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Por que a reotimização de conteúdo pode melhorar seus resultados?

4 julho, 2019

Se você trabalha com criação de conteúdo, certamente sabe o quanto esse trabalho demanda tempo. É preciso levantar os assuntos do momentos, tendo cuidado para não repetir outros já existentes, fazer as pesquisas necessárias para escrever o post, finalmente escrever, depois revisar, postar e por fim, ainda divulgar.

Depois de todo esse trabalho, passado algum tempo, o que acontece com esse conteúdo? Ele se torna obsoleto! Sim, infelizmente é isso que acontece a todo tempo. Com o mundo se atualizando a cada minuto, temos cada vez mais informações disponíveis.

Para que seu blog não fique para trás e comece a perder posições nas SERPS do Google, confira o nosso post e fique ligado em como atualizar seus conteúdos.

O que é reotimização de conteúdos?

É o aperfeiçoamento de conteúdos já publicados, a fim de promover uma constante melhora nos resultados orgânicos de um site ou blog. A técnica consiste em descobrir os textos que estão com informações defasadas ou incompletas e atualizá-los, buscando mais visibilidade e cliques.

Por que atualizar um conteúdo?

A atualização de posts pode trazer diversas vantagens para a sua estratégia. A mais óbvia delas é deixar os conteúdos cada vez melhores, acrescentando informações que você não havia pensado antes. Mas por trás disso, existem outras vantagens, como:

  • Melhorar as conversões: através de novos links e CTAs;
  • Aumentar o tráfego orgânico: suas atualizações poderão gerar melhores performances nas ferramentas de busca;
  • Reforçar a autoridade: ao realizar constantes atualizações e garantir melhores posicionamentos no Google, você estará reforçando a sua autoridade no assunto, a fim de se tornar uma referência.

Quais páginas escolher para reotimizar?

Essa é uma etapa que deve ser bem planejada e analisada. Não basta escolher posts aleatórios e fazer qualquer tipo de mudança. Caso esse tenha sido seu pensamento, saiba que colocar essa prática em funcionamento sem uma análise anterior, pode inclusive, prejudicar a performance do seu site.

Por isso, para descobrir quais conteúdos precisam ser atualizados, use o Google Search Console e trabalhe com o relatório de cliques orgânicos. Com isso em mãos, opte pelas análises de impressões e posição. Com essa configuração, a ferramenta irá mostrar as palavras-chave dos conteúdos rankeados, as impressões para cada palavra e o posicionamento médio do site.

Depois do acesso a tantos detalhes, a dica é fazer a reotimização das páginas com posições média entre 8º e 15º na busca do Google ou páginas com boas impressões, porém poucos cliques. 

Depois de feita a atualização, republique o conteúdo de preferência na página inicial, pois isso permite que a prioridade dos links seja reorganizada e o sistema de rastreamento do Google reconheça as mudanças e faça uma nova indexação.

Caso seu blog tenha uma grande variedade de textos, é interessante organizar um calendário de atualizações, para que você esteja sempre em constante evolução.

O que não esquecer?

Ao realizar todo esse processo, você terá uma série de detalhes que não devem ficar para trás. Separamos algumas dicas para que você não se esqueça de nada!

Mudar a data

Um post atualizado é como um post novo. Sendo assim, ao republicá-lo é importante que você não se esqueça de atualizar a data para que ele fique disponível na primeira página do seu blog.

Cuidado com redimensionamento 

Não indicamos a mudança da URL ao atualizar um conteúdo, porém existem casos de otimização de SEO, como URL muito extensa, por exemplo, em que essa mudança se torna necessária. 

Nesses casos, não se esqueça do Redirect 301. É fundamental passar a autoridade da URL antiga para a nova para que os links não fiquem quebrados.

Republicar os posts nas redes sociais

Se você tem o costume de usar suas redes sociais para divulgar seus lançamentos de conteúdo, ao fazer uma atualização, sua rotina não pode ser diferente. Republicar seu post é uma maneira de alcançar pessoas que não tinham visto o conteúdo na primeira vez em que foi lançado.

Recomendar posts que se completem

Uma prática simples e que gera bons resultados, é usar widgets de “veja mais” ou “posts relacionados” ou até mesmo, encerrar um post indicando a leitura de outro que complemente o seu assunto. É uma forma de oferecer um aprofundamento naquele tema e ainda manter as pessoas no seu blog por mais tempo.

Utilizar links internos 

Não deixe de inserir novos links ao atualizar seus conteúdos. Uma vez que seus posts mais novos estejam usando referências dos mais antigos, aquelas pessoas que chegarem pela primeira vez ao seu blog terão acesso mais fácil à leitura dos posts mais antigos.

Analise suas modificações

Antes de atualizar o conteúdo escolhido, é importante anotar o atual número de visualizações da página e a posição que ela se encontra na SERP, bem como todas as alterações realizadas. Somente assim será possível fazer uma comparação com os novos resultados após um intervalo mínimo de pelo menos 30 dias

Com todo esse passo a passo não tem como ter erro, né? Comece hoje mesmo a planejar a atualização de seus posts!


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