Entenda o que é o ticket médio e porque ele é um indicador importante
13 agosto, 2020Você sabe qual é o ticket médio das vendas do seu negócio?
O ticket médio é o valor médio das vendas de um determinado período. Ele funciona como um indicador de quanto seus consumidores estão gastando por compra.
Se você estiver se perguntando o que isso significa e o por qual motivo você deveria olhar para o valor médio das vendas da sua empresa, então acompanhe este post! Pois além de aprender a calculá-lo, você também vai entender como analisá-lo da melhor forma.
O que é o ticket médio e como calculá-lo?
Para começar, vamos entender exatamente o que é o ticket médio. Este termo é utilizado para se referir ao valor médio das vendas de um período. Assim, ele funciona como um indicador de desempenho, pois ele mostra quanto a equipe comercial consegue fechar negócios mais vantajosos para a empresa.
Se você pensou que é difícil encontrar essa média, então está enganado. É bem simples. Primeiro, você vai escolher o período de tempo que você quer medir, pode ser semanal, mensal, quinzenal, como você preferir. Depois, identifique o número de vendas feito nesse período e o faturamento total delas. Agora que você já tem os números, vai aplicá-los na fórmula abaixo:
Ticket Médio = Faturamento do período / Quantidade de vendas do período.
Bem simples, certo?
Vamos aplicar na prática para ficar mais fácil? Suponha que em um período de uma semana, sua empresa tenha feito 10 vendas, com o valor total de 10.000 reais. Assim, aplicamos na fórmula:
Ticket Médio = 10.000/10
Ticket Médio = 1.000
Assim, o ticket médio do período citado acima foi de R$1.000.
Como analisar o ticket médio?
Agora que você já sabe como encontrar esse valor, é hora de saber como analisá-lo.
Vamos supor que a sua empresa tenha 3 faixas de preços que são praticados:
Faixa 1 – R$500
Faixa 2 – R$1.000
Faixa 3 – R$1.500
Sabendo que o ticket médio da empresa no valor calculado no exemplo acima foi de R$1.000, você já consegue entender que o seu time de vendas conseguiu manter a maior parte das suas vendas nas faixas de vendas maiores. Isso pode te levar até mesmo a um estudo para entender a necessidade da faixa 1 e se ela pode ser aumentada.
Além disso, existe uma variedade de insights que você pode tirar desse indicador. Montamos uma listinha abaixo para você se inspirar:
- Diante desse cenário, seria o momento de mexer no time de vendas? Seja para contratações ou até mesmo ajuste de pessoal?
- Seria o momento de realizar uma capacitação para o time de vendas?
- O processo de vendas está otimizado ou ele precisa de melhorias?
- Como estão os modelos e os processos do dia a dia do seu comercial?
- Será que é necessário pensar em implementar uma nova política de preços? Seria a hora de uma promoção?
Qual é a importância deste indicador?
O ticket médio é visto como um indicador fundamental para que você consiga entender o seu negócio e projetar seu crescimento.
Quando o ticket médio do seu negócio é alto é um ótimo sinal, demonstrando antes de mais nada que o seu time de vendas está bem alinhado e performando muito bem.
Mas o que é um ticket médio alto? Para conseguir chegar nesse denominador, primeiro, é preciso entender que esse valor irá variar de acordo com o mercado em que o negócio está inserido. Por exemplo, uma loja de roupas pode ter um bom ticket médio com o valor de R$200, enquanto para uma loja de informática esse valor salta para R$2.000. Por isso, para entender como andam suas finanças, pesquise as referências do seu nicho de atuação.
Outro ponto que é super importante para que você saiba se está indo tudo bem com a área financeira da sua empresa, é saber o histórico de custos que cada venda gera. Afinal de contas não faz sentido você gastar em média mais do que recebe com uma venda, não é mesmo?
Por isso, entenda qual é seu custo de aquisição de clientes, ou cac, para que a sua margem de lucro esteja adequada para o seu negócio.
E lembre-se que para que todo o seu trabalho dê certo, você deve continuar medindo e comparando seus resultados periodicamente!
Como aumentar o ticket médio?
O ticket médio de uma empresa está diretamente relacionado ao crescimento do faturamento e também a otimização dos recursos da empresa. Assim, com o aumento deste, você também consegue melhorar seu ROI (Retorno Sobre o Investimento) e a ter resultados melhores de Marketing.
Sabendo disso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a aumentar o ticket médio do seu negócio:
Invista em bons profissionais
Os vendedores são a ponta que liga o seu produto ao consumidor final. É no diálogo com eles que o consumidor vai fechar ou declinar uma compra. Então contar com bons profissionais faz toda a diferença nesse momento.
Ofereça treinamento
É claro que profissionais bem treinados desempenham melhor o seu papel, certo? Assim uma equipe comercial bem treinada vai fazer toda a diferença no seu processo. Por isso, não poupe esforços para fazer com que seu time esteja pronto para contornar objeções, utilizar gatilhos de persuasão, manter a cadência de contatos e ainda identificar as necessidades do cliente durante uma negociação.
Invista em Marketing
Quando você tem um bom canal de marketing, especialmente utilizando marketing de conteúdo e inbound marketing, você consegue chegar nas dores de seus prospects e nutri-los até o momento em que ele está pronto para realizar a compra. Dessa forma, você consegue entregar para o seu time de vendas um lead qualificado. O que vai facilitar bastante o trabalho do seu pessoal.
Faça vendas complementares
A lógica de cross selling e de up selling fazem todo sentido quando você busca aumentar seu ticket médio. Assim, seus vendedores devem estar capacitados a oferecer serviços complementares ou até mesmo opções de up grade que sejam vantajosas para seus consumidores.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, por que não disponibilizar itens relacionados? Isso faz com que o cliente se lembre que pode precisar de outros itens para que seu objetivo seja alcançado. Combos de produtos também é uma estratégia muito utilizada e que dá bastante certo.
Fidelize seus clientes
Você sabe que manter um cliente é muito mais barato do que adquirir um cliente novo, certo? Então por que não montar um plano de fidelização e de relacionamento com seus clientes? Invista nessa prática sem medo!
Aproveite para fazer promoções e oferecer descontos
Quem não gosta de uma promoção? Ou então de descontos? Essas são palavras-chave para muitos consumidores. Então, faça um calendário anual ou até semestral no qual sua marca possa contar com esse tipo de iniciativa e você verá a diferença que isso pode fazer no seu negócio!
Ofereça frete grátis
A expressão frete grátis é quase mágica! O consumidor prefere sempre pagar o mínimo pelo frete. E especialmente quando ele é grátis, atrai muito mais.
Agora chegou a hora de colocar todas essas dicas em prática e alavancar os seus negócios! Aproveita e conta para a gente nos comentários por onde você pretende começar.