Conteúdo educacional: como atrair clientes?
9 julho, 2020Já ouviu falar em conteúdo educacional para atração de clientes?
Atrair e reter clientes é muito importante para a receita de qualquer empresa. Para ajudar nessa tarefa, o Marketing de Conteúdo propõe materiais educacionais que ajudam a levar conhecimento para as buyer personas, assim como também as aproxima da marca.
Cada vez mais, esse tipo de abordagem ganha destaque e importância, especialmente em tempos de crise global, como esta que estamos vivendo, já que as pessoas estão buscando conteúdos que façam sentido para as suas questões. E se você souber como entrar na conversa neste momento, através de videoaulas, webinars e e-books, por exemplo, esse será um grande ponto a seu favor.
Quer saber como utilizar essa estratégia no seu dia a dia? Então acompanhe este post até o final!
O que são conteúdo educacionais?
Antes de falarmos o que são os conteúdos educacionais propriamente ditos, é imprescindível destacar que esta estratégia busca principalmente oferecer uma relação de troca com o público, proporcionando aprendizado de forma gratuita. Dessa forma, a empresa ganha empatia e reconhecimento.
Vamos entender então quais são esses conteúdos? Eles podem ser blog posts, e-books, webinars ou até mesmo videoaulas. O que todos eles têm em comum é que oferecem conhecimento de forma gratuita.
Por que oferecer conteúdo educacionais?
Como você já sabe, oferecer um conteúdo educacional é uma forma de transmitir conhecimento de maneira gratuita. Mas o que isso traz de bom para a sua empresa? Graças a esta atitude, você consegue atrair um público qualificado para perto de você! E se você tiver materiais suficientes e com temas que o encantem, você ainda consegue engajá-lo!
Assim, você começa a criar um relacionamento de confiança com essas pessoas, elas passam a conhecer melhor o seu negócio e ele vai se tornando referência para ela. Claro que no primeiro momento não estamos trabalhando a venda, mas realmente a entrega de conhecimento. E quando você o faz e ganha autoridade, na hora de comprar, quem você acha que o consumidor irá escolher?
Conteúdo educacional e a crise
Nem precisamos mencionar o período de crise que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, não é mesmo? O impacto acontece em todos os setores. E muita coisa muda nesse novo cenário: a forma como compramos, o que compramos e como lidamos com o nosso dia a dia, certo?
Nesse momento, é muito importante também para as marcas se aproximarem de forma sensata e positiva dos seus consumidores. O intuito não é gerar vendas, mas relacionamento. Assim, oferecer conteúdo educacional que faça sentido para a sua persona é uma ótima forma.
4 vantagens de oferecer conteúdo educacional
Acompanhe abaixo algumas vantagens que a sua empresa pode perceber quando começa a oferecer conteúdo educacional grátis:
Educar o público
Para que o seu público-alvo se converta em consumidor, ele precisa conhecer o seu produto e saber que ele é o certo para sanar suas dores. Quando você oferece conteúdo educacional, você além de levar informações importantes, consegue educar o público que também passará a conhecer seus produtos ou serviços e especialmente a sua marca.
Criar relacionamento
Sabe aquele velho ditado que diz “quem tem amigo, tem tudo”? Se você realmente consegue criar um relacionamento com seus consumidores, então é uma boa oportunidade para estreitar esses laços, trazê-lo para perto. E mostrar que o seu negócio se importa com seus consumidores como pessoa!
Gerar leads
É claro que também dá pra gerar leads nesse processo. Oferecendo posts, infográficos e e-books, por exemplo, você consegue conquistar novos leads que futuramente podem se tornar vendas!
Fortalecer sua marca
Tornar a sua marca forte no mercado também é uma grande vantagem competitiva, certo? Então, quando você demonstra autoridade no assunto do seu campo de atuação, você consegue ganhar espaço e fortalecer sua marca na mente do público em geral, especialmente do seu público-alvo.
Utilizando conteúdo educacional no dia a dia
Se você quer aprender como empregar essa estratégia no seu dia a dia, então acompanhe a listinha que separamos a seguir:
Ofereça demonstrações gratuitas
Claro que o pilar desta estratégia são os conteúdos, certo? Por isso, ele é um grande pilar. Para começar faça um cronograma de conteúdos que podem ser disponibilizados e comece a produzir.
Utilize grupos
Você já deve ter visto que muitas pessoas utilizando grupos em aplicativos de trocas de mensagens para manter o contato, certo? Essa é uma ótima ferramenta para adotar e para mantê-los informados.
Aposte em conteúdos interativos
Sabia que os conteúdos interativos são uma ótima maneira de criar proximidade com o público-alvo? Além disso, esses conteúdos também são capazes de aumentar o engajamento.
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