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Tecnologia

Experiência do usuário no site: o que influencia o tempo de permanência na página?

1 junho, 2018

Você já se deparou com um site que demorava para carregar, era cheio de pop-ups irritantes e tinha mais anúncios do que conteúdo? Provavelmente, ele perdeu uma boa parte do seu público-alvo por causa disso, afinal, esses elementos diminuem o tempo de permanência na página.

Para evitar que essa situação ocorra em seu site, é fundamental investir em fatores que influenciam a boa experiência do usuário (UX) desde a sua construção. Quer saber quais são esses elementos e como eles tornam as suas páginas irresistíveis? Continue lendo e descubra!

Experiência do usuário para site

O que é UX Design?

User Experience (UX), ou experiência do usuário, envolve o nível de satisfação dos internautas ao navegarem por um site, aplicativo, blog ou outro meio virtual. Isso tem a ver tanto com a eficiência das páginas quanto com:

  • o grau de usabilidade;
  • a beleza da estética;
  • a qualidade do conteúdo;
  • a organização dos elementos visuais;
  • a facilidade de percorrer os fluxos de percurso (como as etapas de uma compra digital).

Quanto mais prático e intuitivo é o seu site, mais agradável é a navegação do usuário. Do mesmo modo, quanto melhor a pessoa se sente no seu espaço online, maior é o seu tempo de permanência na página.

Quais fatores afetam o tempo de permanência na página?

Compatibilidade com mobile

Segundo a PNAD Contínua TIC 2016, pesquisa feita pelo IBGE, 94,6% dos brasileiros que acessaram a Internet no quarto trimestre daquele ano usaram um celular para isso. Por outro lado, apenas 63,7% utilizaram um microcomputador. Muita gente, não é? Então, por que deixar boa parte desse público alheia ao seu site?

Isso é o que acontece quando você não investe em compatibilidade móvel, ou melhor, em um site responsivo, que se adapte a qualquer formato de tela. Afinal, quem gosta de ficar dando zoom ou invertendo a tela para conseguir achar menus, links e as informações que deseja?

Até mesmo o Google não tem boa relação com sites não compatíveis com mobile, evitando exibi-los em aparelhos móveis, nos quais não serão bem visualizados. Ruim para os internautas, pior ainda para o seu negócio.

Títulos bem escritos e bem projetados

Títulos adequados, corretamente escritos e criativos são capazes de atrair milhares de leitores. Por outro lado, quando são feitos sem o devido cuidado, fazem o oposto: espantam os internautas, mesmo que os conteúdos sejam bons.

Títulos também informam, divertem e criam expectativas — que você deve atender no texto para não estragar a experiência do usuário. Mas quando buscar inspiração para criá-los, tome cuidado com clickbaits! Eles já foram atrativos no passado, porém, as pessoas estão mais atentas hoje em dia e muitas costumam evitá-los.

Layout intuitivo

Um layout engessado e poluído é um desastre para a experiência do usuário, sendo uma das maneiras mais efetivas de mandá-lo embora. Atualmente, as pessoas têm pressa e buscam itens e informações rapidamente. Ninguém quer vagar pelas suas páginas durante vários minutos para encontrar algo que seria achado em segundos no site do concorrente.

É preciso cuidar da disposição dos links e checar de tempos em tempos se estão funcionando. Caso contrário, você poderá perder muitas oportunidades de negócios. Já pensou se as vendas de um produto estão baixas por que os links para eles estão quebrados ou levam a páginas aleatórias? Nem todos os acessos vêm do Google e muitos produtos são encontrados nos campos de busca dos sites.

CTAs convidativos

Calls To Action são ferramentas importantes para orientar e conduzir seus usuários pelo seu site até a conversão. Por isso, seja criativo e diversifique esses convites nos conteúdos e nas páginas. Senão, haverá maiores chances de os internautas chegarem, lerem seus conteúdos e simplesmente irem embora. Triste, não é?

 

Design consistente

Você já se deparou com aqueles sites que parecem ter saído do PowerPoint ou que estariam na moda… vinte anos atrás? Sim, eles ainda existem hoje em dia e estão por aí espantando os usuários pela Internet.

Portanto, não arrume qualquer tipo de design para as páginas online da sua empresa. Pelo contrário, invista em uma identidade visual consistente, moderna e limpa.

Imagens de alta qualidade e criativas

É importante planejar bem as mídias que serão usadas em seu site, especialmente as fotos. É preciso utilizar arquivos de alta qualidade, especialmente em um e-commerce ou para apresentar os produtos e serviços do seu negócio. Fotos que não expandem ou que, pior, ficam quadriculadas quando abrimos, geram uma péssima impressão com os usuários.

Além disso, tenha cuidado com imagens populares para não usar as mesmas que dezenas — se não centenas — de empresas utilizam. Graças a elas, muitos sites se tornam indistinguíveis entre si, mesmo que falem de saúde, negócios ou máquinas industriais.

Velocidade de carregamento de página

As pessoas estão muito mais impacientes hoje do que há décadas, principalmente na Internet. Então, por que irritá-las ainda mais com demoras no carregamento das páginas do seu site? Isso não é saudável para o humor delas e tampouco para a sua empresa, mesmo que o conteúdo disponibilizado seja bom.

De acordo com dados do Kissmetrics, 47% dos clientes esperam que o carregamento de uma página seja feito em 2 segundos ou, se possível, menos do que isso. Se demorar 3 segundos, 40% abandonam o site, sendo que um atraso de um segundo pode diminuir 7% das conversões. Viu só o poder destrutivo que um segundo pode ter para o seu negócio online?

Se você quer manter os usuários satisfeitos, proporcionando uma boa experiência para eles, invista em velocidade de carregamento. Isso é vital, em especial, para quem navega por um dispositivo móvel.

Detalhes de contato

Muitos usuários que gostam do conteúdo ou dos produtos e serviços de seu site podem ir embora simplesmente porque não encontram formas de contatar sua equipe para tirar dúvidas. Para evitar que esse tipo de situação ocorra, lembre-se de manter uma página de contato com todos os meios de comunicação da empresa.

Qual o papel de uma agência na criação de um site com UX adequado?

Uma agência especializada no ambiente online pode ajudar a criar um site adequado à UX, favorecendo as conversões. Ela também colabora para a divulgação criativa dos produtos e serviços nas suas páginas, além de conduzir a aplicação de:

  • testes AB;
  • mapa de calor (heatmap) — que envolve o mapa de cliques e toques, o de rolagem e o de movimentação para avaliar os pontos mais focados nas páginas;
  • questionários;
  • testes de usuários em versões iniciais do site;
  • análises de links;
  • avaliações de conteúdos;
  • verificações de distrações nas páginas etc.

Viu? Contar com uma agência especializada em ambientes virtuais pode trazer inúmeros benefícios para a sua equipe! Afinal, haverá troca de experiências e seu site poderá ser otimizado com as principais ferramentas e tendências tecnológicas do mercado. Tudo para aumentar o tempo de permanência na página da sua empresa. Legal, não é? Portanto, não deixe de considerar essa opção!

Ficou com alguma dúvida sobre como melhorar a experiência do usuário no seu ambiente online? Entre em contato com nosso time de profissionais para que possamos ajudar sua empresa!

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