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Estratégias de marketing: saiba como se planejar

9 maio, 2019

Planejar uma estratégia de marketing com certeza é uma tarefa nada fácil. Para que tudo dê certo, é preciso prestar atenção em diversos detalhes. Você vai precisar saber identificar muito bem quem é a sua persona e entender melhor a sua jornada de compra. Também terá que analisar o que os seus concorrentes estão fazendo. E ainda será preciso entender como funcionam as plataformas e os anúncios.

Se você está pensando em montar uma estratégia de marketing para a sua empresa e quer entender melhor como isso funciona, acompanhe esse post porque ele foi feito especialmente para você.

Você sabe o que é estratégia de marketing?

Antes de aprendermos como fazer, é importante entender melhor o que é uma estratégia de marketing. Vamos lá?

De forma mais resumida, uma estratégia de marketing pode ser entendida como um planejamento de ações de divulgação do seu negócio, seja da sua marca, do seu produto ou do seu serviço. O resultado desse processo deve ser acompanhado e mensurado para entender se ele está dando certo ou se está precisando de ajustes.

Assim, o grande objetivo de uma estratégia de marketing é fazer com que você venda, certo? Para isso, é necessário chamar a atenção do seu público-alvo de tal maneira que esse cliente potencial se interesse pela solução que você oferece como a melhor para sanar seu problema.

Mas é muito importante que você tenha em mente que fazer marketing não é vender o produto o tempo todo de forma direta. Realizar ações de posicionamento de marca ou branding é muito importante para manter a sua empresa saudável. Então, não esqueça de colocar esse tipo de ação ao longo do seu planejamento.

É necessário adicionar elementos, tipos de estratégias e combinar ações para chegar até o seu consumidor e também ficar na cabeça e no coração dele. Assim, é preciso pensar com abrangência, desde o produto e preço até praça e inclusive a promoção do mesmo.

Por que planejar?

Vimos que uma estratégia de marketing é focada no planejamento. As ações devem ser sempre pensadas como um todo com o objetivo final de captar leads, realizar vendas e fidelizar esses clientes. Quer entender melhor a importância de contar com uma boa estratégia de marketing? Acompanhe os tópicos abaixo:

Posicionamento de marca

Você já ouviu falar em posicionamento de marca? Quando o seu negócio consegue se posicionar no mercado, você consegue uma marca sólida que é conhecida e que consegue ganhar força no mercado.

Dessa forma, seus anúncios podem se potencializar e com o tempo você vai passar a precisar de menos esforço financeiro para atingir o mesmo objetivo.

Otimizar os processos de vendas

Sabia que a contar com uma estratégia de marketing bem definida pode otimizar totalmente os seus processos de vendas?

Imagine: se o seu cliente já chega sabendo o que o seu produto faz e os benefícios que ele traz, ao conversar com seu vendedor, ele fará uma negociação, sem a necessidade de que vendedor precise convencê-lo que aquele é o melhor produto a se comprar. E então a venda é fechada de forma mais simples, sem que haja a necessidade de gastar muito tempo e esforço do pessoal de vendas. Dessa forma, é possível vender mais.

Melhor distribuição

Muitas vezes, uma das grandes questões é onde e como o produto será distribuído e todo o trabalho de logística envolvido nisso.

Se você ainda não sabia, o marketing pode ajudar com informações sobre seu produto, seus consumidores e até mesmo sobre a concorrência. E essas informações podem ser utilizadas na hora de tomar decisões relacionadas a distribuição de produtos.

Tomada de decisão

Atualmente, depois das mídias sociais, as tomadas de decisão precisam ser cada vez mais ágeis. Por isso, contar com um bom planejamento de marketing que preveja em seu escopo um monitoramento contínuo, com toda a certeza vai auxiliar os gestores no momento em que precisarem decidir sobre qualquer assunto. Afinal de contas, as pessoas estão o tempo todo falando sobre tudo na internet.

Conhecimento da empresa

Algumas ferramentas de marketing podem ajudar bastante para entender tanto o cenário interno da empresa, como também o externo. A análise SWOT e a matriz BCG são ótimos exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para montar o cenário da empresa. Além disso, esse desenho também consegue auxiliar na tomada de decisão.

Como criar um plano de marketing?

Agora que você já sabe exatamente para o que serve e que benefícios adicionais um plano de marketing pode trazer para a sua empresa, com certeza, deve estar querendo começar o seu logo. Então, para te ajudar, vamos separar algumas coisas que você precisa incluir na sua estratégia:

  1. Faça a análise do mercado;
  2. Saiba quem é o seu público-alvo;
  3. Detalhe muito bem a sua persona;
  4. Entenda como funciona a jornada de compra da sua persona;
  5. Liste os seus principais concorrentes e os conheça muito bem;
  6. Escolha os canais que serão usados;
  7. Deixe o seu objetivo de marketing bem claro;
  8. Estabeleça objetivos menores de acordo com cada ação;
  9. Separe qual é a verba que você tem para marketing em geral e qual é a verba destinada a anúncios;
  10. Antes de colocar a mão na massa, entenda o que você pode fazer com essa verba e sempre procure otimizar para o melhor resultado;
  11. Desenhe muito bem o seu funil de vendas;
  12. Entenda qual é a taxa de conversão que você precisa alcançar;
  13. Monte um cronograma geral de ações, além de contar com um elaborado para cada uma delas;
  14. Analise e monitore os resultados;
  15. Saiba quando insistir e quando é necessário mudar de estratégia;
  16. Lembre-se de incluir ações de branding;
  17. Gaste um tempo analisando se marketing de conteúdo e inbound marketing vale a pena para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de planejar uma estratégia de marketing é hora de começar!

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