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Como os backlinks podem te ajudar

27 junho, 2019

Se você quer apostar em estratégias de SEO para melhorar sua posição nos resultados de busca, além de desenvolver conteúdos de qualidade, você também precisa desenvolver um planejamento de link building.

Os backlinks são um dos principais fatores de ranqueamento para os mecanismos de busca.

Se você você está pensando que basta apenas colocar links que indiquem para o seu site, não é bem assim. Backlinks de baixa qualidade trazem exatamente o resultado oposto do que você espera. Links considerados ruins pelos motores de busca, ao invés de ajudar a melhorar o seu posicionamento, prejudicam sua colocação.

Mas calma! Também não é um bicho de sete cabeças conseguir um bom link building. Investir na qualidade do conteúdo que você produz já pode te ajudar a gerar backlinks consistentes de forma natural.

Entretanto esse não é todo o trabalho, é importante contar com planejamento que te auxilie nesse crescimento.

Se você quer aprender mais sobre link building e alavancar sua estratégia de SEO, aproveite todas as dicas deste post.

O que são backlinks, afinal?

Em linhas gerais, backlinks são links que são posicionados de formas estratégicas em um texto a fim de guiar quem está lendo para a página de um site ou de um blog que contenha um conteúdo relevante naquele momento. Pode ser mais conteúdo sobre aquilo de forma mais ou menos aprofundada, um assunto correlato ou algum desdobramento do mesmo.

O grande objetivo da utilização de backlinks é exatamente expandir o conhecimento do leitor, levando-o a percorrer um caminho com mais informações sobre o que ele estava pesquisando. Isso ajuda o leitor, já que consegue fácil e rapidamente entender mais sobre o assunto de forma natural e aprofundada, sem que saiba previamente tudo o que precisava pesquisar. Além disso, também ajuda o seu site, gerando tráfego de qualidade.

Para utilizar bem o link building, você precisa saber que eles podem ser internos ou até mesmo externos. Internamente, no seu site ou blog, você pode fazer um trabalho para conectar os artigos ou páginas que têm assuntos em comum, mostrando ao leitor que ele pode navegar por elas de forma simples e ir aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto. Já os links externos são referências de outros sites ou blogs para o seu domínio. É muito importante que eles sejam feitos da forma correta, ou seja, que estejam linkando assuntos que sejam correlatos, para mostrar para os motores de busca, como o Google, que o seu site realmente é relevante.

A quantidade de backlinks direcionadas para o seu site é contabilizada pelos motores de busca na hora de entregar um resultado. Assim, elas servem como um termômetro para medir tanto a popularidade quanto a importância do seu site para determinado assunto.  

Só não esqueça uma coisa importante: os backlinks precisam ser de qualidade para poder te ajudar no rankeamento.

Tipos de backlinks

Os backlinks podem ser classificados de acordo com tipos para facilitar seu emprego de forma correta. Conheça abaixo os principais:

Link Juice

Esse tipo de backlink pode contribuir de forma significativa para o rankeamento do seu blog ou seu site. Assim, pode ajudar a melhorar a autoridade do seu domínio.

Eles são compostos basicamente de links que levam o leitor de uma página para sua página inicial ou até mesmo para um artigo em específico.

Nofollow Links

A tag “nofollow” indica para os motores de busca que essa ligação não acontece totalmente com o seu site. Por exemplo, ela é bastante utilizada para indicar que os links nos comentários de um blog não devem servir de backlinks para outros sites, afinal não foi o próprio site que o colocou ali.

Dofollow Links

Já a tag “dofollow” indica exatamente o oposto do “nofollow”. Assim, ela permite que todos os links adicionados possam funcionar como verdadeiros backlinks.

Root Domains Links

Aqui é possível contar o número de backlinks que apontam para o seu site ou blog vindo apenas de um domínio único. Dessa forma, mesmo que você tenha dezenas de links vindo desse canal, poderá ser contado apenas como um.

Low Quality Links

São links de baixa qualidade. Na maioria das vezes, são provenientes de sites que contém algum tipo de spam, domínios que distribuem pornografia ou até mesmo os que vendem backlinks.

Esse tipo de links podem prejudicar seu posicionamento nos motores de busca. Por isso, fique atento.

Internal Links

O que chamamos de internal links são os links internos do seu próprio site ou blog. Eles permitem que você faça conexões entre as páginas do seu domínio, fazendo links entre assuntos relevantes e correlatos, guiando o leitor a achar o que ele precisa ou que estava procurando. Além disso, pode ajudá-lo também a aprofundar seu nível de conhecimento sobre o assunto.

Anchor Text

Também conhecido como âncora, esse tipo de link permite fazer um link dentro da própria página. Ele geralmente é utilizado para melhorar a autoridade de palavras-chave específicas dentro do seu site.

Por que os backlinks são tão importantes?

Como você já sabe, os backlinks são utilizados pelos motores de busca para medir a autoridade e a relevância de um domínio. Esse é o grande trunfo que ele traz para toda a sua estratégia.

Além disso, você sabia que quanto mais backlinks internos você gera, maior é a possibilidade de receber apontamentos vindos de outros sites? Assim, você consegue virar uma referência sobre o assunto, o que ajuda muito na sua colocação no ranking dos buscadores.

Dessa forma, seu site atrai mais visitas orgânicas, aumentando seu tráfego e consolidando a sua autoridade na internet. Esse ciclo te ajuda a cada vez mais melhorar ou manter o seu posicionamento nas buscas.

Sites com bastantes acessos orgânicos, ainda podem te ajudar a ganhar dinheiro com espaço destinado à publicidade, por exemplo, se esse for seu foco.


Mas como colocar tudo isso na prática?

Agora que você já sabe o que são backlinks e qual é a sua importância para o sucesso de uma estratégia de SEO, está na hora de entender como fazer um bom planejamento de link building na prática. 

Você sabe que é preciso conquistar backlinks de qualidade. Afinal de contas, você espera que seu trabalho dê certo e que não acabe fazendo o contrário do seu propósito.

Então, não basta apenas criar backlinks por aí. É preciso planejar para que tudo dê certo.  Vamos verificar algumas dicas importantes abaixo para você incluir no seu planejamento:

Foco no conteúdo

Quando você consegue desenvolver conteúdos interessantes e que despertem a curiosidade dos seus leitores, você consegue indicações espontaneamente. Afinal de contas, se o seu conteúdo se torna relevante e o seu site passa a ser uma autoridade no meio, então, outros sites começarão a enviar links automaticamente para o seu site. 

Assessoria

A assessoria de imprensa também pode ajudar bastante no trabalho de link building, criando relacionamento com sites e portais ou até mesmo conseguindo com que sejam publicadas notas, entre outros conteúdos. 

Cuidado com o On Page

Durante a tarefa de conseguir links para o seu site, não se esqueça que o trabalho de SEO On Page também pode auxiliar bastante.

Comentar em outros sites e blogs

Comentários também podem ser uma maneira excelente de se obter backlinks para o seu site, especialmente se você fizer comentários relevantes que atraiam audiência e visitas orgânicas. 

Uma boa dica é comentar em outros fóruns e até mesmo em blogs. 

Como já vimos, é claro que esses comentários podem estar marcados pelo site ou blog com a tag de “nofollow”, certo? Porém, mesmo assim, você consegue ganhar mais evidência no meio especializado, especialmente na forma como aborda os assuntos relacionados ao seu negócio.

Invista em guest posts

Um guest post é quando você escreve um post sobre um assunto relevante do seu negócio em um blog parceiro. Vocês podem trocar conteúdo, por exemplo, seu parceiro escreve no seu blog enquanto você escreve no dele, e assim, ambos geram backlinks. 

É importante que você tenha cuidado ao escolher seus parceiros e que eles sejam sites sérios e que estejam buscando também backlinks bons. Afinal de contas, você já sabe que backlinks fracos não servem de nada, não é mesmo?

Fóruns e grupos de discussão

Estar presente em fóruns e grupos de discussão pode ajudar bastante a gerar autoridade para o seu domínio. Pois, com comentários inteligentes e perspicazes, é possível ganhar cada vez mais autoridade. 

E se um domínio é autoridade no assunto, quem não vai querer usar links para ele?

Não esqueça as redes sociais

Algumas pessoas podem achar irrelevante a utilização das redes sociais para essa finalidade. Porém, elas não podem serem deixadas de lado assim!

É preciso contar com um perfil nas redes sociais onde o seu público-alvo está. Com isso, você consegue criar uma comunidade ao redor do seu conteúdo, que o ajude a divulgar suas novidades. 

Assim, além de divulgar tudo o que você posta nas suas redes sociais, você também deve manter um esforço para criar um relacionamento com seus seguidores e leitores, expandindo a conversa também para esse ambiente. 

Não compre links

Se você já realiza esse tipo de prática, pare agora! E se você pensou em realizá-la, esqueça essa ideia de vez!

A compra de backlinks gera links de baixa relevância, sem contar o problema de ser mau visto pelos motores de pesquisa, caso esteja associado a sites com má reputação.

Planeje seus backlinks

Com certeza, se você quer ter boas colocações nas páginas de motores de busca na internet, você vai precisar de um bom planejamento de link building. 

Como você viu, o processo de aquisição de links de qualidade não é nada fácil, porém também não é impossível de ser feito. 

Por isso, comece a pensar a longo prazo e verá o quanto vale a pena!

Não esqueça de sempre buscar relevância e boa sorte!




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