fotos recebem 35% mais cliques para acessar o site do que as que não possuem fotos. E as vantagens não param por aí, pois essas empresas também recebem 42% mais solicitações de rotas de carros até o seu estabelecimento.

Para otimizar seus resultados, adicione uma foto do seu logotipo, a fim de ajudar os clientes a identificarem a sua empresa. Em seguida, escolha uma foto de capa, ela será definida como a foto preferida da sua ficha, ou seja, será a representante do seu estabelecimento. E por último, não deixe de inserir outras imagens da sua empresa. Hoje em dia, existe até a opção de fotos em 360º.

É importante ressaltar que as fotos devem ter pelo menos 720 pixels de largura por 720 pixels de altura e ser do formato JPG ou PNG.

Site

Se você não possui um site, saiba que isso não é um problema para o Google Meu Negócio. A ferramenta possui um rápido e fácil criador de sites. Com ele é possível criar um site básico em poucos minutos. Se você está começando, esse recurso pode te ajudar bastante.

Postagens

O mais novo recurso permite que sua empresa faça postagens por meio da ferramenta. Através dessas postagens, você poderá anunciar eventos, promoções, produtos e serviços diretamente no Google e no Maps.

Seu conteúdo pode estar no formato de texto, vídeo ou foto e serão vistos tanto no desktop quanto nos dispositivos móveis, oferecendo ainda a oportunidade de serem compartilhados com as pessoas que estão buscando pela sua empresa.

Mensagens

Esse recurso é muito interessante, porém só será visualizado por pesquisas feitas através da rede mobile. É um nova maneira de proporcionar um meio de comunicação entre cliente e empresa, pois através dele é possível enviar um SMS diretamente para o estabelecimento. Para fazer uso, basta fornecer um número de telefone que possa receber e enviar SMS.

É preciso tomar alguns cuidados quanto ao uso desse recurso. Primeiramente, seja rápido nas respostas, pois os clientes têm acesso ao tempo médio de respostas, ou seja, para que isso não se torne um ponto negativo, é preciso manter essa espera baixa. Além disso, é bom ficar de olho sobre algumas políticas de privacidade que não devem ser violadas, como por exemplo, pedir dados pessoais ou bancários.

Conquistar boas avaliações

Empenhe-se para oferecer a melhor experiência possível a seus visitantes. Não basta que eles aprovem a sua empresa, é preciso que eles estejam motivados a externalizar sua satisfação para o público através de avaliações positivas.

Mas como encantá-los? Através de um atendimento de qualidade, ações de interações nas redes sociais, boas ofertas e preços competitivo, estando sempre disposto a sanar as dúvidas de seus clientes, etc.

Lembre-se sempre que um dos pontos que mais influenciam as decisões de compra de um consumidor é a opinião de outros clientes. Geralmente essas avaliações geram mais influência na tomada de decisão do que qualquer tipo de anúncio ou propaganda.

Sempre analisar seus dados

As métricas geradas pelo Google Meu Negócio são fundamentais na tomada de decisões estratégicas do seu negócio. Através da ferramenta é possível acessar as informações referentes a pesquisas, visitas e navegabilidade que sua página oferece. E ainda monitorar dados como:

  • média de classificação dada pelos clientes;
  • quantidade de comentários;
  • visualizações, cliques e seguidores;
  • chamadas feitas e rotas traçadas pelo público;
  • dias e horários de pico.

Com esses dados é possível ter uma visão privilegiada do que seu público está buscando, a fim de adaptar seu negócios de acordo com as preferências e de gerar um enorme diferencial competitivo

Vamos pôr em prática?

Com todas as informações que oferecemos ao longo do texto, não resta dúvidas de que o Google Meu Negócio é um dos principais canais para divulgar a sua empresa na internet.

Seu processo de inscrição é simples. Basta acessar o site, preencher e aguardar a confirmação dos dados cadastrados. Depois disso, basta seguir as dicas do nosso post e aguardar para ver os resultados positivos!



Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?