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Marketing

Divulgue seu evento com essas 10 dicas eficientes

3 outubro, 2019

Os eventos são ótimas estratégias para melhorar o reconhecimento da marca, consolidar um posicionamento, criar relacionamentos com os clientes e muitos outros motivos.

Para produzir um evento são necessárias muitas etapas, e entre elas, está a divulgação. Por se tratar de um dos elementos mais importantes, é preciso disponibilizar informações através de diversos canais de comunicação. Afinal, fazer com que as pessoas saibam da existência do evento, é essencial para garantir a presença delas. 

Por isso, separamos algumas dicas de como você pode divulgar seu evento e transformá-lo em um sucesso. Basta seguir acompanhando o post!

Redes sociais

As redes sociais são uns dos meios mais utilizados para divulgar eventos atualmente. Não é à toa que o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários no Facebook e o segundo, no Instagram.

Mesmo com números tão expressivos, é preciso ter cuidado na hora de escolher seu público-alvo, canais, linguagem a ser usada e tipos de interações. Mas na hora de divulgar, valem sorteios, promoções, contagens regressivas e muito mais. Se liga nas ideias que separamos:

Criação de evento no Facebook

Se você visa ampliar o alcance da sua divulgação, não deixe de apostar na criação de um evento público no Facebook. Comece convidando seus amigos e certamente eles irão convidar outros amigos, e esse amigos, convidarão outros, e com isso sua rede de alcance irá crescer cada vez mais.

Uma dica que ajuda a trazer visibilidade ao seu evento, é usar uma capa na sua fanpage que anuncie sobre o evento, ou seja, se alguém chegar na sua página por outros motivos, automaticamente irá tomar conhecido do que está por vir. Vale também fazer um post com o evento e fixá-lo no topo da fanpage

Crie hashtags

As hashtags são uma ótima forma de facilitar a busca sobre informações. Portanto, crie uma hashtag que seja a oficial do seu evento, para que todos possam acompanhar as novidades sobre ele.

Ao criar a hashtag é importante que você não use variações e incentive seu público a usá-la. Nesse momento, vale até oferecer benefícios ou brindes para aqueles que apresentarem um post com o uso da hashtag. Assim, será possível ampliar o alcance da sua divulgação.

Outro ponto importante, é interagir com aqueles que estiverem usando a hashtag. Essa prática ajuda a marca a criar um relacionamento de confiança com o público.

Poste videos

Se você quer chamar a atenção de quem está navegando pelas redes sociais, faça o uso de vídeos!

É possível apostar em diversos tipos de conteúdos: apresentar imagens do local, falar sobre os participantes e divulgar a programação, por exemplo. Caso já tenha ocorrido uma edição anterior do evento, faça vídeos com os melhores momentos e estimule a presença dos seus seguidores nesta nova edição. 

Uma dica importante: caso você tenha um canal no Youtube, não use o link do Youtube para fazer divulgação no Facebook. Faça o upload do vídeo direto na sua fanpage, pois o alcance de um vídeo postado na plataforma é bem maior do que quando compartilhamos um link externo.

Use provas sociais

Quando temos referências, ficamos muito mais confiantes em adquirir um serviço ou produto. O famoso boca a boca nunca perdeu sua importância e hoje ele ganhou novo formato: as provas sociais. Elas são comentários de pessoas a respeito das suas impressões com determinado produto ou serviço.

Se essa é a primeira edição do evento, reúna depoimentos dos participantes sobre as suas expectativas para o grande dia. Caso o evento já tenha tido outras edições, é mais fácil ainda, basta recolher as opiniões dos participantes que estiveram na última edição.

Com isso em mãos, vale a criação de um vídeo ou de imagens que destaquem esses depoimentos. Ambos devem conter o nome que quem forneceu a prova social e como uma forma de divulgar o evento, é bom que contenha um rodapé com uma contagem regressiva de quantos dias faltam para a próxima edição.

Cubra os bastidores

Se tem uma coisa que cria expectativa no público, é apresentar os bastidores! Por isso, use a abuse dos stories e apresente o que acontece por trás das cortinas. Vale desde apresentar como anda a montagem do evento até uma chamada dos participantes.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima maneira de divulgar seu evento e criar um relacionamento mais próximo do seu público. Com um pouco de planejamento, é possível traçar um calendário de envio com diferentes tipos de conteúdos, como por exemplo:

  • Save the date: um e-mail para ser enviado ao definir a data do evento. Serve para informar a sua base que reserve o dia e horário para participar do evento;
  • Comunicar a abertura das vendas e posteriormente promoções, descontos ou viradas de lote;
  • Informar sobre palestrantes e atrações que forem confirmando;
  • Apresentar provas sociais ou vídeos de outras edições;
  • Fazer lembretes na semana do evento com envio de informações importantes para o dia;
  • E por fim, um e-mail pós-evento, que tenha um agradecimento pela participação e também o compartilhamento de fotos, vídeos e números dos principais resultados do evento.

Anúncios 

Se você costuma trabalhar com redes sociais, sabe que o alcance orgânico é muito limitado! Para ir mais longe na divulgação, não descarte a ideia de trabalhar com mídias pagas.

Online

Para garantir alcance além daqueles que já são seus seguidores nas redes sociais, você deve investir em anúncios. 

Para utilizá-los, basta saber onde seu público-alvo está presente. É possível criar anúncios no Facebook focados em segmentações do seu interesse ou usar os recursos de público personalizado (baseado em listas de clientes, tráfego no site e outras opções) ou público semelhante, no qual é possível filtrar pessoas com perfil similar ao escolhido por você.

Vale também investir em anúncios no feed do Instagram ou na área de stories. Se o seu evento tiver uma pegada mais profissional, utilizar o LinkedIn pode ser uma boa.

Além desses já mencionados, dependendo do seu tipo de evento, ainda é válido o uso de Google Ads, através dos anúncios na rede de pesquisa, displays ou anúncios do Youtube.

Retargeting

Sabe quando você visita um produto e o anúncio dele fica te perseguindo por toda a web depois? Isso é retargeting, ou seja, quando um visitante entra no seu site, é identificado e posteriormente é alcançado por seus anúncios. Isso também deve ser usado por você!

Investir nessa forma de anúncio é muito interessante porque é comum que as pessoas não comprem no primeiro impulso. Elas querem processar melhor a ideia, avaliar agenda etc. Usar o retargeting é garantir que elas não vão se esquecer do evento e que constantemente vão pensar na compra.

Offline

Dependendo do segmento do seu evento, pode ser que seu público não tenha muita familiaridade com as redes sociais. Neste caso, o ideal é apostar nas mídias tradicionais, como revistas, rádios, outdoors e mobiliários urbanos. 

Essas apostas também são válidas mesmo que você já esteja trabalhando no online, pois podem potencializar sua divulgação.

Influenciadores

Você já deve ter notado a quantidade de empresas que estão fechando parcerias com pequenos e grandes influenciadores do mercado. Essa prática está super em alta e você não pode ficar de fora.

Para que essa prática alcance bons resultados é importante ter cuidado da escolha do influenciador. Procure pessoas que estejam no seu segmento de atuação e que tenham usuários engajados. Você verá que essa é uma ótima maneira de atingir uma grande parcela do seu nicho.

Mecanismos para criar urgência

Por último, mas não menos importante, não deixe de criar escassez e gerar urgência na compra. Como fazer isso? Através de mecanismos como venda em lotes, por exemplo, no qual as pessoas acabam correndo para garantir os menores preços antes que aumente. O mesmo senso pode ser criado também, através do uso de cupons promocionais ou benefícios como: quem adquirir até dia X, ganha um curso, uma entrada ou outro tipo de brinde.

Agora que você tá por dentro de 10 dicas de divulgação, por que não começar a pensar no planejamento dos seus próximos eventos?


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