Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Outbound vs Inbound marketing: saiba diferenciá-los

21 março, 2019

Quando falamos de Marketing, temos que ter em mente os diferentes tipos de abordagens. Você sabe diferenciar o inbound marketing do outbound? Para explicar de maneira simples, nada mais é do que o novo versus o tradicional.

Agora você deve estar se perguntando em qual deles investir, né? Saiba que essa dúvida é bastante comum e que ambos podem ser extremamente eficazes se aplicados da maneira correta, basta que você entenda as necessidades da sua empresa.

Para ficar por dentro das diferenças e saber por qual optar, continue conferindo o nosso post!

O que é outbound marketing?

Se você faz parte do time que acha que essa forma de marketing tradicional está adormecida, saiba que você está muito enganado. Segundo pesquisas recentes da Hubspot, 90% dos recursos investidos em marketing ainda são direcionados para estratégias de outbound.

O objetivo desse método consiste em ir atrás do cliente ativamente, não necessariamente fazendo com que ele gere um interesse ou ligação com a sua marca. Como o foco está em alcançar o maior número de pessoas possível, esse tipo de marketing se faz presente nos meios mais tradicionais de publicidade, como rádios, canais de TV, jornais, cartazes, outdoors, eventos e até mesmo ligações de telemarketing.

Apesar da facilidade de gerar um grande alcance, a análise dos resultados ainda é um ponto de dificuldade. Por envolverem materiais e técnicas físicas, é complicado analisar os resultados já que geralmente dependem de pesquisas de percepção do público.

Umas das grandes vantagens do outbound marketing é ter um retorno mais perceptível e mais rápido, já que é possível conseguir potenciais compradores a partir do momento da prospecção e gerar um contato mais próximo durante todo o processo de venda. É por esse motivo também que normalmente as campanhas de outbound marketing possuem valores mais elevados.

O que é inbound marketing?

Também conhecido por marketing de atração, o inbound marketing tem por objetivo despertar o interesse do cliente para que ele venha até você e se interesse pelas soluções da sua empresa.

Mas como despertar esse interesse genuíno? É aqui que está o segredo! O combustível para o inbound é a produção de conteúdo. Mas, para que a estratégia dê certo, é preciso alinhar dois pontos importantes.

Primeiramente, oferecer conteúdos atrativos e de qualidade, que realmente agreguem valor aos usuários, para que eles se sintam interessados pelo que a marca tem a oferecer. Já o segundo ponto que merece ser destacado é o conhecimento a respeito do público-alvo, ou seja, entender seus interesses, suas dúvidas e dores, para ser capaz de oferecer materiais que ajudem a resolver seus problemas ou necessidades através da sua empresa.

Esse processo de conduzir os usuários ao longo de um caminho, chamamos de jornada de compras. Ela é composta de quatro etapas:

  1. Atrair: nessa etapa você precisa disponibilizar conteúdos interessantes para que os usuários passem a frequentar sua página e tornem-se visitantes.
  2. Converter: já aqui você precisa oferecer materiais exclusivos, para que os visitantes fiquem interessados a ponto de disponibilizarem seus dados, e assim, tornarem-se leads.
  3. Fechar: depois de se tornar um lead, você deve nutrir essas pessoas a fim de fazê-las identificarem o problema que têm e como você pode ajudar a resolvê-lo. Depois disso, basta passar para o time de vendas e trabalhar bem a abordagem para torná-lo um cliente.
  4. Encantar: engana-se quem pensa que o fechamento é a última etapa do processo. Após a compra, é preciso solidificar um relacionamento, a fim de torná-lo um fã fiel à marca.

Agora que você já entendeu a dinâmica do inbound, fique por dentro de como atrair os usuários até sua página:

  • Técnicas de SEO: com essa ferramenta, você será capaz de deixar seu site no topo das pesquisas dos sites de buscas, criando maior visibilidade e tráfego para sua empresa.
  • Redes sociais: são o melhor caminho para se manter próximo ao cliente e criar engajamento. Além do mais, é um ótimo fornecedor de insights e termômetro dos clientes.
  • Landing Pages: são a ponte perfeita para levar o visitante a um bom conteúdo e transformá-lo em lead. Aqui você deve abusar na criatividade! Vale oferecer e-books, infográficos, pesquisas, workshops, webinars, planilhas, templates e muitos outros.
  • E-mail marketing: esse é um dos melhores canais de nutrição. Com ele é possível estimular seu lead com diversos conteúdos que fazem parte da solução do seu problema, até direcioná-lo para o setor de vendas. Aqui vale oferecer descontos, diagnósticos e outros estímulos que ajudem ao fechamento.
  • Blog: uma ótima maneira de se tornar referência no universo da sua empresa. Através do blog as pessoas passam a perceber o quanto você domina de um assunto, aumentando a segurança e credibilidade para avançar no caminho da jornada de compras.

Quais as principais diferenças?

Depois de tantas informações, é natural que você fique bastante confuso. Por isso, criamos uma pequena lista das características de cada um desses métodos. Confira!

Como aplicá-los?

Pelo que você pode notar, é bem comum que uma empresa adote as duas metodologias já que uma não anula a outra, logo, elas podem se tornar complementares.

Apesar de grande parte dos recursos de marketing ainda serem direcionados para ações outbound, o inbound vem ganhando cada vez mais seu espaço devido ao seus baixos custos e boas ações de relacionamento com o cliente. Porém, não podemos negar os benefícios do outbound, principalmente se considerarmos resultados a curto prazo.

O ideal é fazer um mix das duas estratégias, uma vez que ambas trabalham com vertentes completamente opostas. Combinando o que há de melhor em cada uma delas, é possível gerar resultados impressionantes.

O que vai te direcionar a saber o quanto investir em cada um será um conjunto de elementos que vão desde seus objetivos ao perfil da sua persona e funcionamento da sua jornada de compras.

Agora que você já está por dentro das diferenças e da importância de cada uma das metodologias de inbound e outbound, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber periodicamente as novidades do mundo do marketing direto na sua caixa de entrada!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora