Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

6 estratégias de marketing digital para engajar nas redes sociais

22 setembro, 2020

Estar integrado com as mudanças do mundo, e principalmente, atualizado com aquelas que acompanham também os consumidores, são fatores que devem ser incluídos como prioridades para as empresas e marcas.

É de extrema necessidade acompanhar seu público e principalmente clientes em potencial, para dessa forma poder atender às suas necessidades, desejos, pedidos e consequentemente, manter-se estável em um mercado tão competitivo.

Não é uma tarefa simples, mas com cautela, trabalho e análise, é possível estar em constante comunicação com seu público. Atualmente, é possível estudar e mensurar o melhor método de manter-se conectado, possuir resultados eficientes, e tornar a marca relevante no mercado.

É um investimento que deve ser constante, e se possível, com métricas diárias, para atingir o melhor resultado sempre. Mas afinal, como usar o marketing digital? Como incluir as mídias sociais?

Nesse artigo, separamos 6 estratégias que te ajudarão a engajar o seu público nas suas mídias sociais. Marcas como McDonald’s, Netflix, Nestlé, Magazine Luiza, e muitas outras, aproveitaram a grande ascensão e ferramentas da tecnologia e internet para aumentar seu faturamento e desenvolver um marketing marcante na mente de seus consumidores. 

1. Gestão de comunidade

A gestão de comunidade é uma estratégia feita para criar um ambiente de conexão, e principalmente comunicação direta entre a marca e seus consumidores, servindo como uma técnica de aproximação e interação com novos públicos.

Um dos principais métodos para desenvolver essa interação é estar presente nas redes sociais, como por exemplo, Instagram, Twitter e Facebook, nos quais os conteúdos são voltados para atender as necessidades, críticas e pedidos dos clientes (ou futuros clientes).

Você sabia que cerca de 71% das pessoas que tem uma boa experiência nas redes sociais, tendem a indicar a marca para um conhecido? Esse dado nos mostra como é importante ter um perfil “amigo”, disposto a tirar dúvidas, atender pedidos, entre outros.

2. Comunicação instantânea, simples e acessível

As redes sociais são espaços que possuem um tipo de comunicação rápida e direta, no qual as pessoas que interagem, logo esperam por uma resposta.

É importante que as marcas assumam esse posicionamento de “amizade” e simplicidade para se comunicar com os usuários. Uma comunicação íntima e principalmente instantânea, ajuda a criar um ambiente confortável, confiável e desenvolve um relacionamento de favoritismo nos consumidores.

As empresas com melhores desempenhos em marketing, priorizam o atendimento de seus clientes.

3. Anúncios

Como já foi dito anteriormente, muitas redes sociais possuem ferramentas para potencializar a divulgação das marcas através de anúncios, e a opção de gerar engajamento é uma delas.

Youtube, Instagram e Facebook, por exemplo, possuem diversos tipos de objetivos para as suas campanhas. Além disso, é possível utilizar uma ampla variedade de tipos de segmentação, sendo eles focados em faixa etária, localidade, interesses e outros.

4. Invista em conteúdo

O método mais eficiente de garantir não só um seguidor da página/perfil, mas também, que o usuário permaneça einteraja com a marca, são através dos seus conteúdos.

Esses conteúdos podem variar entre os temas (sempre relacionados com o nicho da marca), podendo ser voltados para dicas, informações, curiosidades, benefícios dos produtos, posicionamento dos consumidores (uma opinião sobre a marca), conteúdos visuais, entre outros.

São os conteúdos interessantes, relevantes e em sua maioria, divertidos, que vão garantir o entretenimento dos usuários e consequentemente, interação e engajamento da marca.

5. Ferramentas e funcionalidades do Instagram

O Instagram é uma das principais redes sociais. Ele está entre as mais completas em ferramentas e possui milhões de acessos diários. Se você quer aumentar sua presença digital, é essencial possuir um perfil no Instagram, pois é através dele que os usuários irão realizar buscas pelos produtos, opiniões, e também conteúdos personalizados pela marca.

Atualmente, o Instagram disponibiliza ferramentas de vídeos (Instagram Stories e IGTV), no qual podem ser explorados diversos conteúdos visuais, desde vídeos informativos, até dicas e sugestões.

6. Design

As redes sociais são plataformas consideradas 100% visuais, no qual o investimento deve ser inteiramente em conquistar a atenção e feedback dos usuários. Visto isso, é indispensável que as marcas possuam um design de qualidade, baseado sempre no seu segmento de atuação e no público-alvo.

Um bom trabalho criativo é capaz de prender a atenção e impulsionar sensações de necessidade, desejo e vontade.

Vantagens e como aplicar o marketing digital?

As vantagens de aplicar os métodos presentes no marketing digital são muitas, incluindo:

  • ter uma presença no ambiente digital, no qual qualquer cliente ou interessado na marca, pode fazer sua pesquisa e analisar os pontos, valores, serviços e produtos da marca;
  • possuir métricas que possibilitam uma noção de resultados;
  • acompanhar a jornada de compra do consumidor (possibilitando uma publicidade voltada para cada cliente);
  • resultados duradouros com estratégias de marketing voltadas para o conteúdo.

Conclusão

Para realizar um bom trabalho de marketing digital, é necessária uma análise mercadológica, saber os principais dados dos consumidores e público-alvo, para posteriormente definir uma persona. Com essas informações em mãos, ainda é preciso entender onde se fazer presente no ambiente online, testar o melhor horário para sua comunicação, publicar bons conteúdos e monitorar sempre os resultados.Guest post criado por Rafael Rodrigues, criador de conteúdo no portal TrendsZone.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?