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Negócios

Entenda o que é uma agência full service e quais os seus benefícios

30 agosto, 2018

Na hora de contratar uma parceira para desenvolver o marketing da sua empresa, é muito comum surgirem dúvidas: é melhor buscar diferentes agências especializadas ou uma única agência full service? Há quem prefira ter uma para cada tipo de atividade — por exemplo, uma para a criação do site, outra para a compra de mídia paga e uma terceira para gifting.

Mas além de aumentar os seus gastos, isso dificulta o gerenciamento eficiente dos serviços e, principalmente, o alinhamento da mensagem que você quer passar, tanto online quanto offline. E com certeza você não quer levar esses prejuízos para casa.

Nest post, vamos explicar o que é uma agência full service e quais são os benefícios de contratá-la. Vamos lá?

O que é uma agência full service?

Diferentemente de uma agência especializada, uma agência full service tem expertise e equipe para planejar, implementar e mensurar os resultados de campanhas on-line e off-line de forma ampla e integrada. É o que chamamos de agência 360°, ou seja, que foca em todos os aspectos de uma estratégia de marketing. Simples, não é?

Uma curiosidade: você sabia que somente 9,7% das agências do mercado são 360°? Os dados são do Panorama das Agências Digitais 2018, que envolveu 1.042 participantes, sendo que 92,3% deles declararam prestar serviços de marketing digital — um número considerável! Dentro esse grupo, 40% se consideram agência de marketing digital, 12,6%, agência de comunicação, 11,3%, agência de Inbound Marketing e 8,1%, agência de Publicidade e Propaganda.

Quais as diferenças em relação a outras agências?

A principal diferença entre uma agência full service e as demais é o portfólio de ações de marketing que ela oferece. Esse tipo de empresa atua em diferentes frentes, como divulgação, planejamento de mídia, estruturação de ações on e off-line etc. Além disso, pode integrá-las, gerindo um processo por etapas.

Por outro lado, é comum que boa parte das agências foque apenas em alguns estágios de uma campanha. Por exemplo, uma agência de Inbound Marketing é centrada, obviamente, em ações de Inbound, de modo que nem passam perto das abordagens outbound. O mesmo vale para uma agência de marketing digital, que costuma não trabalhar com divulgação física.

Quais são os benefícios de contratar uma full service?

Economia de tempo e dinheiro

Em geral, centralizar a contratação dos serviços em uma única agência é mais econômico e, em tempos de crise, isso faz muita diferença.

Também é importante saber organizar o tempo dos gestores de maneira eficiente. Isso porque é pouco produtivo fazer uma série de reuniões com profissionais de diferentes empresas para conseguir alinhar todos os trabalhos. Além de ser extremamente cansativo, há boas chances de o resultado não sair como o esperado.

Boa perspectiva de mercado

Sua empresa sempre estará sujeita a mudanças no comportamento do consumidor e aos períodos de incerteza na economia, o que pode gerar uma série de impactos negativos. Infelizmente, isso faz parte do mundo empresarial.

A agência full service tem a vantagem de conseguir absorver essas alterações no mercado para propor novos caminhos e realinhar estratégias mais rapidamente, corrigindo os desvios. Inclusive, pode fazer sua empresa até lucrar em tempos difíceis.

Isso acontece porque ela tem profissionais capacitados em diferentes áreas de atuação, que contribuem com uma gama bem ampla de soluções para os obstáculos do seu negócio. Eles têm uma visão macro, o que permite identificar ações promocionais em alta e em baixa no momento, ajudando sua empresa a adotar as melhores o tempo todo.

Melhora da produtividade

A agência full service pode atender às necessidades de marketing e comunicação em todos os pontos que pedem por esse serviço na sua empresa. Basicamente, você ganha tempo e produtividade deixando sua equipe focada no que é mais importante enquanto profissionais especializados empenham-se para entregar resultados.

É possível até dizer que a agência full service vai te ajudar a fortalecer seu negócio, já que vai manter seu time ocupado apenas com o desenvolvimento e aprimoramento de processos de marketing.

Mais coerência na comunicação

Com todas as suas demandas em uma única equipe, fica mais fácil manter a coerência na comunicação da empresa, tanto nos canais off-line quanto nos on-line. Isso gera menos retrabalho, dá agilidade para as campanhas e garante o cumprimento dos prazos — o que é uma vantagem e tanto.

 

Como escolher uma agência full service?

Peça indicações e cheque o renome da agência

Buscar uma sugestão de alguém que já trabalhou com uma marca ou empresa sempre passa mais confiança. Por isso, faça uma pesquisa rápida com os clientes das agências que está avaliando e peça indicações.

Se tiver dificuldades, dê uma conferida rápida nas redes sociais e busque algum contato que possa ajudá-lo. Uma espiada nas avaliações de cada agência em sua página no Facebook também pode ajudar.

Além disso, não se esqueça de buscar informações sobre a imagem e a reputação delas. Quanto mais informações, melhor!

Reúna-se pessoalmente com os representantes da agência

Uma conversa ao vivo, uma reunião entre equipes ou uma visita de um representante da agência pode fazer a diferença na hora de escolher a sua parceira full service. Isso porque você poderá medir a dedicação e o empenho desses colaboradores, a vontade que têm de ajudar o seu negócio e a criatividade e experiência deles. Nada como o bom e velho “tête-à-tête”.

Estude portfólios, projetos e cases de sucesso

Uma das melhores formas de validar o trabalho de uma agência é analisando o que ela já fez. Isso inclui os projetos que ela ajudou a executar e os seus cases de sucesso.

Vamos ser honestos: quando uma empresa tem muitos exemplos de êxito, a tendência é aumentar a segurança e a confiança com o seu trabalho, certo?

Portanto, não se esqueça de analisar o que ela ofereceu e como seus profissionais lidaram com os desafios de seus clientes, incluindo a maneira como alcançaram seus públicos-alvos. Numa dessas, você poderá achar ideias criativas para replicar no seu negócio!

Faça um teste

Um bom teste é a melhor forma de solucionar eventuais dúvidas com relação ao trabalho de uma agência full service. Por que não pedir uma amostra?

Para isso, é importante montar um projeto de marketing que você deseja e enviá-lo para as agências solicitando orçamentos, propostas de campanhas, prévias de planejamentos de mídias sociais, entre outros.

Se possível, vale a pena contratar algumas ou uma delas por um tempo para verificar se trabalham de acordo com o que você deseja. Com base nos resultados, vai ser mais fácil decidir se continua ou não com as parcerias.

Como uma agência full service pode ajudar você?

Uma boa agência pode ser a parceira perfeita para quem quer qualidade de atendimento e comprometimento em serviços, nos meios virtual e físico. Veja o que uma full service oferece para o sucesso do seu negócio:

Serviços on-line

Serviços off-line

  • criação de marca;
  • identidade visual;
  • folheteria;
  • campanhas;
  • anúncios Below The Line (BTL);
  • ação promocional;
  • gifting;
  • editoração.

Agora que você chegou até aqui, ficou convencido dos benefícios de contratar uma agência full service? Afinal, é muito mais inteligente manter todos os seus projetos em um único lugar do que fazer ações pontuais com várias delas, não é mesmo?

Gostou de conhecer esse tipo de agência? Está a fim de descobrir mais sobre como ela funciona e quais são os serviços que oferece? Dê um pulo em nosso site!

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