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Marketing Negócios

Livros de marketing para potencializar o seu negócio

4 março, 2021

Deseja evoluir a sua empresa, mas não sabe como? Então, descubra aqui como dar o primeiro passo, através dos ensinamentos dos maiores especialistas em marketing do mercado.

Sabemos que, atualmente, graças à era da internet, informações são velozmente compartilhadas a todo momento. Empresários, portanto, precisam estar bastante atentos às inovações de mercado, que não são poucas.

Um estudo publicado pela MLabs em 2020 apontou que 68,2% dos empreendedores participam ativamente do processo de decisão de compra de produtos ou serviços digitais da sua empresa. Ou seja, precisam estar regularmente atualizados acerca das novas tendências online.

Assim, para quem possui um negócio, acompanhar o setor do marketing, sempre borbulhando com novas ideias, pode ser um grande desafio, seja online ou offline.

Pensando neste tema, trouxemos 7 livros que irão auxiliar no desenvolvimento do potencial da sua marca, com ensinamentos revolucionários que te farão “sair da caixinha” e, do mesmo modo, imediatamente aplicáveis para fortalecer empreendimentos de qualquer tamanho e particularidades.

Embarque conosco nesta leitura!

1. Marketing de Guerrilha – Jay Conrad Levinson

Para nosso primeiro livro, trouxemos uma das obras consideradas imortais do marketing. O “Marketing de Guerrilha”, metodologia concebida por Jay Conrad Levinson, autor com ampla experiência em agências de publicidade, é um marketing um pouco mais agressivo, de um modo positivo, que as estratégias comuns.

Tal técnica recebeu este nome tão extravagante porque foi inspirada nas guerrilhas da Guerra do Vietnã. Estas, por sua vez, conquistaram resultados extraordinários através de seus métodos demasiadamente baratos.

A base desse artifício é criar propaganda nas ruas de maneira completamente fora do convencional. Portanto, o objetivo do marketing de guerrilha é fazer com que estratégias altamente criativas sejam aplicadas sem que se gaste quase nada para tal.Logo, esta é uma obra essencial para qualquer dono de empresa ou profissional do ramo do marketing pois, além de se tratar de uma metodologia praticada por diversas organizações notáveis, sempre vai estar em alta no mercado, por conta do seu grande alcance na divulgação da marca.

2. Os 10 Pecados Mortais do Marketing – Philip Kotler

Tendo em vista que, atualmente, 75% dos novos negócios e produtos surgidos no mercado fracassam, em “Os 10 Pecados Mortais do Marketing”, o professor Philip Kotler, conhecido como o “Pai do Marketing Moderno”, nos apresenta um guia prático do que fazer (e do que não fazer) com suas estratégias de marketing.

O escritor defende, em seu livro, que é preciso fazer uma diferenciação entre marketing e publicidade. Este é apenas um dos “Ps” dos “4 Ps” do marketing: produto, preço, praça, promoção. O que em geral ocorre, é que gestores esquecem que os 4 princípios precisam crescer paralelamente juntos.

Acima de tudo, muitas empresas se descuidam do seu foco principal: o cliente. Este é disparadamente o maior pecado do marketing em uma marca e, atrelado a isso, a falta de organização no planejamento e comunicação precária com outros setores, são também mencionados pelo autor como erros fatais das equipes de marketing.Em vista disso, é indispensável a leitura desse exemplar, não somente para equipes de marketing, mas também para empresários que participam ativamente da criação de estratégias da sua empresa e, assim, precisam fomentar sinergias entre a equipe de marketing com os outros setores e parceiros externos.

3. Master Content Marketing – Pamela Wilson

Pamela Wilson é uma especialista em consultoria e identidade visual, e fundadora da BIG Brand System, uma empresa voltada para o marketing de conteúdo. Ela relata em sua obra Master Content Marketing, através de uma linguagem informal e divertida, como criar as melhores estratégias de marketing de conteúdo.

O Marketing de Conteúdo tem ganhado bastante influência nos últimos anos, apesar de não ser um método novo (existem dados que remontam à sua existência desde o século XVIII). Planejar, organizar e pesquisar para, finalmente, executar um projeto desse porte, demanda uma série de etapas bem coesas.

Portanto, Wilson demonstra, neste exemplar, o quanto a criação precisa fazer parte da vida de quem trabalha com este tipo de material, evitando ao máximo a procrastinação. A autora vai adiante, revelando também dicas de como preparar o ambiente de trabalho para os escritores.Ao longo do livro, podemos encontrar, inclusive, o passo a passo para assuntos eficientes e objetivos. Assim, é uma leitura que não pode faltar na estante de quem trabalha com marketing, especialmente de profissionais de conteúdo textual, como o inbound marketing.

4. 10x Marketing Formula – Garrett Moon

Já se decepcionou com o engajamento dos conteúdos que você posta na web? Pois saiba que você não está sozinho. Em uma pesquisa desenvolvida pela Interactive Advertising Bureau (IAB) nos Estados Unidos, apontou que menos de 50% dos gerentes B2B classificam seus conteúdos como bem-sucedidos.

Pois em 10x Marketing Formula, Garret Moon, co-fundador da CoSchedule, uma ferramenta para a organização de negócios, apresenta a fórmula do sucesso para quem trabalha com marketing digital e precisa transformar seus conteúdos em um triunfo de audiência.

O livro revela, de maneira didática, como acelerar em até dez vezes o crescimento da sua empresa, por um período muito curto de tempo. Sendo assim, o autor apresenta 4 fases fundamentais para que isto ocorra: planejar, executar, publicar e analisar.Esta é uma obra profundamente recomendada para empresários que desejam acelerar a curva de desenvolvimento da sua companhia, redefinindo o setor do marketing, como também para equipes profissionais que desejem revolucionar suas estratégias.

5. Hacking Growth – Sean Ellis, Morgan Brown

É muito provável que você já tenha escutado falar sobre esta estratégia em algum lugar. Ela popularizou-se nos últimos anos por se tratar de uma solução poderosa, que aumenta exponencialmente os resultados das empresas. Portanto, o estudo da obra Hacking Growth é essencial para qualquer empreendedor.

Sean Ellis, em sua obra best-seller, nos ensina que o primeiro passo para um empreendimento bem-sucedido é conhecer a fundo o seu produto e cliente. Aliado a isso, o aumento de resultados é baseado em uma equipe altamente qualificada e em consecutivas experimentações. Ou seja, é preciso arriscar.

Desse modo, o growth hacking, pautado em KPIs, possui 4 normas para ser executado: o Objetivo, ou o que se deseja alcançar com a estratégia; a Hipótese, a ser elaborada com o conhecimento da equipe; o Experimento, que deve comprovar a eficiência da hipótese; e as Ferramentas, para automação e análises.

Por ser um livro reconhecido mundialmente, sua leitura é imprescindível para qualquer gestor que lida diariamente com a pressão de aumentar a receita da empresa ao qual faz parte, da maneira mais eficiente possível.

6. Marketing 3.0 – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

O conceito de “Marketing 3.0” surgiu por meio de consultores de uma empresa do Sudeste Asiático. Ele tem como enfoque promover um marketing mais humano, direcionado para valores que tenham o objetivo de tornar o mundo um lugar melhor.

Na linha temporal das tendências de marketing, aponta a obra, já estivemos em contato com o Marketing 1.0, quase exclusivamente voltado para a venda do produto ou serviço, e o Marketing 2.0, que trouxe o consumidor para dentro das suas estratégias, com foco na diferenciação do produto.

Com o Marketing 3.0, o cliente passou a ser visto como um indivíduo completo. Assim, este ramo inovador tem como características a colaboratividade entre equipe e setores, com destaque para a cultura local, público-alvo e espiritualidade, pois traz missão, valor e ambição da empresa como pontos fundamentais.Desse modo, recomendamos veementemente este livro para aqueles que desejam se inteirar nas novas propostas de mercado, através de um tipo de estratégia de marketing que tem gerado imensos resultados para as organizações que o aplicam.

7. Isso é Marketing – Seth Godin

Sempre que mencionamos a palavra “marketing”, é involuntário associarmos o equivalente à “propaganda”. Embora estejam relacionadas, em “Isso é Marketing” veremos o quanto a área em si vai muito além da publicidade, e quais as tendências que precisamos nos atentar quando falamos sobre este assunto.

Empreendedor e autor de mais de 18 livros, Seth Godin defende em sua obra que, nos dias de hoje, o marketing significa, puramente, ajudar as pessoas. Os produtos ou serviços necessitam gerar valor para sanar os problemas do cliente, e isto deve ser destacado.

O Marketing é um setor extremamente poderoso: ele representa mudança, cultura e impacto na vida dos usuários. Além disso, esta categoria pode revolucionar completamente as oportunidades para uma empresa. Por isso Godin conta, através de uma linguagem objetiva, o que o marketing pode disseminar.Concentrando-se no mundo digital, este livro nos encanta apresentando o marketing sob outro olhar, que gera um valor relevante para o consumidor e, portanto, é indispensável para qualquer equipe ou empresários que estejam em busca do fortalecimento da reputação de sua marca.

Um novo jeito de fazer marketing!

Os ensinamentos destes livros se baseiam em um marketing justo, que realmente traz valor significativo tanto para quem o consome, quanto para quem o divulga. As marcas precisam compreender que o cliente é, de fato, o seu maior foco, buscando sempre criar estratégias humanizadas e que façam sentido.

Esperamos que os conhecimentos apresentados por esses especialistas tenham proporcionado uma maior clareza sobre qual caminho deve ser traçado para a evolução do seu negócio, levando à implantação de perspectivas que possam dialogar melhor com o seu público-alvo.

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores de best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

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