Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

Como investir no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

13 maio, 2022

Com o passar dos anos, muitas coisas mudam em nossas vidas, não é mesmo? Nossos pensamentos, relacionamentos, empregos… E, falando em empregos, o mercado de trabalho também mudou ​– e continua mudando –, mais ainda com a chegada da pandemia, em 2019/2020: surgiram novos modelos e formas de contratação, e outras habilidades passaram a ser requeridas. 

Sem dúvida, a pandemia alterou bastante as relações no ambiente de trabalho, impactando diretamente na produtividade e nos resultados das empresas. O formato home office, por exemplo, tornou as funções mais individualizadas, entre outras consequências, e o contato entre os colaboradores foi bastante afetado.

Nesse contexto, um tópico importante a ser levado em conta por líderes e gestores dentro das organizações é o relacionamento interpessoal. Manter boas relações no trabalho faz com que as tarefas diárias fluam melhor, tornando o ambiente mais agradável e melhorando a produtividade da equipe. Quer saber mais sobre como investir no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Continue acompanhando este texto.

O que é o relacionamento interpessoal no trabalho?

O relacionamento interpessoal envolve interação e vínculo entre duas ou mais pessoas, em diversos contextos. No ambiente de trabalho, é uma prática que requer apoio e colaboração; afinal, quando há cooperação e harmonia, o clima organizacional fica muito melhor e as tarefas são executadas mais facilmente.

Os seres humanos são criaturas naturalmente sociáveis, que buscam se relacionar e ter interações positivas. Boas relações proporcionam boas experiências, em diferentes situações, além de atenuar as dificuldades. E isso se dá em ambos os campos: pessoal e profissional.

Autoconhecimento em primeiro lugar

Antes de saber se relacionar com o próximo, é importante entender que, para desenvolver interações positivas, deve-se, primeiramente, ter um bom relacionamento consigo mesmo. A relação com os nossos próprios sentimentos e emoções se reflete – e muito – na interação com os outros.

O autoconhecimento capacita o indivíduo a saber como reagir às ações das outras pessoas, em diferentes situações. Saber gerenciar questões pessoais – como autoestima, autocontrole e automotivação – ajudará na boa convivência, tanto no meio social como no ambiente de trabalho.

Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Para que o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho seja o mais harmonioso possível, é necessário implementar ações de acompanhamento e melhorias. Confira algumas delas:

Confiança

Confiança é a base de todo e qualquer relacionamento. Nas relações de trabalho não é diferente. Quando o colaborador confia em sua equipe e demais colegas, um vínculo poderoso se cria, e a comunicação entre todos se dá de forma eficaz. Pessoas que confiam umas nas outras são mais transparentes e honestas em seus pensamentos e ações.

Ouvir sempre o próximo

Saber escutar o que o outro tem a dizer é muito importante no relacionamento interpessoal. Ouvir a informação que está sendo transmitida com atenção e interesse em compreendê-la é uma forma de demonstrar empatia. E olhar diretamente nos olhos de quem está passando a mensagem também ajuda a captar melhor o que está sendo transmitido.

Comunicação clara e aberta

Para que as atividades fluam da melhor forma no ambiente de trabalho, é preciso fazer uso, sempre, de uma comunicação clara, aberta e objetiva. Seja através de mensagens instantâneas, e-mails, videoconferências ou pessoalmente, quanto melhor e mais eficaz a comunicação, mais ricos os relacionamentos.

Uma comunicação direta e sem ruídos incentivará os colaboradores a se sentirem mais à vontade para expor suas opiniões; para ajudar e pedir ajuda também.

Saber receber críticas e feedbacks

Outra dica para desenvolver um bom relacionamento interpessoal é saber fazer críticas e, mais ainda, saber ouvi-las. Líderes e gestores devem orientar seus colaboradores a receber de forma positiva os feedbacks, pois eles podem ajudar na produção de um trabalho mais eficiente. Aceitar críticas sem questionamentos desagradáveis demonstra uma relação positiva entre líderes e liderados.

O reconhecimento incentiva

Reconhecer o trabalho dos colaboradores gera motivação e engajamento. Funcionários que têm seu valor reconhecido se sentem mais confiantes, e isso melhora a postura deles no trabalho, individualmente, e eleva a autoestima de todo o time.

Benefícios de um bom relacionamento no trabalho

O relacionamento interpessoal no trabalho traz vários benefícios: um ambiente mais agradável, mais empatia entre as pessoas e maior aceitação em relação a mudanças. Além disso, proporciona inovação, criatividade e melhor gestão do tempo, fazendo com que os colaboradores possam buscar oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Nos últimos anos, as habilidades comportamentais dos candidatos têm sido mais valorizadas que seus conhecimentos técnicos. Uma das características essenciais de um profissional competente, atualmente, é a capacidade de trabalhar bem em equipe.

Como estabelecer um bom relacionamento interpessoal

Investir em ações que promovam o relacionamento interpessoal na organização contribui para o engajamento dos colaboradores e ajuda muito na configuração de um time coeso e equilibrado. Conheça algumas atitudes que podem fomentar uma boa relação entre as equipes de trabalho:

– Realizar pesquisas de clima organizacional para identificar, no que diz respeito às relações, os pontos fortes do time e reconhecer os que precisam melhorar;

– Ouvir mais os colaboradores para saber e entender o que deve ser ajustado;

– Estimular a comunicação interna e a escuta ativa;

– Desenvolver grupos e incentivar o trabalho em equipe; e

– Inserir uma cultura de feedback no time.

Os desafios para criar boas relações interpessoais no trabalho

Criar um bom relacionamento entre os colaboradores não é tarefa fácil. São opiniões, comportamentos e conhecimentos bastante diversos e é natural que surjam alguns conflitos. Mas esses desafios – como a dificuldade de comunicação, a falta de afinidade entre as pessoas e uma inteligência emocional não desenvolvida, por exemplo – podem ser superados com a ajuda dos líderes e RHs das empresas.

Divergências sempre surgem, em todo lugar. O importante é que os gestores saibam como reagir e lidar com elas. Uma boa convivência diária entre os colaboradores garante o bem-estar de todos e o sucesso do trabalho em equipe, estruturando um lugar agradável e prazeroso para se trabalhar.

Agora que você já sabe qual a importância de criar um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, que tal colocar nossas dicas em prática? Precisa de ajuda? Conte conosco: é só entrar em contato.


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora