Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Monitoramento de marca: conheça as vantagens dessa prática

23 maio, 2019

Com a evolução da internet e principalmente com as redes sociais, as pegadas digitais passaram a ficar cada vez mais evidentes. Você sabia que elas podem dizer muita coisa sobre a sua marca, seu produto ou seu serviço? Mesmo que o comentário não seja na sua página, pode ser que estejam falando do seu negócio por aí.

Por isso, é importante estar atento ao que as pessoas estão falando nas redes sociais. Isso pode te ajudar em vários momentos, tanto a traçar melhores estratégias para o seu planejamento ou até mesmo ajudá-lo a identificar uma possível crise chegando e, assim, poder agir rapidamente.

Na internet, tudo adquire uma proporção que muitas vezes é impossível de medir. Um simples vídeo pode se transformar em um viral, uma notícia falsa pode se espalhar rapidamente, assim como coisas boas também podem acontecer na mesma proporção e rapidez.

Assim, fazer o monitoramento da sua marca online pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Quer entender melhor quais são as vantagens dessa aplicação? Acompanhe este post.

monitoramento de marca

O que é monitoramento de marca?

O monitoramento ajuda a capturar informações sobre o que estão dizendo da sua marca. Quando isso é feito nas redes sociais, estamos monitorando o que as pessoas falam sobre o seu negócio. Além disso, também podemos acompanhar quem fala, o que fala, o que conhece, qual é a linguagem, em que meios esses comentários estão presentes e como surge a conversa.

Assim, o próprio monitoramento ajuda a entender se o que você está fazendo no seu planejamento de marketing está dando o resultado esperado. Com ele, podemos levantar respostas que ajudem na tomada de decisão sobre seguir ou não com determinada campanha, por exemplo.

Mas existe diferença entre análise, monitoramento e gerenciamento de marca?

Muitas pessoas pensam que análise, monitoramento e gerenciamento de redes sociais são exatamente a mesma coisa, mas não é isso!

Vamos entender quais são as diferenças?

Análise de redes sociais

A análise é uma forma profunda de se entender o que está acontecendo com o intuito de fornecer insumos para tomadas de decisão. Através da análise de dados fornecidos pelas plataformas é possível entender como está a saúde da marca online e vários outros pontos, de acordo com as informações coletadas.

Assim, é possível entender qual é a melhor comunicação a ser empregada, da mesma forma, o conteúdo mais adequado, os canais certos e como falar com o público. Através da análise das redes sociais, é possível desenvolver um planejamento mais consistente e que faça real diferença para o target da marca.

Ou seja, a análise ajuda a própria marca a encontrar um melhor direcionamento para o seu próprio posicionamento, especialmente nas redes sociais.

Monitoramento de redes sociais

Já o monitoramento da marca pode ser definido mais ou menos como uma leitura passiva das atividades que a sua marca realiza online. É claro que através de ferramentas específicas de monitoramento,e da sua equipe que vai atrás das informações para capturá-las. Ele ajuda a medir quantos likes você recebeu, em qual plataforma, qual conteúdo e até mesmo quais horários as pessoas mais interagem com a sua página.

Com o monitoramento, é possível começar a desenhar como a sua marca é percebida na internet, ao colher os comentários feitos no seu blog,  e das interações nas redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook ou LinkedIn.

Gerenciamento de redes sociais

O grande motor que faz o gerenciamento é o planejamento. Ele se utiliza as informações coletadas pela análise e também pelo monitoramento a fim de planejar suas ações.

Assim, o gerenciamento é capaz de aplicar as informações para melhor administrar as redes sociais, bem como na geração de pautas, conteúdos e até mesmo campanhas. Ou seja, é nessa etapa que você vai, de fato, colocar a mão na massa para produzir material que cause identificação com o seu público-alvo, além de, é claro, se comunicar com ele.

Cada etapa é importante

Conseguiu ver como existem três formas de trabalho diferentes e bem definidas em relação às redes sociais?

O gerenciamento é a que ganha grande destaque, porém não consegue caminhar sem o suporte das outras duas.

Algumas pessoas, entretanto, ainda ficam com dúvidas sobre natureza da análise e do monitoramento. Em linhas gerais, a análise será mais profunda, buscando pontos de valor e qualitativos, por exemplo, ela vai entender se aquele comentário foi positivo, negativo ou neutro. Enquanto isso, o monitoramento ajuda avaliar o tipo de comentário e acompanhar os resultados das interações.

Por que monitorar é importante?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre análise, monitoramento e gerenciamento, é hora de entender qual é a importância dele na sua estratégia.

Com certeza, se você viu a necessidade de estar presente nas redes sociais, você já sabe o quanto elas são importante para o seu relacionamento com o cliente, a divulgação da sua marca e o seu posicionamento.

Por isso, separamos algumas vantagens do monitoramento. Acompanhe:

Entender as redes sociais

Se você quer entender o seu cliente, primeiro você precisa entender o meio em que ele vive, certo? E se esse meio é uma rede social, então, é preciso entendê-la. Saber como ela funciona, quais são as regras básicas, seus costumes, dialeto e como as pessoas se comportam nesse meio.

Assim, monitorar as redes sociais, vai te ajudar a entender como funciona esse sistema e como você deve interagir com ele.

Feedback

Entender como a sua empresa está sendo vista pelo público em geral, e especialmente pelos seus clientes e prospects, é de suma importância para a marca melhorar o seu planejamento.

O feedback das pessoas pode vir através de comentários nas redes e podem englobar tanto críticas quanto sugestões. Por isso, se a sua empresa quer crescer, é importante dar atenção a esses comentários que são feitos, em sua maioria, de forma voluntária.

Interação

Se você está nas redes sociais é porque a sua marca deseja criar um relacionamento com seus clientes. E para que haja relacionamento é preciso interação, certo?

Então, é exatamente o monitoramento que vai te ajudar a responder dúvidas, perguntas ou até mesmo agradecer elogios.

Não perca a oportunidade de investir em relacionamento!

Identificar defensores da marca

Nada melhor do que ter um fã da sua marca, não é mesmo? Essas pessoas irão sempre defender você de forma espontânea, assim como gerar conteúdo relevante para sua marca.

Por isso, identifique quem são esses “evangelizadores” e não deixe de interagir com eles. E até mesmo, dar uma atenção especial, cultivando o relacionamento.

Autoridades do mercado

Todo mercado conta com as suas autoridades e as pessoas que são destaques nele, certo?

Então, o monitoramento pode te ajudar a identificar essas pessoas e entender seus pontos de vista. Assim, você consegue identificar com quem dialogar e como.

Mais oportunidades

Além de tudo isso, o monitoramento também ajudará a identificar oportunidades que estão surgindo no mercado ou até mesmo pontos que o seu concorrente deixa a desejar e que você pode utilizar como um ponto forte seu. Ou seja, até mesmo a inteligência de mercado pode ser auxiliada pelo monitoramento.

Evitar crises

Você sabia que muitos problemas que acontecem com a sua empresa ou com a sua marca podem ser identificados mais facilmente nas redes sociais antes que eles gerem uma crise?

Por isso, contar com o monitoramento pode fazer toda a diferença, evitando que aconteçam crises, uma vez que é possível contornar o problema antes que ele ganhe grandes proporções.

Viu como o monitoramento pode trazer inúmeras vantagens para o seu dia a dia?

Aproveite para contar para a gente nos comentários se você já faz monitoramento das suas redes.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?