Como expandir seu negócio do offline para o online
22 outubro, 2020Várias empresas já perceberam o potencial de crescimento que elas ganham quando adotam uma estratégia que envolve o ambiente online. As mídias digitais se tornam cada vez mais presentes na vida dos consumidores e a necessidade dos negócios se adaptarem se torna urgente.
Já pensou em expandir seu negócio do offline para o online e não sabe por onde começar? Neste post, vamos explicar os principais pontos de atenção durante essa transição. Confira!
Por que é importante ter presença online?
Como já dissemos, o online está cada vez mais presente na vida das pessoas e as possibilidades são inúmeras: podemos fazer compras em lojas do outro lado do mundo com apenas um clique, temos acesso a serviços utilizando unicamente ferramentas online, conseguimos nos comunicar a qualquer momento com praticamente qualquer pessoa.
Imagine, então, que um potencial cliente ouve falar do seu negócio, tente encontrar você nas mídias sociais para entrar em contato e contratar seus serviços ou comprar seus produtos. É bem pouco provável que ele conclua a compra caso não encontre nenhum tipo de presença no online e, eventualmente, opte por comprar no seu concorrente.
Sendo assim, a presença online pode ser um grande aliado nas vendas do seu negócio. Além disso, estar presente no ambiente digital também ajuda a gerar reconhecimento de marca para quem busca seus produtos e serviços.
Como fazer um planejamento estratégico para expandir seu negócio para o online
Antes de realizar qualquer ação, é importante que você crie um planejamento estratégico detalhado para ampliar seu negócio para o ambiente digital.
Afinal, existem diversas variáveis que você precisa levar em consideração para entender qual a melhor maneira de levar seu negócio do offline para o online de maneira natural e sem prejuízos para a sua empresa.
Por isso, detalhamos alguns pontos que você precisa levar em consideração no seu planejamento estratégico. Vamos lá?
Entenda como seu negócio pode agir no mundo online
Cada negócio vai ter particularidades a respeito de como ele pode agir no mundo online e isso vai depender muito dos seus objetivos.
Por isso, é importante definir imediatamente quais são eles ao adentrar no ambiente digital. Você quer vender mais? Melhorar o branding da sua marca? Aumentar o ROI? Entenda e defina exatamente os seus objetivos e guie todas as ações tomadas por cada um deles.
Tenha um site próprio e um e-commerce
Por que ter um site próprio é tão importante para o seu negócio? Bom, imagine que você invista exclusivamente em redes sociais, por exemplo, para poder exibir sua marca e falar mais sobre ela nas redes. O que vai acontecer se, um dia, o Facebook, o Instagram e outras redes simplesmente deixarem de existir?
Para evitar que você perca toda a sua base de seguidores e pessoas que acompanham a sua marca, é fundamental contar com um site próprio. Assim, mesmo que, por qualquer motivo, redes sociais deixem de existir, o público ainda tem maneiras de ter contato com você.
Além disso, ter um espaço próprio na internet, seja um site ou um e-commerce, é a melhor maneira de colocar seus produtos e serviços de maneira acessível para serem contratados.
Faça uma boa pesquisa sobre seu público-alvo
Outro ponto fundamental para quem quer expandir os negócios do offline para o online é fazer uma boa análise do público-alvo da sua marca. Em quais redes sociais ele está presente? Como ele se comporta? Como ele compra online?
Assim, você não se arrisca a investir em redes que não tem nada a ver com quem você quer atingir e entende exatamente como você deve se comunicar com essas pessoas na internet.
Invista na produção de conteúdo
Seja para as redes sociais ou para o seu site ou blog, é importante investir em conteúdos bem produzidos e focados em SEO. Seu público-alvo quer saber que você tem autoridade nos assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.
Além disso, com a produção de conteúdo, você pode ranquear no Google nas buscas de vários usuários que estão procurando as soluções oferecidas pelo seu produto ou serviço.
A produção de conteúdo ainda é uma forma de reduzir a necessidade de investir em tanta mídia paga, já que o ranqueamento orgânico ajuda a levar bons volumes de usuários para o seu site, que podem se tornar vendas sem que você precise investir em anúncios.
Esteja presente nas redes sociais
Como já dissemos, é importante entender em quais redes sociais seu público-alvo está, para que você também esteja presente nessas redes. É através dela que você vai interagir e produzir conteúdos para que o público conheça melhor sua marca e, eventualmente, torne-se um cliente.
Além disso, só em 2018, as redes sociais foram responsáveis por 21% das vendas de ecommerces no país. Não dá para deixar passar uma oportunidade de garantir mais faturamento, não é?
E aí? Conseguiu pensar em como dar os primeiros passos para traçar um bom planejamento e iniciar a expansão do seu negócio do offline para o online? Apesar do quanto pode ser trabalhoso, o digital é um caminho sem volta: é para lá que seus concorrentes estão migrando, garantindo aumento no faturamento e conquistando mais clientes.
Precisa de ajuda para organizar o planejamento da sua empresa? Aqui, na VX Comunicação, contamos com um time de especialistas que guiam seu negócio em cada novo passo. Fale com a gente!