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Megapix e o sucesso do Live Blogging

14 maio, 2020

Quer saber como um grande canal de TV paga conseguiu causar um engajamento incrível através das redes sociais e do Live Blogging, gerando uma interação única com a segunda tela?

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Sobre o Megapix

O Megapix é um braço da família Globosat voltado para a exibição dos grandes sucessos do cinema, com filmes para todos os gostos.

O canal é conhecido por exibir filmes que marcaram épocas como As Branquelas e Bad Boys, além de sequências adoradas pelo público brasileiro como Crepúsculo e Jogos Vorazes.

O Megapix também possui em sua grade uma variedade de filmes brasileiros como Minha Mãe é Uma Peça, De Pernas pro Ar e Cidade de Deus.

O que é o Live Blogging

Nos últimos anos, temos observado a maneira como informações e notícias viajam para qualquer lugar do mundo de forma praticamente instantânea através da internet.

Destas necessidade de atualização constante, nasceu o Live Blogging, que é um post, ou sequência de posts, que divulgam informações e acontecimentos ao vivo, de forma sucinta e precisa.

Apesar do Live Blogging ter surgido da necessidade de grande veículos de comunicação de fazer atualizações de cunho jornalístico e informativo, as marcas enxergaram aí não só a possibilidade de conversar com seu público, como de criar uma comunidade em torno de seus produtos e serviços.

Uma das plataformas mais utilizadas pelas marcas para essa estratégia é o Twitter, capaz de fazer posts de apenas 280 caracteres e de permitir a interação imediata dessas marcas com os usuários.

Maratona Velozes e Furiosos

Uma das franquias mais adoradas pelos brasileiros e, especialmente, pelo público-alvo do Megapix virou maratona no dia 26 de abril. A Maratona Velozes e Furiosos foi divulgada em todos os canais do Megapix, com posts no Facebook, Instagram e Twitter, além de campanhas massivas no canal durante o mês.

Um dos principais diferenciais da campanha foi voltado para atrair a audiência e ir além da primeira tela com o Live Blogging no Twitter, garantindo a interação do Megapix com os usuários.

A exibição dos filmes iniciou às 8h25 da manhã no dia 26 de abril. A hashtag #MaratonaVelozesNoMegapix foi a escolhida para não só causar engajamento com o público como também medir o nível de interação dos usuários do Twitter com a maratona exibida no canal.

Além disso, a maratona foi planejada para um dia de sinal aberto do canal para os assinantes das principais operadoras do país, estimulando ainda mais o engajamento.

O perfil do Twitter do canal Megapix iniciou o Live Blogging ao mesmo tempo do início da apresentação dos filmes. Vários usuários estiveram presentes ao longo da maratona, interagindo e comentando sobre momentos marcantes do filme enquanto eles eram exibidos.

O canal aproveitou para criar memes e estimular que isso fosse feito pelos usuários que estavam interagindo.

Em alguns momentos, os usuários chegaram a fazer clara referência da substituição de plataformas de streaming para poder assistir a Maratona Velozes e Furiosos durante o período.

Além disso, durante a maratona, vários tweets foram exibidos, ao vivo, no canal na TV. Isso contribuiu para que muitas pessoas realmente voltassem toda a sua atenção no canal e no Twitter usando a hashtag, pois os usuários queriam ter certeza de que seu tweet seria exibido em algum momento durante a maratona.

Pudemos contar, ainda, com a participação de alguns perfis conhecidos no Twitter, como Marcos Castro, que interagiu com o assunto durante o dia através de memes e brincadeiras com o nome da série Velozes e Furiosos.

Muitos usuários aproveitaram a maratona para ter um momento de nostalgia com os filmes, uma vez que Paul Walker, um dos atores mais marcantes da trama, acabou falecendo antes mesmo de concluir as gravações do sétimo filme. Além disso, a própria série acompanhou toda uma geração, já que o primeiro filme da franquia foi lançado em 2001.

A maratona ainda foi exibida totalmente sem breaks, contribuindo para que as pessoas ficassem ligadas no canal o tempo inteiro, assistindo aos filmes.

Resultados da campanha

Nas redes sociais, os posts que chamavam os usuários para participar da maratona tiveram volumes altíssimos de engajamento, com mais de 380 mil pessoas alcançadas e mais de 19 mil interações somente no Facebook.

No Instagram, foram o número de interações com os stories de vídeos divulgando a maratona foi 174,5% maior quando comparado com stories de um mês inteiro. Além disso, em apenas um dia, conseguimos que esses stories alcançassem a marca de 21,3% de impressões de um mês normal, o que representa mais de um quinto de impressões em apenas um dia.

A campanha foi um sucesso de interação no Twitter. Em seu ponto de maior interação, a hashtag esteve em 19º lugar nos Trending Topics do Brasil e permaneceu, pelo menos, no top 40 ao longo do dia. E vale lembrar que estava disputando com assuntos muito relevantes na época.

O perfil oficial do Megapix twittou, somente naquele dia, 28,5% mais tweets do que no mês anterior, dentre conteúdos e respostas a usuários que estavam interagindo com a hashtag ou com assuntos relacionados a exibição da maratona no canal.

Só nesse dia, os tweets tiveram cerca de 63,9% de impressões de um mês inteiro, indicando um alcance altíssimo e atraindo ainda mais usuários para a maratona.

Durante a maratona, o perfil do Twitter do Megapix adquiriu 166,6% novos seguidores a mais do que em todo o mês anterior, com ainda mais interessados no conteúdo do canal.

Além disso, a interação com perfis famosos de forma espontânea, como o do comediante Marcos Castro, geraram um engajamento ainda mais divertido e natural durante a exibição da franquia.

Os filmes da maratona tiveram de disputar audiência com algumas lives que ocorreram no dia, o que poderia fazer os usuários perderem o foco entre Twitter e filmes na TV, mas ainda foi mantido um bom engajamento e um público fiel que acompanhou a maratona do início ao fim, especialmente porque muitas pessoas estão permanecendo em casa.

A divulgação da maratona na TV durante o mês foi fundamental para gerar o alto engajamento com a hashtag, especialmente porque essa já foi uma maneira de atingir o público interessado de forma altamente segmentada.

No dia da exibição da maratona, o Megapix alcançou o segundo lugar na Pay TV dentre os canais mais assistidos do dia, tanto no rotativo quanto no prime time.

Ao fim da campanha, o Megapix ainda pôde identificar potenciais maratonas com filmes de outras séries, sempre pedidos pelos seguidores dos perfis oficiais do canal nas redes sociais, como Jogos Vorazes e a Saga Crepúsculo.

Assim como o Megapix, qualquer marca pode encontrar a ação ideal para causar engajamento nas redes sociais e conquistar fãs e seguidores assíduos. Através de uma boa análise e da construção de marca correta, é possível alcançar resultados incríveis! Quer saber como? Fale com a gente e seja mais um dos nossos cases de sucesso!

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