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Entenda como otimizar a sua criação de identidade visual

17 janeiro, 2018

A grande preocupação que muitas empresas têm com sua identidade visual não é por acaso.

O que isso mostra? Que a primeira impressão que o consumidor tem de uma marca é fundamental para sua interação com ela. Por isso, não podemos descuidar de alguns aspectos muito importantes na hora de otimizar a identidade visual do seu negócio.

Quer entender melhor esse assunto? Então continue a leitura!

O que é uma identidade visual

Identidade visual consiste em identidade própria para você ou pra sua empresa. Ou seja, algo que a defina e a torne única, pois envolve percepção de valor e é capaz de diferenciar a empresa para que ganhe destaque para seus consumidores.

Vale lembrar que identidade visual vai muito além do logotipo e expressa, dentro do possível, os valores daquela marca e a maneira como ela quer ser vista pelo seu público.

Uma empresa que demonstra preocupação com sua identidade visual e sua comunicação transmite confiança e estabilidade a seus consumidores, além de gerar lembrança de marca.

Pense em algumas das marcas mais famosas do mundo como Apple ou Coca-Cola. Você é capaz de reconhecer elementos visuais dessas marcas de longe, certo? Dá pra entender porque é tão importante investir na sua identidade e ganhar destaque!

Como criar uma identidade visual

Veja alguns aspectos importantes para a construção de uma identidade visual.

1. Avaliar a missão da sua marca

Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar bem qual é a missão da sua marca. O que ela representa para a sociedade? Qual o principal motivo da sua existência?

Todos os elementos visuais da marca devem passar uma imagem condizente com sua missão, pois o objetivo de uma identidade visual não é apenas atrair clientes, mas também, fazer a diferença na vida deles.

2. Definir seu público

Após a descoberta de qual é a missão da sua marca, é hora de definir quem será a audiência. Se não soubermos com quem falar, muito menos saberemos o que dizer.

Informações como idade, gênero, escolaridade, poder aquisitivo, profissão e localização, entre outras, são imprescindíveis para saber qual tom de voz usar.

3. Criar conexões emocionais

Uma identidade visual bem construída é aquela capaz de suscitar maior conexão emocional com seu público. Assim, todo o design deve ser bem planejado a fim de ativar emoções positivas nas pessoas.

Geralmente, os consumidores não querem só comprar produtos e serviços. No fundo, eles desejam criar laços e conexões emocionais com as marcas que costumam se relacionar.

Os principais elementos de uma identidade visual

Para que seu público compreenda a mensagem que sua marca deseja passar, é necessário mais do que simples palavras — é preciso se preocupar com alguns elementos visuais que a representem.

Veja alguns deles:

  • Seleção das cores

Buscar entender a psicologia das cores, pois elas servem não apenas para dar destaque à identidade visual, mas também influenciar as pessoas, despertando suas emoções.

  • Escolha da tipografia

Estudar quais fontes representam melhor a personalidade da sua marca. A tipografia escolhida deve ser visualmente atraente e envolver a atenção do seu público.

  • Definição de imagens

Definir qual imagem se encaixa melhor à marca. Pense bem nas especificidades do seu negócio e no tipo de reação que deseja despertar no seu público.

  • Definição do logotipo

Cuidar para que o logotipo corresponda aos objetivos que sua marca deseja transmitir, pois, uma vez que seu público tenha contato com ele, logo vai assimilá-lo.

O logotipo é a forma mais expressiva da sua identidade visual. Por isso, quanto mais ele se aproximar da filosofia e mentalidade da sua marca, melhor.

Cuscuz Bacana — case de identidade visual

Um exemplo prático de uma identidade visual de sucesso é a marca gourmet Cuscuz Bacana, que buscou no nome e na imagem (uma baiana cuja barra da saia forma a calçada de Copacabana) unir as principais características da empresa, convergindo sua ideia na venda de cuscuz no Rio de Janeiro.

O processo de branding da Cuscuz Bacana idealizou desde a criação da marca, tipografia, paleta de cores até as embalagens. Assim, conseguiu associar missão, visão e valores da empresa à sua identidade visual.

Todo o trabalho foi feito pensando na estratégia do material de ponto de venda, no tom da comunicação, tanto no meio digital como comercial, com a criação de propostas comerciais.

Procuramos vincular a identidade visual da Cuscuz Bacana — a figura de uma baiana com um toque carioca — a uma linguagem mais descontraída e jovial. Dessa forma, a marca conseguiu manter uma ligação emocional mais forte com seu público-alvo.

A Cuscuz Bacana é apenas um dos inúmeros exemplos de empresas que conseguiram alavancar suas vendas e seus lucros com a criação de uma identidade visual bem otimizada e que segue os pré-requisitos essenciais para a conquista do público ideal.

Gostou de saber como otimizar sua identidade visual? Então deixe seu comentário para nós!

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