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Marketing

Como escolher a representação da sua marca?

20 setembro, 2019

Se você está pensando em começar um novo negócio, então você precisa se planejar a respeito de como sua marca será representada. Isto é, pensar em um nome, um logo e em toda a sua conceituação visual.

Como você já deve ter percebido, existe uma variedade enorme de tipos de logos e termos que definem cada um deles. Por isso, criamos esse post! Se você quer tirar todas as suas dúvidas quanto às nomenclaturas e conceitos que muitas vezes são confusos, você está no lugar certo!

Para começar: logomarca não existe!

Você já pode ter lido ou ouvido alguém falar, mas o termo logomarca é considerado errado.

Se nos aprofundarmos minimamente na origem da palavra, veremos que se trata de um caso de redundância. Logo vem do grego “logos” e quer dizer, entre outras coisas, conceito ou significado. Marca vem do germânico “marka” e tem o mesmo significado de logo, ou seja, conceito ou significado.

Ou seja, se pensarmos no significado de logomarca, chegaríamos a algo como significado do significado. Agora ficou claro o porquê dessa palavra ser considerada errada, né?

Logotipo

Logotipo é a representação visual de um conceito. Ele é o primeiro ponto de contato visual, racional e emocional que os clientes têm com a sua marca, ou seja, ele é usado para identificar e qualificar a marca.

O logo, forma resumida de logotipo, é parte fundamental da identidade visual de uma marca, e normalmente recebe uma atenção maior dentro da área de marketing e design. Isso acontece já que é um dos elementos mais reconhecíveis pelos consumidores quando eles lembram de uma oferta ou nome da marca, além de funcionar como assinatura e elemento de design.

Agora que esse conceito já ficou claro, vamos conhecer os diferentes tipos de logos que existem no mercado:

Imagotipo

O imagotipo é a combinação de um nome com uma imagem. São um dos formatos mais utilizados do mundo devido a sua versatilidade, pois podem ser utilizados separadamente, ou seja, só o lettering ou só a imagem. Desta forma, esse tipo carrega duas fontes de reconhecimento de marca. Exemplos desse tipo são: Lacoste, Adidas, Dove.

Isologo

É quando o nome da empresa é inserido dentro de um ícone gráfico. Diferente do imagotipo que os elementos podem ser usados separadamente, no isologo, todos os elementos estão integrados em uma única imagem. Como exemplo temos: a Ford, Nivea, Burger King, Lego e muitos outros.

Isotipo

Essa classe utiliza apenas imagens como representações de uma marca. Será essa imagem a responsável por sintetizar os valores, caráter, princípios e personalidade da marca. Dentro dessa categoria, existem algumas nomenclaturas diferentes:

Monograma

Trata-se da sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras que podem ou não apresentar outros elementos gráficos para criação de um símbolo. LG, Louis Vuitton e Gucci são exemplos desse tipo.

Anagrama

É a união de palavras no intuito de formar uma logo, como exemplo temos a empresa americana FedEx, que é a união de Federal Express.

Sigla

Muito usado por empresas com nomes grandes ou difíceis de serem memorizados, esse logo é constituído pelas iniciais do nome da empresa, como por exemplo a IBM (International Business Machines), CNN (Cable News Network) ou então o curso CNA (Cultural Norte Americano).

Inicial

São logos representadas somente pela primeira letra de uma palavra, como o caso da Motorola, do McDonald’s ou da Adobe.

Firma

Usam apenas o nome da empresa como logo. Aqui, a ideia está em adotar uma fonte única e personalizada para representar a marca. Se você usar a fonte da Disney, por exemplo, para escrever outra palavra, certamente quem ler, fará a associação com a marca. 

Alguns exemplos de empresas que utilizam esse formato são: Sony, Canon, Google.

Pictograma figurativo

Esse tipo de logo costuma funcionar muito bem para empresas globais, já que para pequenos negócios pode causar uma dificuldade em o público fazer a conexão entre ícone e marca. São imagens que possuem alguma relação com o nome da marca, como por exemplo a Apple, a Shell ou Firefox. Uma dica interessante, é aplicar esse modelo em casos de empresas com nomes complicados.

Pictograma abstrato

Aqui, o logo tem um significado abstrato e diferente do pictograma figurativo, ela não será necessariamente alguma representação do nome da marca, porém, nos fará remeter a ela.

Geralmente apresentam o formato de figuras geométricas, como no caso da Renault, Pepsi, Microsoft ou Mitsubishi.


Agora que você já sabe que tipos de logotipos existem, vamos focar na criação da marca? E lembre-se, essa é uma etapa definitiva para sua empresa, então não deixe de buscar profissionais competentes que possam te ajudar nessa trajetória.

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