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Calendário editorial: aprenda como montar sua estratégia

16 abril, 2020

Se você quer saber o que é um calendário editorial e como montar o seu, você está no lugar certo!

Mas antes de entrarmos nesse assunto, uma questão: você sabia que a sua estratégia de marketing depende profundamente de um bom planejamento, não é mesmo? E uma parte deste depende também de montar um bom calendário editorial.

Afinal de contas, não adianta ter um blog e estar nas redes sociais, se elas não são atualizadas ou contam com uma frequência aleatória de conteúdo. Assim, seu negócio não consegue ganhar relevância.

Então, continue lendo este post e aprenda a alavancar seu negócio com a ajuda de um calendário editorial.

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um documento que traz a programação de conteúdo da sua estratégia. Assim, este cronograma conta com alguns elementos, como:

  • Data de publicação
  • Divulgação em social media
  • Divulgação em e-mail marketing
  • Palavras-chaves
  • Pautas e temas
  • Prazo de produção de conteúdo
  • Tipo de conteúdo

Por que ter um calendário editorial?

Você já sabe que o calendário editorial conta com toda a programação de conteúdos que você irá fazer, certo? 

Agora, quer analisar outros motivos para fazer o seu? Acompanhe abaixo:

Frequência das publicações

Quando você tem um calendário editorial, então você consegue planejar a frequência das suas publicações. 

Mas se você estiver se questionando qual é a importância disso, preste atenção: é exatamente por causa da frequência de postagens que você vai conseguir que a sua audiência note seu conteúdo, visite seu blog ou interaja com a sua publicação nas redes sociais. 

Alinhamento do time de marketing

Quanto mais alinhado o seu time está, maior serão as chances da sua mensagem chegar de forma adequada para o seu público final. Afinal de contas, se todos estão por dentro do que vai acontecer, então caminharão na mesma direção. 

Uma grande dificuldade nas organizações é exatamente manter esse alinhamento, seja de assunto, prazos e até mesmo de divulgação. 

Diversidade de temas

Se você tem um repositório onde pode consultar os temas e palavras-chave que você já usou, então é mais fácil você escolher outras palavras e assuntos que já não tenha abordado.

Conteúdos diversos

Disponibilizar formatos diferentes também é importante para que você consiga oferecer uma gama de conteúdos diferenciados. 

Com um calendário editorial organizado, basta consultá-lo. Até porque os formatos que podem ser escolhidos são muitos: vídeos, artigos, ebooks, webinars, cases de sucesso ou até mesmo infográficos. 

Acabar com os atrasos

A falta de planejamento pode fazer com que você chegue tarde demais num assunto. Imagina que o Natal está chegando e você só lembra de fazer o post no dia 23. Isso pode não dar certo, né?

Então, manter um calendário e prazos, ajuda muito na redução desse tipo de problema.

Mas como criar um calendário editorial?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não existe uma receita única para montar um modelo de calendário editorial eficaz. Ele deve ser construído de acordo com as necessidades de sua empresa. 

Para te ajudar a criar o seu, separamos um passo a passo que pode te ajudar muito! Acompanhe:

1. Escolha sua ferramenta preferida

Com certeza, você concorda que é sempre mais fácil construirmos um documento em uma ferramenta que nós preferimos, certo?

Então é hora de escolher o meio no qual você vai construir seu calendário. Planilhas, Google Calendar e até mesmo Plugin Editorial Calendar para WordPress são ferramentas que podem te ajudar nesse trabalho

2. Frequência de publicação

Antes de começar a preencher seu calendário, é preciso que você tenha em mente qual será a frequência de publicação. 

Esta escolha irá influenciar em todo o processo. Mas não se afobe e coloque uma frequência que você não possa cumprir. Por isso, pense com calma e estabeleça metas com as quais você pode lidar. Mas também cuidado para não colocar pouquíssimas vezes. 

3. Vamos falar de estratégia

Então chegou o momento no qual você deve preencher várias colunas, como:

  • Data de publicação
  • Horário de publicação
  • Data de entrega
  • Status
  • Autor
  • Tipo de conteúdo
  • Palavras-chave
  • Título
  • Persona
  • Resumo
  • CTA
  • URL
  • Canais de divulgação
  • E-mail marketing

4. Siga o calendário

Agora que o seu calendário está pronto, então é hora de colocar seu conteúdo em prática!

Lembre-se que ninguém faz nada sozinho e divida esse documento com seu time de marketing.

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