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Marketing

O uso dos emojis nas estratégias de marketing

17 julho, 2019

Que os emojis dominaram o mundo não é nenhuma novidade, mas você sabia que eles ganharam até uma data comemorativa? Hoje, dia 17 de julho é comemorado o Dia Mundial do Emoji, aquelas carinhas amarelas que se tornaram os queridinhos da internet e passaram a estar presentes também em filmes, propagandas e até mesmo objetos de decoração.

Engana-se quem limita-se a achar que os emojis são somente as tradicionais carinhas amarelas, hoje a variedade é tão grande, que já existem animais, flores, objetos, comidas e esse catálogo não para de crescer.

Essa maneira de se comunicar através de emojis faz parte do nosso cotidiano e já é considerada uma nova linguagem. Inclusive o dicionário Oxford, conhecido por eleger todo ano a palavra com maior significância cultural, elegeu o emoji de “rosto com lágrimas de alegria” como a palavra do ano de 2015. Segundo a universidade, é a primeira vez que a palavra do ano não é uma palavra, e sim uma imagem pictográfica que simboliza uma palavra ou frase.

Diante de tanto sucesso, por que não aproveitar essa ferramenta para gerar empatia e engajamento? Quer saber como? Basta conferir o nosso post!

Por que os emojis fazem tanto sucesso?

O sucesso dos emojis se deve ao fato que, ao usá-los, você criar uma relação de aproximação e intimidade. Além de serem de fácil entendimento, eles tornam as mensagens mais humanas e geram empatia. 

Para ficar mais claro, separamos alguns dados disponibilizados pela Quinlety sobre uma pesquisa de utilização de emojis nas redes:

  • 92% das pessoas que navegam na internet usam emojis;
  • Utilizar emojis aumenta o engajamento de postagens no Twitter em 25,4%;
  • O número de likes no Facebook aumenta em 57% com a utilização de emojis, os comentários e os compartilhamentos em 33%;
  • 56% dos perfis no Instagram utilizam emojis em sua descrição;
  • Uma publicação no Instagram tem cerca de 17% mais engajamento quando usa emojis.

Quando usar emojis?

Diante de tanta popularidade, é claro que que as equipes de marketing perceberam o potencial de explorar esse recurso, pois com uso de emojis podemos tornar as informações mais marcantes e descontraídas.

Com tantos benefícios, é importante conter a empolgação para não cometer gafes usando emojis em situações inapropriadas. Quando se tratar de reclamações, críticas ou temas mais sérios, por exemplo, esqueça essa ferramenta.

Antes de sair espalhando emojis por todos os lados, também é preciso conhecer bem o seu público. Imagine que você comercialize algum produto ou serviço para uma segmentação classe A, será que cabe a esse tipo de público o uso descontraído de emojis? Fique atento para não queimar a imagem da sua empresa.

Ações que utilizaram emojis

Agora que você já entendeu a importância dos emojis e quando deve utilizá-los, que tal conhecer alguns dos casos que fizeram sucesso pelo mundo?

Lançamento do filme Deadpool

A ação realizada para o lançamento do filme Deadpool é um grande exemplo de êxito no uso de emojis.

Eles criaram banners que utilizavam os emojis de caveira para simbolizar a morte, que em inglês é traduzido para dead; o cocô, que em inglês é poo e a letra L. A junção de todos os elementos criava a palavra Deadpool, nome do filme. Quem conhece o herói sabe que a campanha apresentou o mesmo perfil do personagem principal, ser brincalhão e irreverente.

Itaú

O Itaú fez uma campanha utilizando emojis com o intuito reforçar e consolidar sua imagem digital e aproximar a rotina do cliente ao banco.

A campanha começou com apenas três anúncios em vídeo, mas o sucesso foi tanto que ultrapassou 15 vídeos e foi direcionada até para as mídias offline, através de banners e outdoors. Quer conferir um dos vídeos? Clique aqui!

Domino’s

Outro caso de sucesso vem da empresa americana Domino’s Pizza, que convidou o público a pedir pizza usando o emoji de fatia de pizza. Como resultado, a empresa obteve quatro vezes mais pedidos do que quando usava o sistema habitual da frase “easy order”.

Além de acelerar o processo de compra, eles conseguiram associar o emoji de pizza a marca deles.

Essas foram algumas das grandes campanhas criadas pelo marketing digital. É claro que você pode começar de maneiras mais simples, adicionando emojis nos seus posts de redes sociais ou nos assuntos de suas newsletters

Para você que deseja incluir emojis em seus materiais, os sites abaixo podem ser úteis:

  • O Emoji chart (Unicode) serve para descobrir se o emoji que você escolheu aparece em todos os sistemas operacionais;
  • E com WebMoji você pode copiar rapidamente os emojis para sua área de transferência.

Diante de tantas ideias e informações, chegou a sua vez de aplicar essa linguagem nas interações e campanhas do seu negócio! 

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