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Conheça a importância das métricas para o seu planejamento

25 abril, 2019

Para ter sucesso como empreendedor, você precisa saber aonde quer chegar, não é mesmo? Por isso, sua empresa precisa contar com um planejamento eficaz e atento às suas metas a curto, médio e longo prazo. E isso com certeza já deve ser feito muito bem pela sua empresa. Mas para poder chegar lá, você vai precisar da ajudinha de uma boa equipe de marketing que elabore estratégias que te coloquem nesse caminho.

E para que essas estratégias possam ser avaliadas, é preciso monitorar e mensurar os resultados de cada ação realizada. Assim, você vai saber exatamente onde deve investir e o que não faz sentido para o seu negócio.

Mas você sabe que tipo de resultados precisa analisar para chegar a essa conclusão? Por onde começar? O que avaliar? Que profissionais precisam estar envolvidos nesse processo para torná-lo mais eficiente?

Afinal de contas, não é só analisar qualquer resultado e de qualquer maneira. Tudo requer técnicas e processos a serem seguidos. Por isso, para te ajudar nesse momento, preparamos esse post especial.

Por que é importante acompanhar as métricas?

Antes de abordar a importância de acompanhar as métricas, você sabe o que é métrica? Ela pode ser definida como tudo o que você consegue mensurar ou medir em um determinado universo.

Agora sim, vamos entender por que motivo sua empresa deve estar atenta a esse monitoramento:

Investimento

Sempre que você faz um investimento, você precisa saber para onde o dinheiro está indo e qual é o retorno que ele está dando, certo?

É aí que entram essas métricas. Através delas, você vai conseguir medir o retorno sobre o seu investimento.

Entender o que faz sentido

Sem entender e analisar os resultados de uma campanha é praticamente impossível saber se ela faz sentido para o seu negócio. Até porque uma coisa que fazia sentido anteriormente, hoje, pode deixar de fazer.

Por isso, ao analisar as métricas, é possível entender em que campanhas se deve investir mais e em quais se deve investir menos. Da mesma forma, você consegue descobrir se é vantajoso continuar com uma ação ou se é melhor encerrá-la e dar procedimento com outra ideia.

Termômetro do público

Analisando as métricas, você consegue ter um termômetro do que o seu público espera da sua marca, e você já consegue ajustar seus caminhos de forma mais ágil e prática.

Exatamente por esse motivo, é importante sempre estar acompanhando os resultados, e não deixar somente para o final da campanha. Afinal, dependendo do que for, você consegue ajustar rapidamente, seja o público, a segmentação ou até mesmo os valores de investimento, por exemplo.

Você sabe qual é a diferença entre métricas e KPI?

Como vimos acima, as métricas são as responsáveis por mensurar os resultados, mas não é só isso. Elas precisam ser claras, simples e objetivas. Assim, utilizando processos estratégicos é possível entender o comportamento dos usuários de acordo com as campanhas que você está realizando.

De acordo com os especialistas, uma boa métrica é aquela que possui as seguintes características:

  • ser pontual;
  • ter relevância;
  • ser útil;
  • e de fácil compreensão.

Já o que chamamos de KPI (Key Performance Indicator, ou em tradução livre, Indicador Chave de Performance) é utilizado para medir o desempenho de todos os processos utilizados por uma empresa para atingir seus objetivos iniciais. Portanto, funciona como indicador para saber se a empresa conseguiu chegar ao seu objetivo inicial. Assim, este é criado a partir das métricas.

Vamos a alguns exemplos simples?

Enquanto uma métrica pode ser medida através do Custo de Aquisição de Cliente (CAC), o KPI é relativo a Taxa de Conversão de Vendas.

Agora, ficou mais claro, né?

Vamos falar de métricas?

Você já sabe que para poder atingir seus resultados esperados, precisa acompanhar de perto as métricas das suas ações e de tudo o que está acontecendo em seu site ou e-commerce.

Por isso, é preciso contar com uma equipe de especialistas que entendam como interpretar cada métrica. Sabia que uma interpretação errônea pode trazer inúmeros prejuízos para sua marca e para o seu negócio? Por isso, antes de tomar qualquer ação em relação a uma mudança no planejamento, tenha certeza do que foi mensurado. E além disso, saiba exatamente qual é o seu objetivo.

Não existe nada pior para um negócio do que uma empresa que não tem foco e não sabe aonde quer chegar.

Exemplos de métricas

Quem trabalha a marca no ambiente online, muitas vezes escolhe as estratégias de marketing de conteúdo como opção. Por isso, vamos destacar alguns dos objetivos que devem sempre ser acompanhados:

  • engajamento do público;
  • retenção de clientes;
  • educação do público;
  • geração de leads.

Assim, é bom lembrar que cada objetivo tem métricas específicas para conseguir medi-lo. Se você tem um objetivo X e está acompanhando métricas que nada tem a ver com ele, vai parecer que você não está saindo do lugar, não é mesmo?

Monitore e avalie sempre

Se você acha que o seu trabalho termina assim que o lead foi convertido em cliente, você está muito enganado! Ainda está muito perto do começo. Afinal de contas, você não pensa em fidelizá-lo como cliente ou até mesmo aprender com a sua jornada de compra?

Você precisa observar as métricas o tempo inteiro para saber se o que está fazendo está surtindo o efeito esperado.

Agora que você já sabe a importância do monitoramento, que tal conhecer três métricas que você deve ficar de olho? Aproveite para fazer um planejamento que elas estejam presentes!

Mas preste bem atenção: escolha um parceiro que entenda do que ele está falando. Caso contrário, todo esse acompanhamento não fará sentido algum para a sua empresa.

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