Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Negócios

Lançamento de produto: como planejar uma estratégia de sucesso?

27 setembro, 2018

Lançar um novo produto com sucesso como nas grandes empresas é o sonho de todo gestor. É claro que a força que marcas como Google ou Apple têm é um fator de peso, mas até elas podem enfrentar problemas caso não façam um bom planejamento no lançamento de seus produtos desde o começo.

O planejamento é fundamental para que as vendas do seu produto alcancem as metas que você quer. Com este post, você vai aprender como planejar corretamente sua estratégia e ter sucesso certo no seu novo lançamento. Acompanhe!

Estude o mercado

Antes de pôr qualquer ideia em prática no lançamento do seu produto, é fundamental dar uma boa olhada no que está acontecendo no mercado, afinal de contas, você estará lançando esse produto para suprir uma determinada demanda (nova ou já existente) e precisará disputar espaço com concorrentes diretos e indiretos.

Por isso, faça um benchmarking para entender quais são os produtos similares no mercado, como você pode demonstrar o diferencial do seu lançamento, e por fim, entenda como ele pode ser recebido no mercado. Com essas informações, você vai saber exatamente como promover seu produto, estabelecer um preço e se destacar dos seus concorrentes!

Fazendo o benchmarking

É preciso entender que o benchmarking não se limita a “copiar” as estratégias e produtos dos concorrentes. O benchmarking é uma prática saudável e essencial para um lançamento de produto completo e acurado.

Com ele, é possível entender não só o que são os produtos da concorrência, mas como estão suas performances de vendas, quais seus pontos fortes e fracos e como o seu produto pode preencher lacunas de consumo que os produtos já lançados ignoram.

Assim, além de garantir que você está criando um produto novo, você garante que está suprindo necessidades que seus concorrentes podem não estar vendo e aproveitando oportunidades no mercado.

Entenda o público do seu produto

Você criou um produto que resolve uma série de problemas ou gera uma série de oportunidades para quem comprar. Mas quem são essas pessoas? Quanto elas estão dispostas a pagar? Como chegar até elas?

Na hora de lançar um novo produto, essa parte deve ser um dos grandes nortes para definir sua estratégia. Você precisa saber exatamente para quem está vendendo para saber como atingir essas pessoas e como falar com elas.

Não seria possível comunicar com sucesso o lançamento de um produto premium, por exemplo, com o uso de uma linguagem típica para produtos populares. A identidade visual, a linguagem, o preço e toda a sua estratégia precisa estar alinhada à necessidade desse público.

Analise seus concorrentes

Lançar um novo produto sem contar com uma boa análise da concorrência pode ser ruim já que você pode estar promovendo algo sem nenhum diferencial. Por isso, saiba exatamente o que já existe no mercado e procure entender o que vai distinguir seu produto dos outros.

Para isso, recomendamos sempre realizar uma análise SWOT completa, que analise os pontos fracos e fortes do seu produto e as oportunidade e problemas encontrados nos concorrentes e no mercado.

 

Defina preço

Pode parecer um dos últimos aspectos a se considerar, mas na hora de fazer o lançamento de um produto é fundamental que os preços de venda estejam definidos. E como calcular esse valor?

Leve sempre em consideração o custo de produção daquele novo produto, contabilizando todos os aspectos relacionados como insumos, mão de obra e tempo de produção. O percentual de lucro que se pretende ter por unidade vendida também precisa entrar na conta.

Além de outros valores que devem ser somados como impostos e valores que devem ser considerados, como o preço praticado pela concorrência, é muito importante analisar quais as condições financeiras do seu público-alvo. Ele está disposto a pagar o preço proposto? O preço está muito baixo e não inspira confiança no produto? Ou muito alto e inacessível?

Depois de todos os cálculos feito, vai ser possível encontrar uma margem de valores aceitável para definir o preço final do seu novo produto.

Desenvolva o produto

Depois de todo o trabalho de pesquisa feito e verificada a viabilidade de fazer o lançamento, comece a, de fato, desenvolver seu produto. Certifique-se de que os dados de custos estão corretos e entenda se o produto vai funcionar conforme o planejado.

Este é o momento de experimentar!

Utilize os dados obtidos na pesquisa

A pesquisa feita precisa ser levada em consideração na hora de colocar a mão na massa e ver seu produto final sendo produzido. Lembre-se de considerar cada um dos aspectos expostos na pesquisa e testar como seu produto se comporta ao ser produzido com todos ou menos aspectos.

Entenda o que é fundamental e o que é dispensável e faça um lançamento de produto incrível!

Realize testes

Durante a produção do seu novo produto, faça muitos testes! Experimente mudar a quantidade de insumos usadas, descubra como reduzir tempo de produção e mão de obra necessária. A cada experimento, analise com cuidado o produto final e entenda o que gerou a qualidade desejada.

Sempre tente se colocar no lugar do cliente final para compreender como ele vai perceber o produto: aparência, cores, forma de uso.

Tudo feito? Agora é hora de pensar em lançar esse produto no mercado!

Pense no pré-lançamento do seu produto

As ações realizadas antes do lançamento do seu produto podem envolver duas fases: o teaser e a divulgação do produto antes que ele esteja disponível para compras. Vamos ver como elas podem te ajudar numa estratégia:

Teaser

Já pensou em fazer um teaser antes do lançamento do seu produto? Nele, você cria ações que instigam a curiosidade das pessoas sem falar diretamente dele. Este pode ser um ótimo passo dentro da sua estratégia já que cria uma expectativa sobre seu público, especialmente se ela for feita nos formatos e lugares adequados.

Divulgação pré-lançamento

Você pode optar por não fazer um teaser e seguir direto para a divulgação pré-lançamento do seu produto. Nesse caso, você anuncia a novidade nos canais onde encontra seu público e cria a expectativa da experiência com o produto anunciado. Uma divulgação bem feita pode alavancar as vendas e fazer do lançamento um verdadeiro sucesso.

Lembramos apenas de um cuidado: nunca prometa ao seu potencial cliente algo que seu produto não pode cumprir. Criar uma expectativa que não é cumprida pode acabar sendo prejudicial para a sua marca no futuro e minando a confiança do seu cliente para compras de outros produtos.

Planeje uma estratégia multimídia

É possível fazer um bom lançamento do seu produto tanto em mídias online quanto em mídias offline. Mas como escolher uma ou outra? Ou as duas?

Você já sabe que o processo estratégico de caracterização e escolha de diferenciais do seu produto partiram de dados como o seu público e concorrência. Aqui não vai ser diferente! Utilize suas pesquisas para saber onde estão seus clientes (os antigos e potenciais), que tipo de meios mais os impactam e que tipo de linguagem é mais apropriada.

Realize novamente o benchmarking (e sempre que achar necessário, pois essa prática nunca deve ser esquecida) observando em quais meios seus concorrentes têm se divulgado e faça uma análise para entender onde eles têm performado melhor. E, claro, nunca deixe de lado suas pesquisas de mercado! Confiando nelas, você pode encontrar um meio ainda inexplorado para falar do seu produto e ganhar ainda mais com isso!

Em todo o caso, é muito interessante investir em uma estratégia que inclua os dois meios, sempre equilibrando entre online e offline de acordo com os dados que você tem. Por exemplo, um produto voltado para o mundo jovem precisa de uma forte presença no meio digital enquanto que um produto feito para um público mais velho pode não se beneficiar com esse foco, precisando de mais força no offline.

O uso dos dois meios requer um alinhamento das estratégias para que a campanha seja entendida em sua totalidade, respeitando sempre as diferenças entre as duas.

Faça o lançamento de produto

Com toda a sua estratégia alinhada e todos os detalhes importantes decididos, é hora de finalmente realizar o lançamento do seu produto.

Aproveite bastante o momento do lançamento para ressaltar o quanto o seu produto vai fazer a diferença na vida das pessoas, resolvendo um problema ou gerando uma oportunidade para elas. Por isso, deixe de lado a ideia de falar apenas dos aspectos técnicos e funcionalidades e concentre-se na utilidade.

Mantenha o trabalho da divulgação do seu produto iniciado antes do lançamento, não se esquecendo de sempre estar nos meios que seu potencial cliente vai estar.

Aproveite também para divulgar sua marca além do novo produto! Caso ele seja voltado para um público que não era atendido antes, vale a pena usar o momento para apresentar tudo o que você pode fazer por ele.

Analise os resultados

Depois do lançamento do seu produto, é hora de recolher dados e começar a analisar o que funcionou ou não. Usar os meios digitais é interessante justamente porque você pode aplicar outras estratégias de comunicação imediatamente, caso algo não esteja dando certo.

Os dados do lançamento podem ainda ser ótimas fontes para a criação de novas campanhas no futuro e também para buscar melhorias nos seu produto. Por isso, esteja sempre atento aos feedbacks de clientes.

Use as mídias sociais para obter feedback

Muitas marcas ainda se sentem acuadas com críticas de clientes realizadas através das redes sociais e não sabem lidar com o comportamento do público na internet. Mas as marcas que não aderem ao meio digital acabam ficando para trás e deixam de obter informações preciosas sobre seus produtos e serviços.

Por isso, marque sua presença nas mídias sociais e fique de olho para garantir melhorias no seu novo produto e, quem sabe, recolher dados que te ajudem a lançar vários novos produtos no futuro!

Pensar uma estratégia para o lançamento de novos produtos não é uma tarefa fácil e consome tempo e um planejamento cuidadoso para o sucesso. É ainda melhor quando é possível aliar ações criativas que encantam o seu público, conquistando e fidelizando novos clientes.

Precisando de ajuda para planejar sua estratégia? Entre em contato com a gente e tenha os melhores insights para lançar o seu produto com sucesso!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?