Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Monitoramento de marca: conheça as vantagens dessa prática

23 maio, 2019

Com a evolução da internet e principalmente com as redes sociais, as pegadas digitais passaram a ficar cada vez mais evidentes. Você sabia que elas podem dizer muita coisa sobre a sua marca, seu produto ou seu serviço? Mesmo que o comentário não seja na sua página, pode ser que estejam falando do seu negócio por aí.

Por isso, é importante estar atento ao que as pessoas estão falando nas redes sociais. Isso pode te ajudar em vários momentos, tanto a traçar melhores estratégias para o seu planejamento ou até mesmo ajudá-lo a identificar uma possível crise chegando e, assim, poder agir rapidamente.

Na internet, tudo adquire uma proporção que muitas vezes é impossível de medir. Um simples vídeo pode se transformar em um viral, uma notícia falsa pode se espalhar rapidamente, assim como coisas boas também podem acontecer na mesma proporção e rapidez.

Assim, fazer o monitoramento da sua marca online pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Quer entender melhor quais são as vantagens dessa aplicação? Acompanhe este post.

monitoramento de marca

O que é monitoramento de marca?

O monitoramento ajuda a capturar informações sobre o que estão dizendo da sua marca. Quando isso é feito nas redes sociais, estamos monitorando o que as pessoas falam sobre o seu negócio. Além disso, também podemos acompanhar quem fala, o que fala, o que conhece, qual é a linguagem, em que meios esses comentários estão presentes e como surge a conversa.

Assim, o próprio monitoramento ajuda a entender se o que você está fazendo no seu planejamento de marketing está dando o resultado esperado. Com ele, podemos levantar respostas que ajudem na tomada de decisão sobre seguir ou não com determinada campanha, por exemplo.

Mas existe diferença entre análise, monitoramento e gerenciamento de marca?

Muitas pessoas pensam que análise, monitoramento e gerenciamento de redes sociais são exatamente a mesma coisa, mas não é isso!

Vamos entender quais são as diferenças?

Análise de redes sociais

A análise é uma forma profunda de se entender o que está acontecendo com o intuito de fornecer insumos para tomadas de decisão. Através da análise de dados fornecidos pelas plataformas é possível entender como está a saúde da marca online e vários outros pontos, de acordo com as informações coletadas.

Assim, é possível entender qual é a melhor comunicação a ser empregada, da mesma forma, o conteúdo mais adequado, os canais certos e como falar com o público. Através da análise das redes sociais, é possível desenvolver um planejamento mais consistente e que faça real diferença para o target da marca.

Ou seja, a análise ajuda a própria marca a encontrar um melhor direcionamento para o seu próprio posicionamento, especialmente nas redes sociais.

Monitoramento de redes sociais

Já o monitoramento da marca pode ser definido mais ou menos como uma leitura passiva das atividades que a sua marca realiza online. É claro que através de ferramentas específicas de monitoramento,e da sua equipe que vai atrás das informações para capturá-las. Ele ajuda a medir quantos likes você recebeu, em qual plataforma, qual conteúdo e até mesmo quais horários as pessoas mais interagem com a sua página.

Com o monitoramento, é possível começar a desenhar como a sua marca é percebida na internet, ao colher os comentários feitos no seu blog,  e das interações nas redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook ou LinkedIn.

Gerenciamento de redes sociais

O grande motor que faz o gerenciamento é o planejamento. Ele se utiliza as informações coletadas pela análise e também pelo monitoramento a fim de planejar suas ações.

Assim, o gerenciamento é capaz de aplicar as informações para melhor administrar as redes sociais, bem como na geração de pautas, conteúdos e até mesmo campanhas. Ou seja, é nessa etapa que você vai, de fato, colocar a mão na massa para produzir material que cause identificação com o seu público-alvo, além de, é claro, se comunicar com ele.

Cada etapa é importante

Conseguiu ver como existem três formas de trabalho diferentes e bem definidas em relação às redes sociais?

O gerenciamento é a que ganha grande destaque, porém não consegue caminhar sem o suporte das outras duas.

Algumas pessoas, entretanto, ainda ficam com dúvidas sobre natureza da análise e do monitoramento. Em linhas gerais, a análise será mais profunda, buscando pontos de valor e qualitativos, por exemplo, ela vai entender se aquele comentário foi positivo, negativo ou neutro. Enquanto isso, o monitoramento ajuda avaliar o tipo de comentário e acompanhar os resultados das interações.

Por que monitorar é importante?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre análise, monitoramento e gerenciamento, é hora de entender qual é a importância dele na sua estratégia.

Com certeza, se você viu a necessidade de estar presente nas redes sociais, você já sabe o quanto elas são importante para o seu relacionamento com o cliente, a divulgação da sua marca e o seu posicionamento.

Por isso, separamos algumas vantagens do monitoramento. Acompanhe:

Entender as redes sociais

Se você quer entender o seu cliente, primeiro você precisa entender o meio em que ele vive, certo? E se esse meio é uma rede social, então, é preciso entendê-la. Saber como ela funciona, quais são as regras básicas, seus costumes, dialeto e como as pessoas se comportam nesse meio.

Assim, monitorar as redes sociais, vai te ajudar a entender como funciona esse sistema e como você deve interagir com ele.

Feedback

Entender como a sua empresa está sendo vista pelo público em geral, e especialmente pelos seus clientes e prospects, é de suma importância para a marca melhorar o seu planejamento.

O feedback das pessoas pode vir através de comentários nas redes e podem englobar tanto críticas quanto sugestões. Por isso, se a sua empresa quer crescer, é importante dar atenção a esses comentários que são feitos, em sua maioria, de forma voluntária.

Interação

Se você está nas redes sociais é porque a sua marca deseja criar um relacionamento com seus clientes. E para que haja relacionamento é preciso interação, certo?

Então, é exatamente o monitoramento que vai te ajudar a responder dúvidas, perguntas ou até mesmo agradecer elogios.

Não perca a oportunidade de investir em relacionamento!

Identificar defensores da marca

Nada melhor do que ter um fã da sua marca, não é mesmo? Essas pessoas irão sempre defender você de forma espontânea, assim como gerar conteúdo relevante para sua marca.

Por isso, identifique quem são esses “evangelizadores” e não deixe de interagir com eles. E até mesmo, dar uma atenção especial, cultivando o relacionamento.

Autoridades do mercado

Todo mercado conta com as suas autoridades e as pessoas que são destaques nele, certo?

Então, o monitoramento pode te ajudar a identificar essas pessoas e entender seus pontos de vista. Assim, você consegue identificar com quem dialogar e como.

Mais oportunidades

Além de tudo isso, o monitoramento também ajudará a identificar oportunidades que estão surgindo no mercado ou até mesmo pontos que o seu concorrente deixa a desejar e que você pode utilizar como um ponto forte seu. Ou seja, até mesmo a inteligência de mercado pode ser auxiliada pelo monitoramento.

Evitar crises

Você sabia que muitos problemas que acontecem com a sua empresa ou com a sua marca podem ser identificados mais facilmente nas redes sociais antes que eles gerem uma crise?

Por isso, contar com o monitoramento pode fazer toda a diferença, evitando que aconteçam crises, uma vez que é possível contornar o problema antes que ele ganhe grandes proporções.

Viu como o monitoramento pode trazer inúmeras vantagens para o seu dia a dia?

Aproveite para contar para a gente nos comentários se você já faz monitoramento das suas redes.


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora