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Notificações Push: 10 motivos para adotar essa estratégia

28 março, 2019

Os avanços cada vez maiores no ramo de telefonia móvel tem transformado o Brasil em um dos países que mais consomem celulares no mundo. Junto a essa marca, nos tornamos o campeão mundial em uso de aplicativos por dia.

O estudo foi divulgado pela App Annie, e aponta que o brasileiro usa em média 12 apps por dia. Já quanto trata-se de quantidade de downloads, o Brasil fica na quarta colocação com mais de 6 bilhões.

E as previsões não param por aí! Depois de um crescimento de 20% de downloads em apenas três anos, acredita-se que em 2022, o Brasil supere os 8 bilhões de downloads e fique atrás apenas dos EUA, Índia e China.

Depois desses dados, você ainda tem dúvidas sobre investir em notificações push? Continue lendo nosso post e fique por dentro dessa ferramenta.

Notificações Push: Conheça 10 vantagens!

O que é uma notificação push?

Ao longo do nosso dia, recebemos uma série de notificações vindas dos aplicativos que temos instalados no celular, não é mesmo? São avisos sobre novos e-mails, promoções, programações de TV, etc. Mas você já notou que também recebemos esses alertas no navegador que você usa para acessar a internet?

Esses avisos são uma espécie de alerta enviada via push notification service para um dispositivo mobile ou navegador, com o objetivo de levá-lo ao próprio app ou site que disparou o aviso.

As notificações visam promover o engajamento, e por isso, são personalizadas conforme as preferências e perfil de cada pessoa. Só assim é possível gerar um conteúdo de interesse para o usuário, para então, aumentar a possibilidade de cliques. Sendo assim, elas podem ter como objetivo: anunciar uma promoção, convidar para um evento, fornecer uma atualização e muito mais.

Como citado anteriormente, as notificações podem ser via mobile ou navegador. Vamos conhecer as características de cada uma delas!

Web Push Notification

São notificações instantâneas enviadas a partir de navegadores como o Google Chrome e Firefox, que possuem a aparência bem semelhante a de um pop-up. A primeira vez que ela aparecer para você será perguntado se você permite ou não o envio de notificações a respeito daquele site. Elas são bem comuns nas redes sociais, sites de notícias e e-commerces, por exemplo.

Esse tipo de notificação é muito funcional, já que não requer a instalação de um aplicativo e nem se restringe apenas ao ambiente mobile, podendo ser enviada para todos os modelos de dispositivos. Outro fator interessante desse método é que, uma vez que você permita o envio de notificações, elas serão enviadas pelo navegador que, caso esteja fechado, armazena e entrega assim que for aberto.

O objetivo desse alerta é levar o visitante a voltar ao seu site, ou comprar algum produto, notificar uma novidade e para isso ele pode ser dividido em três partes:

  • Ícone: uma imagem de 128 x 128, no qual normalmente é usada para inserir o logotipo da empresa;
  • Título: é recomendado que tenha cerca de 25 caracteres e serve para falar sobre o que se trata a sua notificação, ou seja, é aqui que você precisa prender a atenção do usuário.
  • Corpo: com cerca de 35 caracteres, é onde você explica a sua mensagem.

Mobile Push Notification

Todas as vezes que um app quiser comunicar para o usuário que tem algo novo, a notificação push será a forma mais eficiente e rápida para que o usuário volte a abrir o aplicativo, seja uma promoção ou atualização, por exemplo.

Importante mencionar que, diferente do SMS, para que as notificações push sejam enviadas, o usuário deve instalar o aplicativo e dar a sua autorização para que isso ocorra. E mesmo que seu aplicativo não esteja aberto, a notificação vai aparecer imediatamente na tela de celular do seu cliente.

Essas notificações possuem a mesma divisão que o modelo web, porém, possuem algumas diferenças:

  • Ícone: uma imagem de 250 x 250, para inserir o logotipo do app;
  • Título: até 40 caracteres para falar sobre o que se trata a sua notificação e atrair o usuário;
  • Corpo: com o limite máximo de 70 caracteres, é aqui que você explica melhor a sua mensagem.

Quais as vantagens dessa prática?

A notificação push representa mais um canal em que o seu negócio pode utilizar para oferecer ofertas e sugestões personalizadas para aqueles usuários que deram permissão para esse tipo de mensagem.

Com elas é possível aumentar o engajamento dos usuários com a marca ao convidá-los para uma determinada ação.

Para que essa estratégia dê certo, é preciso planejamento! Além da possibilidade de segmentar seu público, local e escolher o momento do disparo, as versões mobile chegam a oferecer segmentações ligadas até com previsão do tempo.

Além de objetivo e de oferecer conteúdos bons e condizentes com o interesse de quem vai receber a notificação, esse método quando bem planejado, oferece diversas vantagens, como:

  • aumentar o tráfego do site ou uso do app, mantendo os usuários sempre atualizados sobre os novos conteúdos e atualizações;
  • se você tem um e-commerce, as notificações são um ótimo aliado para aumentar as suas vendas. Com elas, é possível notificar sobre produtos abandonados no carrinho, novas ofertas, informar o status da entrega e outros;
  • trabalhar o relacionamento com os clientes, a fim de aumentar o engajamento, melhorar a experiência e fidelizar os usuários;
  • permite conhecer os interesses e necessidades do seu público-alvo;
  • fazer ações usando geolocalização. Por exemplo, um usuário colocou um produto do seu e-commerce no carrinho, mas não levou, qual tal uma notificação de oferta para quando ele passar próximo da sua loja física?

Se você ainda não se convenceu do poder desses alertas, nós separamos algumas informações de um levantamento da E-goi que vão impressionar você.

  • Sabia que a notificação push não corre risco de ir pro spam e nem ficar esquecida no inbox e ainda possui o dobro da taxa de abertura do que os e-mails?
  • A taxa de clique desse tipo de notificação é 7x superior a do e-mail marketing;
  • Mais da metade dos usuários permitem receber as notificações push e mais de 70% deles consideram os alertas úteis;
  • 40% interagem com as notificações em até uma hora;
  • E 52% procuram informações e promoções nos alertas que recebem.

Vale a pena ressaltar que tudo isso deve ser feito com muito cuidado e planejamento para que não se torne algo incômodo para o usuário. Afinal, o propósito de utilizar a notificação push é melhorar e estreitar a relação com os atuais e potenciais clientes do seu negócio e não afastá-los por acharem a quantidade de notificações excessivas e inconvenientes.

Como aplicar?

As notificações push não se limitam a um tipo de empresa, todos os nichos são capazes de gerar resultados positivos desde uma agência de viagens a uma agência de empregos.

Um ponto determinante para o seu sucesso é o quão bem os profissionais responsáveis por essa tática conhecem e se relacionam com os atuais e potenciais clientes da marca. O que isso significa? É importante analisar as métricas para entender a melhor frequência de envio, os melhores horários, apurar os tipos de conteúdos que dão mais certo

Agora que você já conhece como ela funciona, que tal colocá-la em prática?

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